sexta-feira, 30 de janeiro de 2015
Nhoque Recheado ao Molho de Calabresa
Nhoque é tudo de bom, com recheio então nem se fala. A ideia eu peguei lá no Panelaterapia e ainda fiquei me perguntando como não tinha pensado nisso antes. Não vou falar que a receita é simples porque exige um certo trabalho, já que é preciso colocar recheio manualmente em um por um; mas vale a pena o esforço.
Ingredientes:
Para os nhoques:
750 gramas de batatas
Cerca de 1 xícara (chá) de farinha de trigo
Sal a gosto
Cerca de 150 gramas de queijo meia cura, em cubinhos
1 gema
1 colher (chá) de margarina ou manteiga
Para o molho de calabresa:
300 gramas de linguiça calabresa cortada em cubos pequenos
1/2 cebola picadinha
1 lata de tomate pelado
1 lata de molho de tomate pronto
Manjericão a gosto
Modo de preparo:
Para o molho de calabresa:
Numa panela com um bom antiaderente, frite a linguiça na própria gordura (se sua panela não for boa, pode ser que grude um pouco; se isso acontecer, coloque um fio de óleo). Quando estiverem quase boas, junte a cebola e mexa bem. Despeje então os tomates pelados, apertando bem com uma colher de pau para que os pedaços diminuam de tamanho. Junte o molho de tomate pronto e cerca de 1/3 xícara (chá) de água (se preferir mais grosso, coloque menos água; se preferir mais ralo, aumente essa quantidade). Prove os temperos e deixe ferver em fogo baixo por uns 5 minutos. Coloque então algumas folhas de manjericão e desligue.
Para os nhoques:
Cozinhe as batatas no vapor, já descascadas e picadas. Quando estiverem bem macias, desligue e amasse-as (eu gosto de passar por uma peneira para não ficar com carocinhos). Espere esfriar e só então acrescente a margarina ou manteiga, a gema, o sal a gosto e a farinha, que deve ser colocada aos poucos. A massa precisa ficar mais firme para poder rechear (se estiver "pegando" muito nas mãos, fica difícil rechear). Pode ser que você use mais ou menos farinha, vai depender do tipo de batatas que você usou, do tipo de farinha, etc. Quando a massa estiver firme e desgrudando das mãos, pegue uma bolinha, abra e coloque um cubinho de queijo. Feche, formando uma bola e reserve.
Cozinhe os nhoques em bastante água fervente. Quando subirem, deixe cozinhar por mais 1 minuto. Retire e disponha-os numa travessa. Ao cozinhar todos os nhoques, coloque bastante molho e leve-os ao forno por alguns minutos apenas para aquecer. Sirva com parmesão ralado.
Dicas:
Não tem como um nhoque recheado ficar pequeno como um nhoque comum, já que você precisa envolver o recheio com massa. Ficam quase do tamanho de almôndegas.
Vários tipos de recheios podem ser usados, desde outros queijos até frango, linguiça e etc. Lembre-se de que quanto mais mole for o recheio (catupiry por exemplo), mais difícil será para rechear.
Para saber o ponto da massa, eu faço uma bolinha antecipadamente, cozinho e provo. Assim não tem como errar e deixar a massa muito dura com farinha, ou mole demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Eu comentaria isso!