sexta-feira, 10 de outubro de 2014
Torta Trio Perfeito
Trio perfeito = chocolate + morango + merengue. Não preciso explicar mais nada, preciso?!
Ingredientes:
Para a base da torta:
1 pacote de mistura pronta em pó para bolo sabor chocolate
1 ovo
2 colheres (sopa) de manteiga (60 gramas)
Para o recheio de chocolate:
2 latas de leite condensado
400 gramas de chocolate meio amargo derretido
2 ovos
Para a camada de morangos e cobertura de merengue:
2 caixinhas de morangos
180 gramas de açúcar de confeiteiro
15 gramas de karo (opcional)
3 claras
1 colher (chá) de essência de baunilha
Modo de preparo:
Para a base da torta:
Misture bem todos os ingredientes até formar uma farofa úmida (eu fiz no processador, é bem mais rápido). Forre o fundo e a lateral de uma fôrma de 25 cm (preferencialmente de aro removível) e reserve.
Para o recheio de chocolate:
Derreta o chocolate como preferir. Numa vasilha, misture com o leite condensado e os ovos, mexa bem até ficar homogêneo (este creme não vai ao fogo). Despeje por cima da base da torta crua e leve para assar, forno preaquecido (180ºC) por cerca de 20-30 minutos (o recheio deve "perder" aquela aparência de líquido, apesar de ficar cremoso. Forma uma espécie de "casquinha" por cima). Retire e deixe esfriar. Coloque na geladeira quando estiver morna e deixe até estar totalmente fria.
Para a camada de morangos e cobertura de merengue:
Prepare o merengue italiano: despeje 40 mL de água em uma panela pesada e acrescente o açúcar e a glucose (karo), e leve ao fogo médio. Misture bem para dissolver. Deixe ferver, aumente o fogo e coloque um termômetro culinário na calda fervente para saber quando ela atingirá 110 ºC. Sempre observando a calda, bata as claras até que formem picos firmes. Interrompa o cozimento da calda assim que ela atingir 121 ºC. Retire a panela do fogo e deixe o borbulhamento baixar por cerca de 30 segundos. Acrescente a calda à clara em um fio fino e contínuo, batendo em velocidade baixa até que a mistura esteja bem firme. Quando toda a calda tiver sido absorvida, continue a bater por mais 15 minutos, em velocidade baixa, até que o merengue esteja completamente frio (30 ºC a 35 ºC). Reserve.
Quando a torta estiver fria, coloque por cima os morangos picados e cubra com o merengue (dá ponto de bico, caso queira usar). Decore com morangos inteiros.
Dicas:
Pode ser que para fazer a base da torta você use mais manteiga (eu usei um pouquinho mais). O importante é dar liga, tem que dar para fazer uma massa ao invés de uma farofa. Se estiver muito seca, coloque mais manteiga.
Esse merengue, na minha opinião, é o que melhor se conserva em geladeira depois de feito. Chega a perder um pouco o volume com o passar dos dias, mas pelo menos não solta aquele aguaceiro que os merengues tradicionais soltam. Se você não tem termômetro, dá para fazer sem ele também: basta esperar a calda ficar com uma cor castanha, e ao colocar um garfo dentro dela, estica um fio (é que chamam de "ponto de voar"). Não fique misturando essa calda, pois o açúcar pode cristalizar.
O que solta água mesmo são os morangos, mas você pode fazer o truque do açúcar (pique os morangos, misture com umas 3 colheres de açúcar e deixe em repouso; vai sair bastante água deles!) e o truque de higienizá-los com álcool de cereais ao invés de água corrente.
Consuma essa torta em no máximo 3 dias e armazene-a em geladeira, totalmente coberta para não ressecar.
Se quiser, use chantilly ao invés de merengue.
Eu usei maçarico culinário por cima do merengue para dar esse efeito douradinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Eu comentaria isso!