sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Moussaká
Moussaká é um prato de origem grega feito com camadas de berinjela e batata, e entre elas está um delicioso molho de carne moída. Por cima, leva uma cobertura de molho branco e queijo. É considerado internacionalmente como o prato que representa a culinária grega. Tantas são as variações que existem para essa receita que decidi criar a minha própria.
Ingredientes:
400 gramas de patinho moído
1/2 lata de molho de tomate pronto
1/2 cebola picadinha
2 colheres (sopa) de azeite
1 berinjela grande
1 batata grande ou 2 menores
300 gramas de muçarela fatiada ou ralada
20 gramas de manteiga
20 gramas de farinha de trigo
350 mL de leite
Sal e pimenta
Modo de preparo:
Faça o molho de carne: refogue a cebola picadinha no azeite. Junte a carne moída e misture bem até a carne cozinhar (a carne vai soltar água, deixe cozinhar até essa água secar). Tempere a carne a gosto. Junte então o molho de tomate pronto (deve ficar bem grosso, se estiver ficando com aparência de aguado, coloque menos molho pronto. A carne deve "aparecer"). Misture bem, acerte o sal e reserve.
Fatie a berinjela no sentido do comprimento. As fatias devem ficar bem finas. Fatie também as batatas (não precisa descascar nenhuma das duas). Tempere essas fatias com sal e pimenta e reserve.
Faça o molho branco: numa panela, derreta a manteiga e imediatamente junte a farinha. Mexa sem parar com um fouet e deixe essa mistura dourar por 1 minuto. Junte então o leite e espere engrossar. Tempere a gosto, reserve.
Numa vasilha refratária pequena, monte o seu moussaká: coloque um pouquinho de molho de tomate com carne no fundo. Espalhe metade das fatias de berinjela. Coloque uma camada de muçarela e um pouco do molho de carne. Por cima, coloque metade das fatias de batata, mais muçarela e mais molho. Repita o procedimento com o restante das fatias de berinjela e de batata, terminando com a muçarela. Por cima, despeje todo o molho branco e cubra com mais muçarela. Cubra com papel alumínio e leve ao forno para que a berinjela e a batata cozinhem. Quando estiverem macias, retire o papel e deixe por mais uns 10 minutos.
Dicas:
Como falei antes, essa é a minha versão de moussaká. Há quem faça essa receita apenas com berinjela, há quem cozinhe a berinjela e a batata (se for o caso) antes de montar o refratário, e o que eu achei mais diferente: grande parte das receitas que eu li eram feitas com berinjela e batatas fritas em imersão. Achei muito trabalhoso e preferi fazer com os ingredientes crus, de forma que cozinhassem no molho. Isso torna o tempo de forno bem maior, fique esperto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Eu comentaria isso!