segunda-feira, 7 de abril de 2014
Hefezopf
Depois de um período de férias viajando, estou de volta! Hefezopf é um tipo de pão alemão, levemente doce, macio e muito saboroso. Vale a pena experimentar!
Fonte: Livro "Do Forno para a Mesa" (p. 446-447).
Ingredientes:
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
125 mL de leite morno
1 ovo grande
450 gramas de farinha de trigo (mais um pouco para polvilhar)
75 gramas de açúcar
1/4 colher (chá) de sal
75 gramas de manteiga sem sal derretida
Óleo vegetal para untar
1 ovo batido para pincelar
Modo de preparo:
Dissolva o fermento no leite morno. Deixe esfriar, adicione o ovo e bata bem. Coloque a farinha, o açúcar e o sal em uma tigela. Faça uma cova e despeje o líquido. Junte a manteiga derretida e incorpore aos poucos até formar a massa. Sove a massa por 10 minutos em superfície enfarinhada até ficar macia e flexível. Coloque em uma tigela untada, cubra com filme de PVC e deixe crescer por 2h-2h30. Sobre uma superfície enfarinhada, pressione a massa. Depois, divida-a em três partes. Usando a palma da mão, role cada parte para formar um rolinho. Role mais, sempre usando as palmas, até chegar a 30 cm de comprimento. Junte as pontas dos três rolos, deixe a emenda para baixo e comece a trançar. Deixe a trança frouxa, com espaço para crescer. Esconda as pontas para baixo. Coloque na assadeira com papel manteiga. Cubra com filme de PVC untado e um pano. Deixe descansar por 2 horas. Não dobrará de tamanho, mas crescerá ao assar. Preaqueça o forno a 190ºC. Pincele com bastante ovo batido. Asse por cerca de 25-30 minutos (o tempo exato depende de cada forno), até dourar. Verifique se as emendas das tranças estão assadas, se não estiverem, cubra com papel alumínio e asse por mais 5 minutos. Desenforme e deixe sobre uma grelha para esfriar.
Dicas:
No meu forno, levou um pouco mais de meia hora para o pão assar.
Você pode acrescentar também passas e/ou amêndoas na massa crua. Se assim desejar, coloque as passas junto com os líquidos na mistura de farinha, antes de sovar. As amêndoas laminadas ficam melhore se forem colocadas sobre o pão já trançado (antes de pincelar o ovo), para dar um efeito bonito.
Este pão é muito mais gostoso no dia em que é feito. Eu fiz apenas meia receita. Se não tem tanta gente em casa, o melhor é reduzir a quantidade para não sobrar.
Esse pão pode ser sovado numa batedeira planetária, aliás, é bem mais fácil assim. Depois que comprei a minha, uso sempre para fazer pães.
Ficou lindo!
ResponderExcluirObrigada Marisa! :-)
Excluir