sábado, 5 de outubro de 2013
Bolinho de Nhoque
Muito interessante essa receita por não conter glúten (não leva farinha de trigo) e por ser completamente diferente de tudo que eu já tinha visto sobre nhoques. Confesso que não me interessei em preparar o nhoque propriamente dito e resolvi fazer bolinhos com a massa, seguindo a sugestão que apareceu no programa Mais Você.
Mas se alguém quiser fazer o nhoque, basta cortar a massa já pronta: não precisa cozinhar, vai direto ao molho!
Mais detalhes, é só clicar aqui.
Ingredientes:
1 xícara (chá) de leite (240 mL)
2 ovos
1 colher (sopa) de manteiga (10 gramas)
2 xícaras (chá) de arroz cozido (300 gramas)
1 xícara (chá) de purê de batatas instantâneo (125 gramas)
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado no ralo fino (15 gramas)
noz-moscada ralada a gosto (não coloquei)
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga (10 gramas)
Modo de preparo:
Coloque no processador o leite, os ovos, a manteiga, o arroz cozido, o purê de batatas instantâneo, sal e bata bem até formar uma mistura homogênea. Transfira a mistura para uma panela, adicione o queijo parmesão ralado no ralo fino, a noz-moscada a gosto e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela (+/- 10 minutos). A massa já cozida fica assim:
Numa superfície lisa coloque a massa de nhoque e deixe esfriar. Divida em pequenas porções, e com as mãos coloque uma porção de um recheio a gosto (usei carne moída). Feche bem, passe as bolinhas no ovo batido e depois na farinha de rosca. Frite em óleo quente e sirva.
Dicas:
É enorme a variedade que essa receita permite: você pode fazer nhoques recheados; pode fazer nhoques comuns, pode passar os nhoques pelo azeite numa frigideira (veja no vídeo do Mais Você acima). Eu decidi fazer esses bolinhos porque sinceramente prefiro a massa de nhoque tradicional, com farinha de trigo mesmo.
Eu ainda não tenho um processador e então usei o liquidificador. Precisei fazer a massa aos poucos, porque é pesada e mesmo o meu liquidificador sendo muito bom, não deu conta de bater tudo de uma vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Eu comentaria isso!