terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Falsa Pizza de Carne Moída
Essa receita é de uma prima, a Elvira Ligia - ótima cozinheira por sinal -, mas me foi indicada por uma tia, a Maria José, que me mandou num email semana passada. Adorei a ideia de uma pizza onde a massa é feita de carne moída, e por cima, coloca-se os recheios que quiser, como numa pizza mesmo. Escolhi fazer de 4 queijos. A receita original chama-se "pizza de carne moída", mas resolvi acrescentar uma palavra a mais, pois quando falei para meu marido que faria uma pizza de carne moída ele logo pensou numa massa de pizza com carne moída por cima. Além do nome, modifiquei um pouquinho a receita da massa e a diminuí, pois queria uma pizza pequena ao invés de uma "família". Vamos a receita, que é muito fácil:
Ingredientes:
Para a massa:
400 gramas de carne moída
1 ovo pequeno
1 colher (sopa) de amido de milho
Sal, pimenta e salsa a gosto
Óleo para untar
Molho de tomate (o quanto baste)
Para o recheio:
100 gramas de mussarela
100 gramas de cheddar
50 gramas de parmesão ralado
50 gramas de catupiry
1 tomate em rodelas
Azeite e orégano a gosto
Modo de preparo:
Para a massa:
Misture a carne com o ovo e o amido de milho, tempere a gosto. Unte uma fôrma redonda de 20 cm de diâmetro com óleo e coloque a carne. Aperte bem e deixe com cerca de 1 cm de altura. Coloque uma camada generosa de molho de tomate.
Para o recheio:
Sobreponha os queijos na seguinte ordem: mussarela, cheddar, catupiry e parmesão. Distribua rodelas de tomate, regue com azeite e salpique orégano. Leve para o forno até a carne assar e os queijos derreterem.
Dicas:
Quem quiser fazer numa fôrma de pizza mesmo, daquelas grandes, deve usar cerca de 1 kg de carne moída e 1 ovo grande. Não deixe a carne ficar alta na fôrma, pois pode ser que no centro a carne fique crua. Deixe mais ou menos 1 cm de altura. Minha prima tempera com creme de cebola. Eu prefiro usar apenas sal e pimenta. Resolvi acrescentar o amido de milho na receita para dar uma "liga" melhor na massa.
A carne vai soltar um pouquinho de água quando estiver assando. Minha fôrma era de fundo removível, então quando percebi que tinha água na fôrma, resolvi desenformar e continuar assando numa fôrma maior para a água escorrer. Gosto sempre de escorrer a água quando asso carne moída.
Essa receita permite uma infinidade de recheios. Use sua criatividade e inove!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Incrível!!!Amanhã farei essa pizza.Aproveitei e copiei suas dicas.Valeuu!!!Bjos
ResponderExcluirFizemos a Pizza de carne moida.Ficou boa,mas a sua foi mais incrementada!
ResponderExcluir