quinta-feira, 24 de julho de 2014
Pãozinho de Batata com Catupiry
Gente, a Eduk anda passando vários cursos de culinária bem legais e essa receita é de um deles. Sempre que posso dou uma conferida, mesmo que não consiga ver o curso todo. Para quem quer aprender novas receitas e/ou se aperfeiçoar é uma boa. Esse pãozinho tem um preparo fácil e rápido, não precisa ser expert em pães para obter um bom resultado. Super aprovado!
Ingredientes:
500 gramas de farinha de trigo
50 gramas de margarina (80% lipídios)
10 gramas de sal
35 gramas de açúcar
100 gramas de batata cozida e amassada*
3 gemas
40 gramas de fermento fresco
5 gramas de lecitina de soja
200 mL de água (aproximadamente)
Catupiry a gosto para rechear
Gema para pincelar
Gergelim para polvilhar (opcional)
Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes, deixando a água por último. Vá colocando a água aos poucos enquanto sova, até dar o ponto. Cuidado para não colocar água demais e ter que colocar mais farinha depois (vai estragar as proporções da massa e o resultado não será o mesmo)! O ponto é quando a massa fica um pouco grudenta. Vá sovando e aos poucos você vai notar que a massa vai deixando de ficar grudenta. Sove até atingir o ponto de véu (é quando a massa fica bem elástica, formando bolinhas de ar enquanto você sova). Faça bolinhas do mesmo tamanho e boleie cada uma. Deixe as bolinhas descansarem por 20 minutos sobre superfície untada com óleo e cubra-as com um plástico. Depois, abra a bolinha, recheie e feche muito bem. Disponha cada bolinha numa assadeira untada com óleo e deixe crescer por 15 minutos, também cobertas com plástico. Pincele gema batida e se quiser, salpique gergelim. Leve para assar em forno preaquecido (180ºC) até dourar levemente.
Dicas:
*A batata deve ser cozida no vapor! Eu fiz meia receita, então precisava apenas de 50 gramas de batata amassada. 1 batata pequena deu e sobrou.
A massa é muito grudenta, dá até nervoso de mexer, parece que não vai dar ponto. Mas a não ser que você tenha colocado muita água, o ponto é atingido com a sova. Não caia na tentação de colocar mais farinha. Uma coisa que ajuda muito é untar com óleo a superfície onde o pão será sovado, e também suas mãos. Pode sovar a massa na batedeira (se a sua for tipo planetária), mas é mais difícil de encontrar o ponto dessa forma.
É importante fechar muito bem a massa depois de rechear, caso contrário o catupiry vai vazar (o meu vazou em alguns pães).
Unte bem a forma onde você vai assar. Eu caí na bobeira de colocar esses pãezinhos na assadeira de cupcakes (que é antiaderente) e não prestou porque grudou tudo, além de atrapalhar o crescimento. Eles crescem muito enquanto assam, então o legal é você untar bem a forma e deixar um espaço grande entre eles.
Meia receita renderam 11 pãezinhos.
Lecitina de soja é um conservante. Se você não tem, pode fazer sem. Vai durar um pouco menos. Se quiser usar melhorador de farinha, também pode.
Gente, a chef que ministrou o curso em questão não passou as equivalências das medidas. Quem não tem balança em casa e gosta de cozinhar, sugiro que compre uma. Custa uns 20 reais no mercado livre e ajuda MUITO! Outra opção é jogar no google, tem vários sites de conversão de medidas para colher de sopa, xícara de chá, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Eu comentaria isso!