segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Bolo de chocolate branco com curd de limão



Eu sempre quis fazer curd de limão - curd é um creme de sabor cítrico muito usado para rechear tortas e bolos. Vai uma cacetada de ovos e por isso eu ainda não tinha animado (penso logo no cheiro e gosto pronunciados de ovos). Até que achei a receita do Ritchie, do A Cozinha Coletiva, que leva apenas 2 ovos e 2 gemas, e me animei a fazer. O outro recheio de chocolate branco é pra quebrar o azedão do curd, e o merengue italiano como cobertura pra dar aquela neutralizada em tudo.

Ingredientes:

Para a massa:
5 ovos
190 gramas de açúcar
125 gramas de água
125 gramas de óleo
225 gramas de farinha de trigo
13 gramas de fermento em pó

Para o curd de limão:
Raspas de 2 limões (usei raspas de 1 siciliano e 2 limões verdes comuns, pois eram pequenos)
250 mL de suco de limão espremido na hora (usei 1 siciliano e inteirei o resto com limões comuns, como eram pequenos, acho que usei uns 4)
1 xícara (chá) de açúcar
2 ovos + 2 gemas
120 gramas (8 colheres de sopa) de manteiga sem sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha (opcional)

Para a ganache de chocolate branco:
200 gramas de chocolate branco de qualidade
1 caixinha de creme de leite

Para o merengue italiano:
285 gramas de açúcar (1 e 1/2 xícara de chá)
100 mL de água
3 claras

Modo de preparo:

Para o bolo:
Bata muito bem os ovos com o açúcar até ficar uma mistura volumosa e clara (cerca de 10 minutos). Coloque a batedeira na velocidade mínima e junte o óleo e a água. Deixe bater só para misturar. Peneire a farinha e o fermento e vá acrescentando na massa aos poucos enquanto mistura delicadamente. Leve para assar nas formas de aro ou fundo removível (essa massa é para uma forma de 20 cm, bem funda), sem untar as laterais (eu coloco apenas uma folha de papel toalha no fundo). Deixe assar até passar no teste do palito, retire e deixe esfriar completamente.

Para o curd de limão:
Em uma panelinha pequena e de fundo grosso, leve ao fogo as raspas, o suco e o açúcar, em fogo baixo até ferver. Enquanto isso em uma tigela bata levemente os ovos e as gemas.
Quando a mistura ferver, derrame metade dela sobre os ovos, misturando sem parar com um fouet, para que os ovos não cozinhem. Volte tudo para a panela e cozinhe em fogo baixo, sem parar de misturar com o fouet, por uns cinco minutos, até que o creme engrosse e fique num tom amarelo translúcido. Faça o teste: mergulhe uma colher no creme - ela deve ficar recoberta de curd. 
Retire do fogo e deixe esfriar por 10 minutos, mexendo de vez em quando para não formar película.
Adicione, então, uma colherada de manteiga por vez, misturando bem até dissolvê-la completamente, antes de adicionar a próxima. Por fim incorpore a baunilha. Deixe na geladeira até o momento do uso.
Para a ganache de chocolate branco: 
Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas, depois junte o creme de leite e misture bem até ficar homogêneo. Reserve na geladeira até firmar um pouco.
Para o merengue italiano:
Ferva o açúcar com a água até obter uma calda em ponto de bala mole (115 ºC) - se você não tem termômetro, é quando levantar a colher e escorrer um fiozinho de calda dela. O processo todo desde o início da fervura leva cerca de 10 min. Com a batedeira ligada, despeje a calda de uma só vez sobre as claras já batidas em neve, e continue batendo até esfriar (deixe pra começar a bater as claras quando sua calda estiver quase chegando no ponto). Bata por uns 10 minutos até o merengue esfriar e ganhar consistência e brilho.

Para a montagem:
Monte o bolo na própria forma onde foi assado, forrando com um plástico para ajudar a desenformar. Molhe a massa com uma calda (nesse caso, fica interessante umedecer a massa com suco de limão, mas pode ser a calda que você preferir).
Corte o bolo completamente frio em 3 partes, molhe a massa, espalhe o primeiro recheio, coloque outra massa, molhe, recheie com o segundo recheio e termine com a última parte de massa, também umedecida. Feche o plástico e leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme sobre um prato de servir e espalhe a cobertura. Passe o maçarico no merengue, espalhe algumas raspas de limão e leve a geladeira até o momento de servir. 

Dicas:
Esse curd fica azedão, mas azedão mesmo! Se você não gosta do sabor pronunciado do limão, melhor fazer o suco só com limão siciliano. Vá provando enquanto faz! Pode aumentar o açúcar também.

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Muffins de Chocolate II


Trago aqui para o blog outra versão de muffins de chocolate, lá do Teretetê na Cozinha. Massa saborosa, leve e fácil de fazer. E esse chocolatinho derretendo por cima quando você come fica sensacional.

Ingredientes:

1 e 3/4 de xícara de (chá) de farinha de trigo
2 colheres de sopa de chocolate em pó ou cacau
3/4 de xícara de (chá) de açúcar
1 xícara de (chá) de gotinhas de chocolate (ou chocolate picado bem pequeno)
1 xícara de chá de leite
50 mL de óleo
1 ovo
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Coloque todos os ingredientes secos (chocolate, açúcar, farinha, fermento, bicarbonato e as gotinhas de chocolate) em uma tigela e misture. Guarde 1/4 das gotinhas de chocolate para salpicar por cima. Coloque todos os ingredientes líquidos em uma tigela e misture com um fouet (se preferir, bata no liquidificador). Depois junte os ingredientes secos e líquidos e misture bem. Coloque a massa em forminhas de papel tipo de cupcake, enchendo apenas metade. Salpique o restante das gotinhas de chocolate por cima e coloque no forno por 20 a 25 minutos, ou até fazer o teste do palito e sair limpo.

Dicas:

Fiz metade dessa receita e renderam 9 cupcakes. 

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Bolo de Maçã com Canela



Mais uma receita super aprovada do Julio Ketteley! Eu já tinha feito bolo de maçã, mas daqueles que você bate tudo no liquidificador. Esse é diferente (e ainda mais gostoso), porque a massa é super delicada e as maçãs são assadas por cima, recebendo ainda uma fina camada de geleia pra dar um brilho lindo! Gostei muito também porque rende um bolo pequeno (aqui em casa somos 3 que não comem tanto), mas você pode dobrar a receita se na sua casa tiver muita gente.

Ingredientes:

2 ovos grandes (63-73 g cada ovo)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
100 g de açúcar refinado
75 g de açúcar mascavo
85 g de manteiga sem sal
125 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de fermento em pó
25 g de leite integral

Para a cobertura:
2-3 maças
1 colher (sopa) de açúcar demerara
100 g de geleia de damasco (ou outra que você julgue combinar com maçã)

Modo de preparo:

Unte com manteiga o fundo de uma forma de 20 cm de diâmetro de fundo/aro removível (cole um círculo de papel manteiga se quiser, eu fiz sem). Reserve. Preaqueça o forno a 180ºC.
Na tigela da batedeira, quebre os ovos, junte a baunilha, o açúcar refinado e o açúcar mascavo. Bata tudo por uns 5 minutos em velocidade alta (o ponto é quando você levanta o batedor e ele deixa um rastro de massa, como se fosse uma "fita").
Enquanto a massa está batendo, descasque e corte as maçãs em meios círculos finos e deixe as fatias reservadas.
Derreta a manteiga em fogo mínimo (não pode ferver), bem devagar (tire a panela do fogo de vez em quando e misture bem para ir derretendo). Junte a manteiga derretida na massa, mexendo delicadamente (para não perder o ar do creme) com uma espátula até ficar homogêneo.
Peneire a farinha de trigo, a canela e o fermento juntos em uma tigela. Vá juntando essa mistura aos poucos e misturando delicadamente com a espátula até incorporar. Por último, acrescente o leite e mexa com cuidado.
Despeje a massa na forma preparada e disponha as fatias de maçãs (se tiver paciência, coloca organizadinhas que fica mais bonito) e polvilhe o açúcar demerara. Leve ao forno até passar no teste do palito (em torno de 40 minutos, mas vai depender do seu forno).

Para a cobertura:
Numa panela, coloque a geleia com 1 colher de sopa de água. Ligue o fogo baixo e vá misturando até a geleia dissolver e formar um creme. Se ficarem gruminhos (pedaços de frutas), passe por uma peneira para removê-los, o creme deve ficar lisinho. Pegue um pincel e dê batidinhas por cima das maçãs do bolo já assado e morno (não esfregue, pois isso arranca as maçãs do lugar), cobrindo todas as fatias. 

Dicas:

Caso você não tenha uma forma de fundo/aro removível, pode fazer numa sem, mas lembre-se que não será possível desenformar esse bolo (vai estragar o efeito bonito das fatias de maçã).
Eu não tinha açúcar demerara, então usei na cobertura uma misturinha de açúcar refinado com mascavo.
A manteiga tem que ser de qualidade e sem sal!

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Ratatouille


"Ratatouille é uma clássica receita francesa provençal de legumes cozidos do século XVIII, podendo ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento". Essa é a definição do prato, mas sinceramente, qual é a versão original, não faço ideia! Há muitas pela internet e saber qual é a legítima é complicado. Há quem faça na panela, há quem faça no forno. Tem receita com pimentão, com cebola e por aí vai. Lendo várias receitas, acabei criando a minha versão: um molho de tomate bem espesso e saboroso por baixo e os legumes bem temperadinhos por cima. Não tem erro!

Ingredientes:

1 lata de tomates pelados
2 dentes de alho espremidos
2 colheres (sopa) de azeite
Manjericão a gosto
Sal e pimenta a gosto
1 colher (chá) rasa de açúcar
1 berinjela grande fatiada
1 abobrinha grande fatiada
3 tomates italianos fatiados
Temperos para os legumes crus: sal, pimenta e páprica
Tomilho a gosto
Azeite a gosto

Modo de preparo:

Primeiro faça o molho: refogue o alho no azeite, quando começar a querer dourar, junte os tomates da lata. Vá apertando com uma colher para os tomates dissolverem parcialmente (se quiser menos pedaçudo use um mixer). Eu gosto de colocar um pouquinho de água nessa etapa (cerca de 1/3 da lata de tomates). Quando começar a ferver, coloque o açúcar. Deixe em fogo baixo para apurar um pouco (uns 2 minutos). Junte algumas folha de manjericão rasgadinhas e tempere a gosto (verifique também a acidez, se necessário, coloque mais açúcar). Deixe ferver por mais 2 minutos em fogo baixo e reserve.
Fatie todos os legumes com cerca de 0,5 cm de espessura e disponha-os numa vasilha funda que possa ir ao forno. Tempere como preferir (eu gosto de usar sal, pimenta e páprica doce). Pegue um refratário e coloque todo o molho de tomate no fundo. Organize os legumes, alterando as fatias de tomate, abobrinha e berinjela. Regue com azeite e leve ao forno preaquecido (200ºC) até os legumes ficarem macios. 

Dicas:
Os legumes vão soltar líquido durante o cozimento, então pode deixar o molho de tomate bem encorpado. Dependendo do tempo que você deixar no forno, esse caldo seca um pouco. Você também pode retirar um pouco desse líquido com uma concha, se preferir.

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Rosquinhas de Nata


Tem nata sobrando na geladeira? Então faz essa receita! Natas não são facilmente encontradas aqui no Rio de Janeiro, mas de vez em quando aparecem nas prateleiras dos melhores supermercados. Eu precisava de uma pequena quantidade para fazer uma outra preparação, e queria uma receita nova para usar o que havia sobrado. São muito fáceis de fazer e ficam macias por vários dias se você armazenar direitinho!
Receita tirada daqui.

Ingredientes:

1 ovo
2 copos americanos de nata
1 colher (sopa) de manteiga
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de amido de milho
2 colheres (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
farinha de trigo (até dar o ponto)
açúcar cristal (para decorar)

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture a nata, a manteiga, o açúcar e o ovo. Em seguida, adicione o amido de milho, o sal e o fermento em pó e misture bem. Por último, acrescente a farinha de trigo aos poucos até a massa desgrudar das mãos. Modele as rosquinhas no formato desejado e passe um dos lados das rosquinhas no açúcar cristal. Coloque as rosquinhas em uma forma untada com óleo, com o açúcar virado para cima. Leve para assar em forno médio preaquecido até elas dourarem por baixo. Retire a forma do forno e já tire as rosquinhas da forma, para que elas não grudem (deixe esfriar sobre a grade do micro-ondas). Espere esfriar e sirva.

Dicas:
Armazene em pote hermético por 4-5 dias.
Eu usei açúcar refinado, pois não tenho hábito de comprar o cristal. O açúcar cristal dá um efeito mais bonito por cima dos biscoitos.
Também dá certo com creme de leite!

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Bolo de leite em pó e creme alpino



Gente, preciso falar o tanto que os recheios desse bolo super combinam: o doce do recheio de leite em pó se une ao sabor intenso do recheio alpino, tirando aquele enjoativo que apenas 1 deles deixaria em um bolo. Um chantilly neutro fecha o conjunto! A caldinha escorrendo é só para dar aquele charme (mas não deixe de usar um bom chocolate nela), e o granulado por cima faz toda a diferença se for um Callebaut.

Ingredientes:

Para a massa:
5 ovos
190 gramas de açúcar
125 gramas de água
125 gramas de óleo
190 gramas de farinha de trigo
40 gramas de chocolate em pó
13 gramas de fermento em pó

Para o recheio de leite em pó:
100 gramas de manteiga sem sal
1/2 lata de leite condensado
100 gramas de leite em pó
1/2 lata de creme de leite sem o soro

Para o recheio alpino:
200 gramas de doce de leite
150 gramas de chocolate (50% cacau no mínimo)
1/2 caixinha de creme de leite
2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó

Para a cobertura e decoração:
1 caixinha de chantilly (pode usar creme de leite fresco ou natas (200 g) com quanto açúcar você preferir)
50 gramas de chocolate meio amargo (50% cacau no mínimo)
Creme de leite o quanto baste
Granulados o quanto baste

Modo de preparo:

Para o bolo:
Bata muito bem os ovos com o açúcar até ficar uma mistura volumosa e clara (cerca de 10 minutos). Coloque a batedeira na velocidade mínima e junte o óleo e a água. Deixe bater só para misturar. Peneire a farinha, o chocolate em pó e o fermento e vá acrescentando na massa aos poucos enquanto mistura delicadamente. Leve para assar na forma de aro ou fundo removível (essa massa é para uma forma de 20 cm, bem funda), sem untar as laterais (eu coloco apenas uma folha de papel toalha no fundo). Deixe assar até passar no teste do palito, retire e deixe esfriar completamente.

Para o recheio de leite em pó:
Bata muito bem a manteiga em temperatura ambiente com o leite em pó e o leite condensado na batedeira. Junte manualmente o creme de leite, mexendo com cuidado até incorporar. Reserve.

Para o recheio alpino:
Misture o doce de leite com o chocolate derretido (pode bater na batedeira ou na mão, com a ajuda de um fouet). Junte o creme de leite e o chocolate em pó, e mexa ou bata apenas para misturar e formar um creme homogêneo. Reserve.

Para a montagem e cobertura:
Monte o bolo na própria forma onde foi assado, forrando com um plástico para ajudar a desenformar. Molhe a massa com uma calda (eu gosto de usar uma mistura de leite condensado com água, na proporção de 1:1, ou seja, se usar 50 mL de água, coloque 50 mL de leite condensado).
Corte o bolo completamente frio em 3 partes, molhe a massa, espalhe o primeiro recheio, coloque outra massa, molhe, recheie com o segundo recheio e termine com a última parte de massa, também umedecida. Feche o plástico e leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme sobre um prato de servir e espalhe o chantilly batido conforme instruções da caixa. Leve para gelar e faça a caldinha: derreta o chocolate no micro-ondas e vá jogando creme de leite até atingir o ponto desejado (o ideal é que fique uma caldinha levemente consistente, como calda de sorvete mesmo - aqui é difícil dizer a quantidade de creme de leite, pois vai depender se você está usando o fresco, o de lata ou o UHT. Também depende da marca do seu chocolate). Espere esfriar um pouco e jogue morna sobre o bolo. Espalhe granulado ou chocolate ralado e leve para gelar até o momento de servir.

Dicas:

Eu sempre gosto de frisar nas minhas receitas que ingredientes de qualidade fazem TODA a diferença no seu bolo. Isso inclui usar manteiga e não margarina; chocolates nobres (que não sejam hidrogenados ou fracionados), doce de leite de marca boa e etc. Vai por mim, 50% do sucesso da sua receita tá na qualidade do que você utiliza.

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Polenta cremosa com refogado de legumes e salada caprese


Adoro as receitas da Rita Lobo: são práticas, completas e fáceis de fazer! Comida de verdade, como ela mesma diz. Ela não tem frescura com ingrediente gourmet e não falseia a receita. Vale muito a pena ter os livros e acompanhar o programa, principalmente para quem busca praticidade, gosta e não sabe muito bem de cozinha. Essa passou esses dias no GNT. Tem o vídeo completo aqui.

Ingredientes:

1 abobrinha
1 alho-poró
2 tomates maduros
½ xícara (chá) de polenta instantânea
1 dente de alho picado fino
2 ½ xícaras (chá) de água fervente
¼ xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
2 colheres (sopa) de manteiga
1 muçarela de búfala (120 g) - se preferir, pode usar qualquer queijo branco
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora
folhas de manjericão a gosto

Modo de preparo:

Corte o talo do alho poró já lavado e seco em rodelas finas. Lave, seque e corte a abobrinha ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as pontas, e fatie as metades em meias-luas finas.
Descasque o alho, pique fino metade do dente e bata o restante no pilão com uma pitada de sal, até formar uma pastinha.
Leve uma chaleira com um pouco mais de 2 ½ xícaras (chá) de água ao fogo médio para ferver. Lave, seque e corte os tomates ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as sementes e corte as metades em cubos pequenos. Transfira para uma tigela, junte a pastinha de alho, 2 colheres (sopa) de azeite e folhas de manjericão a gosto. Misture delicadamente e reserve – assim os tomates absorvem os sabores do molho.
Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo alto. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e adicione o alho-poró. Diminua o fogo para médio e refogue por 3 minutos, até começar a dourar. Afaste o alho-poró para o canto da frigideira, adicione a abobrinha e não mexa no primeiro minuto para a abobrinha dar uma tostada. Refogue a abobrinha por 5 minutos, junto com o alho-poró. Abra um espaço no centro da frigideira, regue com 1 colher (chá) de azeite e junte o alho picado. Deixe o alho fritar por 30 segundos, apenas para perfumar, e misture com os legumes. Tempere o refogado com sal e pimenta a gosto e divida em 2 pratos de servir.
Passe um papel toalha na frigideira apenas para tirar o excesso de azeite (não precisa lavar). Coloque 2 ½ xícaras (chá) da água fervente na frigideira e volte ao fogo médio. Tempere com sal e acrescente a polenta aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar. Mexa por 2-3 minutos até a polenta ficar cremosa. Desligue o fogo e misture a manteiga e o queijo ralado. Sirva imediatamente a polenta sobre os legumes refogados. Com as mãos, rasgue a muçarela de búfala em pedaços e disponha sobre a polenta, cubra com saladinha de tomate e folhas de manjericão. Sirva a seguir. 

Dicas:
O tempo de cozimento da polenta instantânea pode variar dependendo da marca; caso seja necessário cozinhar por mais tempo, regue com o restante da água fervente aos poucos para a polenta não grudar no fundo da frigideira. Pode usar a não instantânea também, mas vai demorar um pouco para ficar pronta.
Coloquei um pouquinho de água na hora de refogar a abobrinha, pois eu queria ela mais molinha e menos tostada.
Se quiser incrementar, pode colocar uns cubinhos de bacon no refogado de legumes (nesse caso, frite o bacon antes do alho poró nessa mesma frigideira para pegar o sabor).
Essa quantidade serve 2 pessoas.

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Bolo de Limão Siciliano


Já tem aqui no blog uma receita de bolo de limão, porém, eu precisava testar essa receita nova do Mandioca e Caviar. Cheguei a conclusão que essa receita é pra quem gosta de bolo de limão daquele tipo fortão, sabe? Que chega até a arrepiar de tão azedo. Aqui o marido gosta mais de bolo de limão assim, azedão. Eu gosto mais suave. Então fica aí as duas opções pra vc escolher: azedão (receita a seguir) ou azedinho (receita aqui). Ah! A farinha de amêndoas na massa é um diferencial.

Ingredientes:

3 limões sicilianos
200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
200 g de açúcar refinado
3 ovos grandes
100 g de farinha de amêndoas
150 g de farinha de trigo
1 e 1/2 colher (chá) de fermento para bolo

Para a calda:
100 g de açúcar refinado
Suco de 2 limões sicilianos

Modo de preparo:

Com um ralador fino, rale os 3 limões evitando ao máximo a parte branca (senão amarga). Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme claro e fofo. Adicione os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte as raspas de limão e bata um pouquinho só para misturar. Manualmente, misture a farinha de amêndoas, a farinha de trigo e o fermento. Coloque a massa na forma untada e enfarinhada, alise bem. Leve para assar em forno preaquecido (180ºC) até passar no teste do palito.

Para a calda:
Misture o suco de limão com o açúcar até ficar uma caldinha rala. Regue com o bolo ainda quente. Se for desenformar esse bolo, coloque-o sobre uma grade e deixe um refratário por baixo, vá regando aos poucos porque parte da calda vai cair. Pegue e torne a regar até o bolo absorver tudo.

Dicas:

Por motivo de praticidade, decidi não desenformar e já fiz numa forma própria para isso. Fui jogando a calda direto ali. Fica mais feinho mas é bem prático.
Júlio recomenda uma forma de bolo inglês de 25 cm.
Farinha de amêndoas nessa receita é essencial: deixa o bolo mais molhadinho. Recomendo não substitui-la.

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Pavê de Paçoquinha



Não gosto muito de paçoca pura (acho um pouco enjoativa), mas adoro pavê e como praticamente de qualquer sabor. Super combina fazer um creme neutro e esfarelar as paçoquinhas por cima. A cobertura fechou com natas batidas.

Ingredientes:

1 pacote de biscoito de Maizena
Leite para umedecer os biscoitos
1 lata de leite condensado
1 gema
1 lata de creme de leite
1 colher (chá) de extrato de baunilha (opcional)
15 paçoquinhas de rolha (reserve 5 para decoração)
300 g de natas
2 colheres (sopa) cheias de açúcar

Modo de preparo:

Faça o creme do pavê: pegue uma panela de fundo grosso, coloque o leite condensado, o creme de leite e a gema (peneirada). Misture tudo e leve ao fogo médio/baixo, mexendo sempre, até apurar um pouco (fica cremoso, tipo um brigadeiro mole, mas não em ponto de enrolar). Acrescente a baunilha e mexa. Espere esfriar um pouco, vá mexendo de vez em quando enquanto esfria. Com o creme morno, esfarele as 10 paçoquinhas e misture o creme. Pegue um refratário pequeno (esse pavê não rende muito), disponha os biscoitos rapidamente umedecidos no leite no fundo e coloque um pouco do creme. Repita a operação até terminar o creme. Finalize com os biscoitos. Bata as natas bem geladas com o açúcar até atingir consistência de chantilly. Espalhe as natas batidas e cubra com as paçoquinhas reservadas esfareladas. Leve para gelar por pelo menos 4 horas.

Dicas:

Se você não achar natas, pode usar creme de leite fresco ou até chantilly pronto. Cuidado ao bater, se passar do ponto o creme de leite vira manteiga!

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Bolo de Rabanada


Sou apaixonada por bolos, principalmente esses com casquinha de açúcar. Esse é do Teretetê na Cozinha, da querida Teresa Newman. Achei sensacional a ideia de polvilhar a misturinha de açúcar com canela no meio da massa. Dá um efeito legal e crocante no bolo. Como eu fiz meia receita, meu bolo cru só suportou 1 camada + a cobertura, mas pra quem for fazer a receita toda e usar uma forma mais alta, deve dar para fazer 2 ou 3 camadas + a cobertura. Uma delícia!

Ingredientes:

Para a massa:
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ½ xícaras (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 ovos
1 pote de iogurte natural (170 gramas)

Para a farofa:
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de canela em pó

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento e o trigo, depois passe a mistura para uma tigela e junte a farinha de trigo e o fermento, misture bem até a massa ficar homogênea.
Unte uma forma com furo central com manteiga e polvilhe com uma colher da farofa de açúcar com canela. Na forma polvilhada coloque 1/3 da massa, polvilhe com uma colher da farofa, cubra com mais 1/3 da massa e polvilhe com outra colher de farofa. Por fim coloque a massa restante e sobre o restante da farofa. Leve ao forno preaquecido em temperatura média por cerca de 40 minutos ou até assar e dourar. Desenforme morno.

Dicas:
Eu não desenformei meu bolo para não perder parte da casquinha que se forma. Sugiro que seja feito numa forma de fundo removível. Deixei na forma mesmo:

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Nuggets caseiros


Tá aí uma coisa que eu não compro mais: nuggets! E os motivos são vários: além de ser um maçaroca de sei lá que partes do frango moídas, vai um monte de coisas desnecessárias, tornando-o um ultraprocessado. Sódio em excesso, conservantes, aromatizantes, gordura e por aí vai. Confesso que fez parte da minha infância, mas hoje sinceramente não gosto mais. Mas nem é pelas características nutricionais: acho que esse produto não tem textura de carne e nem parece frango. Vi essa receita no Facebook do Tastemade e fiquei bem curiosa pra testar. Além de ser super fácil, fica gostosa MESMO. Gostinho de comida caseira, e o melhor, sem aquele tanto de tranqueira desnecessária que a comida ultraprocessada leva.

Ingredientes:

500 g de peito de frango limpo e picado em cubos grandes (usei sassami)
1 cebola pequena ou 1/2 cebola grande picada grosseiramente
2 dentes de alho picados grosseiramente
Sal, pimenta e cheiro verde a gosto
2 fatias de pão de forma
1 ovo inteiro
Farinha panko para empanar
Óleo para fritar

Modo de preparo:

Coloque no processador o frango, a cebola e o alho. Pique o pão de forma com as mãos mesmo e junte à mistura. Processe até formar uma pasta. Passe a mistura para uma tigela, tempere a gosto (eu gosto de colocar também 1 colher de sopa de molho inglês) e junte o ovo. Misture tudo muito bem e reserve na geladeira, em pote tampado ou cubra com filme plástico até o momento de fritar. Aqueça o óleo e modele os nuggets. Passe pela farinha panko e frite bem. Sirva imediatamente.

Dicas:

Não faça os nuggets muito grossos ou não vão fritar bem no centro.
Molhar as mãos para modelar os nuggets facilita muito o processo.
A farinha panko é uma farinha mais grossinha própria para empanar. Na postagem original do Tastemade eles recomendam flocos de milho triturados (sucrilhos sem açúcar), mas eu acho essa farinha muito mais prática. Pode empanar com farinha de rosca ou mistura própria para milanesa também, mas aí você perde o crocante.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Brownie do Tasty Demais



Adoro novas receitas de brownies. Já fiz tantas que não sei dizer qual é minha favorita. Se está aqui no blog, é porque eu gostei. Essa é do Tasty Demais - eles tem o vídeo na internet, mas essa eu peguei do meu livro (p.114). Vale a pena experimentar!

Ingredientes:

225 g de chocolate de boa qualidade (usei meio amargo)
3/4 xícara (chá) de manteiga derretida
1 e 1/4 xícara (chá) de açúcar
2 ovos
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 xícara (chá) de cacau em pó (usei chocolate em pó)
1 colher (chá) de sal

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Forre uma assadeira quadrada de 20 cm com papel manteiga. Reserve.
Pique o chocolate em pedaços. Derreta a metade e reserve a outra metade. Numa tigela grande, misture a manteiga e o açúcar, e então bata os ovos e a baunilha por 1-2 minutos, até que a mistura fique fofa e clara (pode ser na mão ou na batedeira). Misture o chocolate derretido (não pode estar muito quente, senão vai cozinhar os ovos) e peneire por cima a farinha, o sal e o cacau em pó. Misture os ingredientes secos nos úmidos, tendo o cuidado e não mexer demais, pois isso faz com que o brownie fique com textura de bolo. Adicione os pedaços de chocolate reservados e transfira a massa para a assadeira preparada. Asse até formar uma casquinha por cima, tomando o cuidado para que não percam a umidade por dentro (quando você coloca um palito, este deve sair sujo mesmo - ao contrário de um bolo!). Espere esfriar completamente para desenformar.

Dicas:

Essa receita é daquele tipo que fica com pedaços grandes de chocolate meio derretidos quando você vai comer. Eu acabei picando muito o chocolate e eles sumiram na massa. Fica a dica: pique em pedaços grandes se quiser sentir o chocolate quando for comer.
Brownie não pode assar muito: quanto mais você assa, mais cara de bolo ele vai ter. E não é esse o objetivo. Cuidado para não perder o ponto!

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Bolo de Mel do Julio Ketteley


Quem não conhece o Julio Ketteley do Mandioca e Caviar? Para tudo e acessa aqui. Ele tem Instagram também. Uma pessoa maravilhosa que cozinha pra c@r@lho e ainda divide seu conhecimento numa boa com vídeos lindos e muito bem explicadinhos lá no Insta. Vale a pena seguir. Essa receita sensacional é dele e eu reproduzo aqui na íntegra. Obrigada, Julio.

Ingredientes:

175 g de manteiga (margarina não!!!)
175 g de mel
115 g de açúcar mascavo (de preferência o mais claro)
2 colheres (sopa) de leite
2 ovos inteiros
225 g de farinha de trigo
3 colheres (chá) de fermento em pó

Modo de preparo:

Preaqueça o forno (180ºC) e prepare uma forma (eu usei uma quadrada de 25 cm) com papel manteiga: unte a forma com óleo, coloque uma folha de papel manteiga (deixe as rebarbas para puxar depois), unte novamente e coloque outra folha de papel manteiga.
Peneirar a farinha com o fermento e reservar.
Numa panela, juntar a manteiga, o mel e o açúcar. Leve em fogo baixo, mexendo sempre para a manteiga derreter e incorporar. Não pode ferver esse creme, cuidado! Quando a mistura ficar homogênea, desligue o fogo e deixe amornar uns 10 minutos. Depois, coloque 1 colher de leite, misture, junte então 1 ovo batido rapidamente com o garfo, misture. Repita o procedimento com outra colher de leite e o outro ovo batido. Misture bem. Agora junte a farinha e o fermento peneirados e misture com um fouet. Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno até passar no teste do palito.

Dicas:
Siga a receita direitinho que não tem erro!
Sirva com mel e o que mais você gostar. Eu servi puro mesmo, mas lá no Insta do Julio ele colocou mel e nozes, ficou lindo!

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Bolo de Chocolate Branco com Morangos



Eu queria um bolo menor dos que faço normalmente, que desse para fazer rápido e com os ingredientes que tinha em casa. Saiu esse bolinho de morango com chocolate branco que super combinou.

Ingredientes:

Para a bolo:
4 ovos
150 gramas de açúcar
100 gramas de água
100 gramas de óleo
180 gramas de farinha de trigo
10 gramas de fermento em pó

Para o recheio 1:
1 caixinha de chantilly batido (reservar um pouco para cobrir)
Morangos (o quanto baste) - 1 caixinha ou 1 caixinha e meia (depende do estado geral das frutas)

Para o recheio 2:
250 gramas de chocolate branco picado
1 caixinha de creme de leite

Para a cobertura:
Chantilly a gosto
Chocolate branco bem picado
Doce de leite e morangos para decorar

Modo de preparo:

Para o bolo:
Bata muito bem os ovos com o açúcar até ficar uma mistura volumosa e clara (cerca de 10 minutos). Coloque a batedeira na velocidade mínima e junte o óleo e a água. Deixe bater só para misturar. Peneire a farinha e o fermento e vá acrescentando na massa aos poucos enquanto mistura delicadamente. Leve para assar na forma de bolo inglês (eu coloco apenas uma folha de papel toalha no fundo). Deixe assar até passar no teste do palito, retire e deixe esfriar completamente.

Para o recheio 1:
Misture o chantilly batido com os morangos devidamente higienizados, picados e secos (eu deixo os morangos já picados dentro da geladeira com um pouco de açúcar - isso ajuda a soltar a água excessiva deles, depois passo na centrífuga e seco no papel toalha). Reserve.

Para o recheio 2:
Derreta o chocolate branco no micro-ondas (mais fácil) ou em banho-maria. Junte o creme de leite e misture até ficar homogêneo.

Para a montagem do bolo:
Monte o bolo na própria forma onde foi assado, forrando com um plástico para ajudar a desenformar depois. Molhe a massa com uma calda (eu gosto de usar uma mistura de leite condensado com água, na proporção de 1:1, ou seja, se usar 50 mL de água, coloque 50 mL de leite condensado). Corte o bolo completamente frio em 3 partes, molhe a massa, recheie com creme de morangos, coloque outra massa, molhe, recheie com o creme de chocolate branco e termine com a última parte de massa, também umedecida. Feche o plástico e leve para gelar por cerca de 4 horas. Desenforme sobre um prato de servir e espalhe o chantilly batido, de forma a cobrir todo o bolo. Por cima, decore com o chocolate branco, morangos e se quiser, faça essa redinha com doce de leite (usei saco de confeiteiro e bico redondo).

Dicas:

Se você achar que o chantilly não rendeu muito, use 2 caixinhas. O rendimento varia de marca para marca, e se você está seguindo as instruções para bater corretamente. Calor também influencia no rendimento do chantilly.
Pode trocar para chocolate ao leite ou meio amargo se preferir, apesar de que o branco combina muito bem com morangos. O ruim do branco é que ele é o mais chatinho para derreter.
Também pode trocar a fruta (cerejas, framboesas, etc.).

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Salada de Lentilha com Cenoura


Olá! Essa saladinha marcou presença aqui em casa no almoço de ano novo. Nada surpreendente, eu sei. Mas além da tradição do primeiro almoço do ano, gosto muito de usar lentilhas quando não vou servir feijão (foi o caso neste dia). Nutricionalmente falando, substitui e completa a refeição.

Ingredientes:

1 xícara (chá) de lentilha crua
1 cenoura grande ou 2 pequenas
Cheiro-verde
Sal e pimenta
Alface

Modo de preparo:

Cozinhe a lentilha em bastante água fervente por cerca de 20 minutos (prove e veja se está al dente). Escorra e reserve. Passe a cenoura pelo ralo grosso e misture com as lentilhas. Coloque bastante cheiro verde e tempere com sal, pimenta e azeite.
Disponha as folhas de alface já higienizadas sobre um prato de servir. Por cima, coloque a lentilha com a cenoura temperadas. Sirva fria.

Dicas:

Se quiser enriquecer mais a salada, pode colocar vários outros ingredientes que combinam bem: tomate sem sementes, pimentão amarelo, palmito, etc.
Cuidado para não cozinhar demais a lentilha, ela não deve ficar desmanchando.

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Arroz com Amêndoas


Diferente, crocante e elegante. Ideia adaptada de uma receita da Rita Lobo (troquei as folhas de louro por hortelã picadinha e alterei as quantidades porque queria uma quantidade maior de arroz). Fica ótimo!

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz cru
150-200 g de amêndoas laminadas
1/2 cebola picadinha
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 maço de hortelã picadinha
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe o arroz como de costume (pode usar cebola, alho, faça do seu jeito). Reserve.
Pegue uma panela ou frigideira grande, aqueça a manteiga e junte a cebola. Misture bem até murchar (coloque 1 pitadinha de sal para acelerar o processo). Junte as amêndoas laminadas e deixe até começarem a dourar (cuidado para não queimar!), mexendo de vez em quando. Junte o arroz e mexa bem. Finalize com a hortelã. Sirva imediatamente.

Dicas:

Se não gostar de hortelã, pode substituir por salsinha, cebolinha, ou usar as folha de louro conforme receita original.