terça-feira, 10 de setembro de 2013

Pavê Especial de Morangos com Suspiros



Pavê inventado com base na minha mais pura gula e vontade de comer uma gordice muito boa.

Ingredientes:

Para o creme branco:
200 gramas de manteiga (temperatura ambiente)
250 gramas de açúcar refinado
2 latas de creme de leite sem soro

Para o creme de chocolate:
250 gramas de chocolate derretido (usei 50% ao leite e 50% meio amargo)
1/2 lata de leite condensado cozido na pressão por 35 minutos
1 caixinha de creme de leite

Para a montagem e decoração:
1 pacote de biscoito tipo "maizena"
2 caixinhas de morangos picados em cubos pequenos*
1/2 pacote de suspiros
1 caixinha de morangos
Calda de chocolate a gosto
50 gramas de chocolate ao leite ralado
Leite para passar os biscoitos

Modo de preparo:

Para o creme branco:
Bata bem a manteiga com o açúcar até ficar um creme claro e leve. Junte as latas de creme de leite e misture delicadamente, apenas para incorporar.

Para o creme de chocolate:
Misture o chocolate derretido com o creme de leite e o leite condensado cozido e bata na batedeira até ficar um creme homogêneo.

Para a montagem e decoração:
Numa travessa, faça uma camada de biscoitos levemente umedecidos no leite. Coloque metade do creme branco. Repita a camada de biscoitos. Coloque por cima os morangos picadinhos e cubra com o creme de chocolate. Faça outra camada de biscoitos e termine com o creme branco. Leve para gelar até a superfície firmar (pelo menos por 1 hora) e decore com os morangos inteiros, suspiros, chocolate ralado e calda de chocolate.

Dicas:
*Todo mundo tá careca de saber que morango picado solta água, né? Então, tentei usar um truque para extrair a água dos morangos picadinhos e concluí que funcionou parcialmente: pique os morangos, coloque-os numa tigela e então junte cerca de 5 colheres (sopa) de açúcar. Misture bem e deixe descansar enquanto prepara os cremes. Durante esse tempo, o morango vai começar a perder água e boa parte do líquido se vai nesse processo. Por isso eu disse que funcionou parcialmente e não totalmente. O morango continuou soltando água, porém em bem menor quantidade (ocorre um equilíbrio entre os dois sistemas e por isso parte do líquido permanece), mas já ajudou bastante. Sabendo disso, seu creme de chocolate ficará um pouco mais mole com o passar dos dias, mas não vai virar aquela piscina de antes de conhecer essa dica.
Por essa razão, recomendo que ao umedecer os biscoitos, faça isso bem rapidamente. Ou então não faça, os morangos se encarregam disso.
Para tirar o soro do creme de leite, basta deixar a lata no congelador por cerca de 40 minutos a 1 hora (depende de conhecer sua geladeira). Depois é só abrir a lata com cuidado, o soro estará todo no fundo. Escorra-o.
O creme branco desse pavê foi inspirado no creme da torta alemã que eu amo de paixão. Notaram?
A decoração era para ser somente com morangos e suspiros... mas eles acabaram, aí dei um jeitinho com chocolate rsrsrs.

Um comentário:

Eu comentaria isso!