terça-feira, 29 de setembro de 2015
Bolo Sonho de Valsa
Eu sempre quis aprender a fazer um recheio que fosse ao menos parecido com aquele miolinho do famoso bombom Sonho de Valsa. E esse ficou! E tem mais: é fácil de fazer!
Fonte do recheio: blog Panela Minha
Ingredientes:
Para a massa:
2 ovos
1 colher (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite morno
1 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento
Para o recheio:
200 gramas de doce de leite (meia lata de leite condensado cozido)
400 gramas de chocolate branco
150 gramas de creme de leite
100 gramas de castanha de caju moída
Para cobertura:
1 caixinha de chantilly
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1/4 xícara (chá) de açúcar refinado
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher rasa (sobremesa) de manteiga
1 colher (chá) de amido de milho dissolvido em um pouquinho de leite
Castanhas picadas para decorar
Modo de preparo:
Para a massa:
Bater bem os ovos, a margarina e o açúcar. Desligue a batedeira, junte o leite, a farinha e o fermento (todos peneirados) e bata rapidamente, apenas para misturar. Despeje numa fôrma de bolo redonda (20 cm), untada e enfarinhada (pode usar papel manteiga ou papel toalha também), e leve para assar até passar no teste do palito. Reserve até esfriar completamente.
Para o recheio:
Derreta o chocolate no micro-ondas aos poucos (ou em banho-maria) e espere esfriar, acrescente os demais ingredientes. Misture tudo e leve pra geladeira por uma hora para pegar consistência.
Para a cobertura:
Bata o chantilly bem gelado conforme instruções da embalagem. Reserve.
Faça a calda: misture o leite, o chocolate, o açúcar peneirado e a manteiga. Leve ao fogo mexendo sempre. Quando ferver, junte o amido de milho dissolvido no leite, mexa bem até engrossar. Desligue e deixe esfriar para aplicar.
Montagem:
Corte o bolo em três partes. Na própria forma onde foi assado, coloque uma parte da massa e molhe com uma calda de sua preferência (eu uso leite condensado + água, na proporção de 1:1). Despeje metade do recheio, coloque a outra parte de massa, molhe e termine o recheio. Finalize com a última parte de massa, leve para a geladeira coberto com um plástico por cerca de 4-6 horas. Desenforme e cubra com o chantilly. Espalhe cuidadosamente a calda morna por cima, deixando cair pelas laterais. Decore a gosto com as castanhas.
Dicas:
Para o recheio, eu triturei as castanhas no processador para ficar um creme mais lisinho. Se quiser crocante, processe as castanhas grosseiramente.
Usei doce de leite industrializado ao invés de cozinhar a lata, uma marca Argentina muito boa.
Esse bolo também combina muito com uma ganache de chocolate meio amargo como cobertura ao invés do chantilly com a calda.
eu comeria isso com certeza, mas esse não vi nem o cheiro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirMal deu conta de comer o de coco, mãe! rsrsrs ;-)
ExcluirEu comi isso! e fiquei maravilhada! Rs.
ResponderExcluirParabéns pelo dom, Karen.
Beijos!
Fabiana (Colega de trabalho do Henrique)
Oi Fabiana, que bom que vc gostou! O que vc comeu hoje é ligeiramente diferente desse. O Henrique disse que para ser sonho de valsa precisava ter cobertura de chocolate e não de chantilly! Daí, fiz essa alteração. E acredito eu que tenha ficado até mais gostoso.
ExcluirBjos