quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Cebolas Gratinadas


 

Essa receita agrada até quem não é fã de cebolas: assadas por um longo tempo e cobertas com creme de leite e queijo, elas ficam adocicadas e com um gostinho sensacional. Acompanha muito bem qualquer carne e ainda faz bonito no almoço. Essa receita é do Júlio Keteley, lá do Instagram @galeradacomida. Tem passo a passo e tudo mais! Dei uma adaptada na receita original dele, mas quem quiser seguir ao pé da letra, é só acessar pelo Insta no link acima.

 

Ingredientes:

3 cebolas grandes

200 g de creme de leite fresco

Queijo o quanto baste (pode usar o queijo que você quiser - eu costumo usar parmesão ralado na hora) - usei uns 80 gramas

Sal, pimenta e azeite a gosto

1 colher (sobremesa) de tomilho seco

1 colher (sobremesa) de mostarda dijon (ou a quer você tiver em casa)


Modo de preparo:

Descasque as cebolas, corte ao meio, retirando o mínimo possível daquela ponta que une a cebola (se você tirar muito, a cebola vai se despedaçar enquanto assa). Unte uma forma que possa ir ao forno com azeite e disponha as cebolas com o lado cortado voltado para cima. Tempere com sal e pimenta, regue com azeite (umas 2 colheres de sopa). Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido 180ºC até que fiquem macias (o tempo aqui depende de cada forno - no meu, uns 45 minutos). Retire o papel e deixe mais uns 20 minutos até começarem a dourar. Enquanto isso, faça o molho: misture o creme de leite com o tomilho, a mostarda, o sal e a pimenta a gosto (prove!). Retire as cebolas e coloque o creme por cima. Finalize com o queijo parmesão e volte ao forno até ficarem gratinadas. Sirva!


Dicas:

Não sei se dá certo com creme de leite de caixinha, nunca testei. 

Use um queijo de sabor pronunciado, como parmesão, gruyere, gorgonzola. etc. Evite queijos brancos nessa receita.

2 comentários:

Eu comentaria isso!