domingo, 11 de setembro de 2011

Empadas Cremosas de Palmito



A massa dessas empadas é a melhor que já comi até agora: você não precisa colocar a empada inteira na boca porque ela não se esfarela toda, e nem vai ficar com a roupa toda suja porque resolveu morder um pedaço! Além disso, é muito simples de para preparar. Esse "achado" veio dos livros do Michel Roux, um dos chefs mais aclamados do mundo. Quem está pensando em comprar os livros dele, eu recomendo muito! Ganhei do meu marido o box com os livros massas, molhos e ovos - ainda veio uma luva de forno de brinde. Bom, voltando à massa, ela é conhecida como pâte à foncer na França, tem uma textura crocante e não é esfarelenta como a grande maioria das massas podres que a gente come por aí.
Fonte: Michel Roux - Receitas de Massas doces e salgadas, p. 23.

Ingredientes:

Para a massa podre:
250 gramas de farinha de trigo
125 gramas de manteiga cortada em pedaços pequenos e levemente amolecida
1 ovo
1 colher (chá) de açúcar refinado
1/2 colher (chá) de sal
40 mL de água fria

Para o recheio:
1 vidro de palmito
Cerca de 100 gramas de catupiry
2 colheres (sopa) de milho verde
1/2 copo de requeijão cremoso

Modo de preparo:

Para a massa podre:
Despeje a farinha sobre a superfície de trabalho e faça um buraco no meio. Nele, acrescente a manteiga, o ovo, o açúcar e o sal. Com a ponta dos dedos, misture esses ingredientes até obter um creme. Em seguida, pouco a pouco, incorpore a farinha no centro e trabalhe a massa com a ponta dos dedos até obter uma textura granulada. Adicione a água fria e misture tudo até a massa começar a dar liga. Usando a palma da mão, empurre a massa para longe de você 4 ou 5 vezes, até ficar homogênea. Forme uma bola com a massa, envolva em filme plástico e mantenha na geladeira até a hora de usar. Abra a massa com o rolo sobre uma superfície enfarinhada.

Para o recheio:
Numa vasilha, pique o palmito em rodelas e misture com o milho e o requeijão cremoso. Reserve. Abra a massa em fôrmas individuais, coloque uma porção generosa do recheio seguida de uma pequena porção de catupiry, e então cubra com massa. Pincele gema batida e leve ao forno até dourar.

Dicas:
Siga a receita à risca! Utilize as quantidades exatas de ingredientes, faça tudo como manda para que a receita fique perfeita. Se você tiver uma balança de precisão culinária, sempre faça uso dela. Em breve, providenciarei a minha - nem sei como ainda não tenho uma.
Coloque a água por último e aos poucos. Apesar de toda a precisão utilizada, não cheguei a usar toda a água. Isso acontece por causa da qualidade da farinha, do tamanho do ovo, etc.
Inove nos recheios! Apenas lembre-se de colocá-los frios sobre a massa crua.

8 comentários:

  1. Qual o rendimento dela?? Será que com a mesma massa eu poderia fazer um empadão (tipo torta salgada)?? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Lis, pode dobrar a receita sim!
      Essa receita dá para fazer um empadão redondo de 25 cm de diâmetro, mas dá a conta certinha de massa! Para ficar mais "folgado" e para a massa poder ficar um pouquinho mais grossa, costumo fazer uma receita e meia de massa para essa forma de 25 cm.

      Excluir

Eu comentaria isso!