Eu adoro nhoque e recentemente tenho experimentado outras combinações além do tradicional nhoque de batata com molho à bolonhesa. E essa dica de passar os nhoques na manteiga depois de cozidos é sensacional! Bora variar?
Ingredientes:
Para os nhoques:
500 g de batata doce
1 gema
Sal
Farinha de trigo o quanto baste (usei umas 2-3 colheres de sopa cheias)
Manteiga para passar os nhoques (o quanto baste)
Para o molho de queijo:
20 g de manteiga
20 g de farinha de trigo
400 mL de leite integral
Sal, pimenta e noz moscada a gosto
100 g de queijo passado no ralo fino (usei gruyere, mas pode ser o queijo que você preferir)
Modo de preparo:
Para os nhoques: descasque as batatas, pique em cubos grandes e cozinhe-as no vapor até ficarem macias. Amasse-as com um garfo ou espremedor e depois passe-as pela peneira para que a massa fique bem lisinha. Deixe que esfriem, depois junte a gema, sal a gosto e a farinha de trigo aos poucos - vá amassando e se sentir que já dá para fazer uma bolinha sem que a massa fique tão grudenta, é hora de parar. Eu gosto de cozinhar 1 nhoque para ver sua textura (se não está muito mole ou desmanchando na água) - se necessário, dá tempo de colocar mais farinha. Faça os nhoques e depois cozinhe-os em água fervente. Reserve em um refratário untado com azeite, evitando sobreposição.
Para o molho: primeiro, derreta a manteiga em uma panela de fundo grosso. Junte a farinha e cozinhe o roux, mexendo sem parar com auxílio de um fouet, por um minuto em fogo médio. Junte o leite e continue mexendo até engrossar. Coloque o queijo aos poucos, misturando sempre. Quando ficar homogêneo, tempere com a noz moscada, a pimenta e o sal.
Finalização: aqueça uma frigideira com antiaderente, derreta um pouquinho de manteiga e vá colocando os nhoques aos poucos para que dourem levemente. Não coloque todos de uma vez para que não grudem uns nos outros. Vá acrescentando a manteiga à medida que a frigideira for "secando". Não precisa exagerar. Disponha-os em uma travessa e sirva com o molho à parte.
Dicas:
Cozinhar a batata no vapor faz com que elas absorvam menos água durante o cozimento quando comparamos com o cozimento em imersão. Dessa forma, os nhoques pedirão menos farinha e ficarão mais leves. Se você quiser, pode assá-las também, mas confesso que ainda não testei assim.
Passar a massa de batatas pela peneira é cansativo, mas o resultado é insuperável.
Essa quantidade serve bem 2 pessoas.
Hummm, que foto-delícia! É possível substituir a farinha de trigo, por outro ingrediente? Grata.
ResponderExcluirOi Sandra! Olha, eu nunca testei, mas acredito que dê sim para substituir por farinha de arroz. Se fizer, me conta. Beijos.
Excluir