sábado, 11 de abril de 2020

Risoto de Gorgonzola com Pera (feito na panela de pressão!)


Eu jurava que essa receita não daria certo, mesmo já tendo assistido o preparo no programa da Rita Lobo. Abria o livro, folheava e sempre dava de cara com ela. Pulava. Um outro dia, quem sabe... até que um dia bateu preguiça e quis experimentar a tal receita "a jato!". Fiquei completamente surpresa e encantada: dá certo, não faz sujeira e em poucos minutos você tem um almoço completo de domingo na mesa.
Fonte: Livro Cozinha a quatro mãos - Rita Lobo (p. 43), com modificações.

Ingredientes:

1 xícara (chá) de arroz para risoto (arbóreo ou carnaroli)
1/2 cebola em cubinhos
1 cenoura pequena, ralada na parte fina do ralador
1 dente de alho picadinho
1 talo de salsão (eu não tinha, então usei 1 alho poró picadinho)
1/4 xícara (chá) de vinho branco
500 mL de água quente
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta a gosto
1 pera cozida (eu corto a pera em cubos e com casca e levo numa frigideira antiaderente, com um pouquinho de manteiga, em fogo médio até ficar macia. É só deixar lá e ir misturando de vez em quando, até ficar macia ao espetar um garfo)
1/3 xícara (chá) de gorgonzola esfarelado (eu achei que poderia ter colocado um pouco mais!)

Modo de preparo:

Aqueça 1 colher do azeite e refogue a cebola com 1 pitada de sal (fogo médio), mexendo sem parar até murchar. Junte a cenoura, o salsão (ou o alho poró) e o alho e refogue por mais 2 minutos. Acrescente o restante do azeite, junte o arroz (sem lavar!) e misture bem. Regue com o vinho e mexa até secar. Junte a água, tempere com 1/2 colher (chá) de sal, pimenta a gosto e misture. Tampe a panela e aumente o fogo para alto. Assim que pegar pressão, reduza o fogo para médio e conte 3 minutos - esse é o tempo exato para o risoto não passar do ponto. Desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula (a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa). Abra a panela e volte ao fogo baixo, junte o queijo e a pera cozida, misturando bem. Se você achar seco, pode colocar mais um pouquinho de água. Junte a manteiga, misture e sirva imediatamente. Eu finalizei com um pouquinho de cebolinha também.

Dicas:

É muito importante o risoto não ficar mais do que 3 minutos na pressão. Use um cronômetro e fique de olho! Aqui na minha panela deu super certo (se ficasse 1 minutos a mais acho que grudava no fundo), mas a gente sabe que diferentes utensílios podem apresentar variações no tempo. Se ficou duro, deixe mais uns minutinhos no fogo fora da pressão, com um pouquinho a mais de água. Se ficou mole demais, na próxima você ajusta o tempo.
O risoto pode obter o sabor que você quiser: se não quiser a pera e o queijo gorgonzola, pode usar qualquer queijo (no máximo 1/2 xícara para esta quantidade de risoto) para fazer um risoto de queijo. Você pode também fazer de cenoura, acrescentando mais 1 unidade ralada. Outras combinações possíveis que o livro sugere: caprese (manjericão, tomate e muçarela de búfala); ricota, hortelã e nozes; damasco, queijo meia cura e limão, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!