Se você fizer uma busca de receita de pão de queijo aqui no blog, vai achar umas 5, sem contar os biscoitos/bolos e outros similares. Já fiz pão de queijo com batata, pão de queijo de 3 ingredientes, pão de queijo com vários queijos, etc. Estou sempre testando uma receita nova, mas dessa vez acho que encontrei minha preferida. Testando receitas com descarte de levain, achei e adaptei essa receita simples, fácil e que fica pronta rapidinho. Leva manteiga ao invés de óleo como nas receitas tradicionais. Acho que isso é um diferencial.
Ingredientes:
1 xícara (chá) de polvilho azedo (ou 3/4 xícara de polvilho azedo + 1/4 xícara de polvilho doce*)
1/2 xícara (chá) de queijo curado ralado (ralo grosso) - aperte bem na xícara para caber mais :-D
1/4 xícara (chá) de manteiga sem sal (deixe amolecer para ficar fácil de medir)
1 ovo grande
1/2 xícara (chá) de leite
Sal a gosto
Modo de preparo:
Eu uso a batedeira planetária porque acho mais fácil, mas você pode fazer na mão que dá certo também. Antes de tudo, preaqueça o forno a 200º. Na tigela da batedeira com a pá raquete, coloque o polvilho e uma boa pitada de sal. Misture. Ferva juntos a manteiga e o leite e jogue a mistura fervente por cima do polvilho, para escaldá-lo. Ligue a batedeira e deixe até formar uma massa meio gelatinosa (se estiver fazendo sem batedeira, use uma colher no começo porque a mistura vai estar bem quente. É necessário envolver bem o polvilho, ele deve formar uma massinha floculada). Desligue a batedeira e envolva o queijo com as mãos. Junte o ovo e bata até ficar homogêneo e bem envolvido. A massa fica levemente pegajosa. Faça bolinhas com as mãos levemente untadas com óleo e disponha numa assadeira untada, ou forrada com tapete de silicone ou papel antiaderente. Asse até os pães ficarem dourados.
Dicas:
O queijo precisa ser desses mais duros. Caso você não encontre um bom queijo canastra ou queijo curado, use um bom parmesão.
A quantidade de sal que você vai usar vai depender do tipo de queijo que você estiver usando.
Essa receita rende 10-12 pães (depende do tamanho que você vai fazer). Pode dobrar a receita se quiser uma quantidade maior.
Nessa receita, uso a xícara medidora universal, aquela de inox com as medidas padrão. Acho imprescindível na cozinha.
* Sobre o uso de polvilho doce / azedo: fazendo somente com polvilho azedo, o pão crescerá um pouquinho mais, ficará mais crocante por fora e mais oco por dentro. Colocando uma pequena quantidade de polvilho doce junto com o polvilho azedo (conforme indiquei na descrição dos ingredientes acima - 1/4 x de polvilho doce e 3/4 x de polvilho azedo), você terá um pão de queijo menos oco e mais fofinho por dentro. Como a quantidade de polvilho doce é pequena, o pão não fica massudo e puxento, é só apenas mais uma texturinha por dentro. Eu prefiro usar a mistura dos dois polvilhos.
Karen, eu fiz e achei sensacional! Obrigada pela receita
ResponderExcluirQue bom que gostou Nathália! beijos
Excluir