segunda-feira, 16 de abril de 2012

Bolo Marfim


O nome desse bolo é em homenagem ao extinto bombom Marfim da Garoto, que era feito de coco e chocolate branco. Atualmente existe o Mundy Marfim, mas os amantes do antigo chocolate dizem que não é a mesma coisa. Bom, o fato é que peguei a receita desse bolo aqui e dei uma "açucarada" (mais? é, mais!) nele, além de variar na cobertura com um delicioso merengue italiano. Agora não sei dizer qual é a versão mais gostosa. Diz aí?

Ingredientes:

Para o pão-de-ló:
3 ovos
100 gramas de açúcar (1/2 xícara de chá)
100 gramas de farinha de trigo (3/4 xícara de chá)
5 gramas de fermento (1 colher de chá)

Para o recheio:
340 gramas de chocolate branco de qualidade
80 gramas de creme de leite (quase meia caixinha)
10 gramas de glucose líquida (karo) (1 colher de sopa)
60 mL de leite de coco
3/4 lata de leite condensado
Cerca de 3/4 xícara de coco fresco ralado (usei o de pacotinho, úmido e adoçado)
150 gramas de cream cheese

Para o merengue italiano:
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
2 claras

Modo de preparo:

Para o pão-de-ló:
Bater as claras até ficarem firmes. Juntar as gemas peneiradas e depois o açúcar também peneirado. Bater muito bem, a mistura deve ficar volumosa e fofa. Desligue a batedeira, junte a farinha e o fermento peneirados, misture delicadamente e despeje numa fôrma redonda (20 cm), untada e forrada com papel manteiga também untado. Leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Espere esfriar totalmente.

Para o recheio:
Misture o chocolate branco picado com o creme de leite e leve para derreter em banho-maria. Retire do fogo e junte os outros ingredientes. Bata levemente, apenas o suficiente para misturar. Reserve.

Para o merengue italiano:
Bater as claras em neve. Enquanto isso, levar o açúcar e a água ao fogo baixo, sem mexer. Quando formar uma calda que faça um fio (como chiclete), despejar ainda quente nas claras, sem parar de bater, até formar um creme firme e brilhante.

Montagem:
Quando o bolo estiver frio, corte em 2 partes e molhe com uma calda de sua preferência (usei uma mistura de leite de coco, leite e açúcar). Na própria fôrma onde o bolo foi assado, coloque uma das partes, despeje o recheio, cubra com a outra parte e leve para gelar até firmar (cerca de 6 horas). Desenforme e cubra com o merengue. Se quiser, faça uma caldinha de chocolate e decore a gosto.

Dicas:

A caldinha de chocolate para a decoração eu fiz com 25 mL de leite, 1 colher (chá) de chocolate em pó, 1 colher (chá) de açúcar e 1 colher (café) de amido de milho. Leve ao fogo apenas para engrossar levemente. Espere esfriar e aplique. Se você tiver em casa aquelas caldas de sorvete, fica até melhor.

2 comentários:

  1. Hummmm.. Morando no rio, fica mais fácil pra mim, comer sempreee essas delíciasss... Bjosss...

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindo e com certeza muitoooo bom.Eu não provei do outro então ico com o seu hehehh.Bjus.

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!