segunda-feira, 28 de outubro de 2013
Farofinha Fácil
Essa é ótima para quando você está com pressa (ou preguiça mesmo) e precisa fazer um acompanhamento rápido, fácil e gostoso para o seu almoço!
Fonte: Panelaterapia
Ingredientes:
1/2 cebola picada (se for pequena, use inteira)
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
2 ovos
4 colheres (sopa) de farofa pronta ou farinha de mandioca torrada
Sal, pimenta e cebolinha à gosto
Modo de preparo:
Aqueça o azeite e a manteiga e junte a cebola. Refogue em fogo baixo para a cebola fritar lentamente. Junte os 2 ovos e misture bem (como se estivesse fazendo ovos mexidos). Junte a farinha, mexa e tempere a gosto com sal e pimenta. Finalize com a cebolinha e sirva.
Dicas:
O bom dessa receita é que não rende horrores de farofa. Dá pouco mesmo.
Eu preferi usar a farinha de mandioca torrada. A farofa pronta nada mais é do que essa mesma farinha, só que já temperadinha, passada na manteiga, essas coisas.
quinta-feira, 24 de outubro de 2013
Muffin Moça com Chocolate
Já viram que as latinhas de leite condensado Moça estão vindo com receitas? Algumas são bem legais e essa é justamente uma delas. A cobertura de Nutella ficou por minha conta (vício!), mas os muffins sem cobertura também são muito bons. Ficam muito leves e fofinhos.
Ingredientes:
120 gramas de manteiga
1 lata de leite condensado
2 ovos
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de castanhas de caju picadas
1/2 tablete de chocolate meio amargo picado (85 gramas)
Nutella (caso queira)
Modo de preparo:
Na batedeira, bata a manteiga (em temperatura ambiente) com o leite condensado (vá colocando aos poucos, em fio) e continue batendo até obter uma mistura cremosa. Adicione os ovos, um a um, batendo sempre. Junte a farinha e o fermento e bata na velocidade mínima, apenas para misturar. Misture as castanhas de caju e o chocolate meio amargo picados, mexendo cuidadosamente. Distribua a massa em forminhas de papel (encha apenas metade) colocadas dentro de formas para empada ou cupcake. Asse em forno médio (180º C), preaquecido, até que estejam levemente dourados. Espere esfriar e passe um pouco nutella por cima.
Dicas:
Esses muffins assam rápido e são danados para queimar! Fique de olho no seu forno, a lata sugeria 30 minutos de forno mas aqui no meu assou em menos de 15!
Fiz meia receita e renderam 9 muffins.
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
Bolo de Chocolate Branco com Morangos
Esse foi o bolo de aniversário de 3 anos do meu filho. Depois de pesquisar e perguntar milhões de opiniões, fiquei com essa ideia: um bolo feito com massa de chocolate preto, um recheio delicioso de chocolate branco e o outro recheio de chantilly com morangos. E não podia faltar chantilly para a cobertura também. Ficou super leve, nada enjoativo e todo mundo gostou.
Agradeço à minha amiga Izabel que me deu várias dicas importantes sobre como melhor utilizar os morangos, e à minha amiga Silvia que me apresentou combinações incríveis de recheios de bolos.
Ingredientes:
Para a massa:
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
7 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
Para o recheio de chocolate branco:
3 barras (cerca de 450-500 gramas) de chocolate branco picado (nobre)
1 lata de creme de leite
Para o recheio de morangos:
Cerca de 2 caixinhas de morangos
Aproximadamente 350 mL de chantilly
Para a cobertura e decoração:
Cerca de 350 mL de chantilly
1 caixinha de morangos
Raspas de chocolate branco (nobre)
Gotas de chocolate ao leite
Modo de preparo:
Para a massa:
Bater muito bem as gemas com o açúcar e a margarina. Acrescentar o leite e bater apenas para misturar. Por último, juntar a farinha, o chocolate em pó e o fermento peneirados. Misture com um fouet, se não tiver um, bata rapidamente na velocidade mínima da batedeira. Despejar a massa numa fôrma funda (untada e enfarinhada), de aro removível, com 25 cm de diâmetro. Levar para assar em forno pré-aquecido por cerca de 35 minutos.
Para o recheio de chocolate branco:
Derreta o chocolate branco como preferir e misture com o creme de leite (eu derreto o chocolate branco já com o creme de leite direito no fogo bem baixo, mexendo sempre e retirando de vez em quando). Deixe esfriar.
Para o recheio de morangos:
Das 3 caixinhas de morangos que você vai usar nesse bolo, retire 1/3 dos morangos mais bonitos e reserve para a decoração. Higienize os morangos como preferir (leia mais nas dicas!), pique-os e coloque umas 4-5 colheres de sopa de açúcar sobre eles. Espere cerca de 40 minutos a 1 hora, depois escorra a água que se formou e seque bem os morangos. Bata o chantilly bem gelado e misture com os morangos picados.
Para a cobertura e decoração:
Monte o bolo: corte a massa já fria em 3 partes e molhe cada uma com uma calda de sua preferência (eu gosto de usar leite com açúcar). Forre um plástico grande na própria forma onde o bolo foi assado (isso é para ajudar a desenformar o bolo depois). Coloque uma parte da massa por cima deste plástico e despeje o recheio de chocolate branco. Espalhe bem e coloque outra parte da massa. Agora coloque o recheio de morangos com chantilly. Cubra com a terceira parte da massa e feche o plástico, de modo a proteger o bolo (se o plástico não der para cobrir, use papel alumínio). Leve para gelar até o dia seguinte (mínimo de 6 horas).
Decorrido o tempo, bata o chantilly bem gelado conforme instruções da embalagem e reserve. Desenforme o bolo já no prato de servir, retire o plástico e espalhe uma generosa camada de chantilly, cobrindo todo o bolo. Confeite como desejar - eu usei bico folha nas laterais, depois usei o bico 107 Wilton para fazer pequenas flores ao redor do topo do bolo e também uma "linha" que o dividia em 2 partes. Preenchi uma das partes com os morangos mais bonitos que havia reservado e a outra metade com raspas de chocolate branco. Sobre cada florzinha, coloque 1 gotinha de chocolate.
Leve à geladeira até o momento de servir.
Dicas:
Quem acompanha meu blog, sabe que há tempos venho tentando descobrir uma maneira de usar morangos nos bolos sem que fiquem rapidamente encharcados por causa da água que soltam. Na última receita com morangos que postei aqui, falei sobre o truque do açúcar que realmente dá certo, mas que não é 100%. Além de usar essa dica, usei também essa outra que a Izabel me passou: lavar os morangos em água corrente não é bom, pois eles vão absorver mais água ainda. O ideal é lavá-los com álcool de cereais, produto encontrado em casas de festas, de produtos naturais e farmácias.
Acontece que por aqui não achei o tal álcool... aí resolvi lavar os morangos com água mesmo, mas um por um, com um pano bem limpo. Dá um trabalhão, mas que compensa porque no final das contas o bolo não encharcou, os morangos ficaram mais bonitos e a durabilidade foi maior.
Para o recheio, prefira os morangos menos maduros!
Não me canso de falar que a qualidade do seu bolo vai depender de você usar bons ingredientes. Então, nada de chocolate branco ruim! Eu prefiro perder beleza do que qualidade. Veja que as raspas de chocolate branco no topo do bolo não estão perfeitas, isso porque não usei chocolate fracionado/hidrogenado no preparo do bolo e nem na decoração. E quem mexe com chocolate nobre sabe como é difícil fazer raspas com ele... mas estou praticando!!
A quantidade de chantilly que usei foi aproximada porque na verdade eu não medi. Bati uma caixa de 1 litro e fui usando conforme queria. Usei o da marca Hulalá "oro", especial para decorar (como o bolo ia ficar muitas horas fora de geladeira, resolvi usar o mais resistente).
terça-feira, 15 de outubro de 2013
Rigatoni Recheado
Tá aí um método prático de rechear o rigatoni. Vi essa dica rolando no facebook e não resisti em testar. A única parte chata é ter que colocar todos os tubinhos de macarrão de pé, mas isso aí não impede ninguém de testar essa ótima ideia!
Ingredientes:
250 gramas de macarrão tipo rigatoni
300 gramas de carne moída
80 gramas de linguiça (da fininha), picada em rodelas
1/2 cebola picadinha
Cerca de 2 colheres (sopa) de azeite
1 sachê de molho de tomate pronto
Fatias de muçarela
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Primeiro cozinhe o macarrão em bastante água e sal (não coloque óleo e nem azeite!). Quando estiver al dente, escorra a água (não passe o macarrão na água fria!) e reserve para esfriar. Faça o molho: aqueça o azeite e junte a cebola picadinha, mexa por cerca de 1 minuto. Acrescente a carne e não pare de mexer, de forma a desfazer os grumos de carne que se formam. Quando a carne perder a aparência de crua, tempere a gosto (eu costumo usar um pedacinho de caldo de carne, ou então a ponta de uma colher de tempero caseiro). Junte as rodelas de linguiça, tampe a panela e abaixe o fogo. De vez em quando, abra a panela e misture um pouco. Quando a água que se formou tiver secado, junte o molho de tomate. Mexa bem, e se necessário, coloque um pouquinho de água quente. O molho precisa ficar mais grosso e encorpado, então não jogue muita água. Deixe cozinhar uns 5 minutos e desligue. Retire 1 concha desse molho e depois colete todas as rodelas de linguiça. Coloque no liquidificador e processe até que as rodelas desapareçam. O objetivo é encorpar o molho e fazer com que a linguiça fique bem picadinha. Se você tiver um processador de alimentos, é melhor do que o liquidificador. Retorne o molho batido (ou processado) à panela e deixe ferver novamente por uns 2 minutos. Com o molho pronto, proceda da seguinte forma:
pegue o macarrão já cozido e frio e disponha cada rigatoni de pé, lado a lado, assim:
Agora coloque o molho com cuidado, de forma que entre bastante molho em cada macarrão. Vá fazendo devagar e dando umas batidinhas na forma para que o molho desça:
Coloque todo o molho preparado. Agora, disponha por cima quantas fatias de muçarela desejar.
Leve ao forno até o queijo derreter e sirva imediatamente.
Dicas:
É fundamental usar uma massa de boa qualidade para fazer essa receita. O macarrão precisa ser cozido antes de ser recheado, e o cozimento não pode fazer com que a massa se quebre toda. Escolha um macarrão grano duro.
Você também pode colocar vários outros recheios nesse macarrão. Vale pequenas fatias de presunto e queijo, frango desfiado, 4 queijos, etc. Só vai dar um pouco mais de trabalho para rechear.
Eu não sabia como calcular a quantidade exata de macarrão para a forma que queria usar, então medi antes de cozinhar. Basta colocar a massa de pé na forma antes de cozinhar também. Sim, você vai fazer a parte chata dessa receita 2 vezes se optar por esse método, mas é melhor do que ter macarrão sobrando. Lembre-se de que o macarrão cozido absorve água e aumenta um pouco de tamanho quando pronto.
Quando você for preparar qualquer macarrão, lembre-se de 2 coisas: não coloque óleo ou azeite na água de cozimento! Isso faz com que a massa fique gordurosa sem necessidade, além de diminuir a aderência do molho. Quer que o seu macarrão não grude? Coloque para cozinhar numa panela bem grande com bastante água, mexa ocasionalmente e o mais importante: opte por uma massa de qualidade! A outra coisa para se lembrar é de nunca lavar o macarrão na água fria! Isso serve apenas para esfriar a massa.
A foto original mostrava essa receita sendo feita numa forma redonda de aro removível, e depois de pronto o macarrão era desenformado, ficando como uma torta. Eu não quis fazer assim porque queria fazer uma quantidade pequena e as minhas formas desse tipo são grandes.
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Cupcakes de Chocolate com Nutella
Esse ano resolvi fazer lembrancinha para o aniversário do meu filho. Os escolhidos foram esses cupcakes! A massa foi de chocolate (muito leve e úmida que eu já postei aqui), o recheio de Nutella (e alguns foram recheados com doce de leite porque a Nutella acabou antes da hora e não dava tempo de procurar mais, rsrs!) e essa cobertura deliciosa que não derrete.
Ingredientes:
Para a massa do cupcake:
1 ovo grande
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de achocolatado (usei chocolate em pó)
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de água fervendo
1/4 xícara (chá) de óleo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Para o recheio:
Nutella o quanto baste
Para a cobertura:
1/3 xícara (chá) de creme de leite fresco
3/4 xícara (chá) de chocolate em pó
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro (45 gramas)
2 colheres (sopa) de licor de chocolate (não coloquei)
200 gramas de manteiga em temperatura ambiente
Confeitos à gosto
Modo de preparo:
Para a massa do cupcake:
Numa vasilha, coloque o ovo e bata bem com uma colher de pau (se tiver um fouet, melhor). Junte o açúcar e bata bem novamente. Vá colocando um ingrediente de cada vez, na ordem, e bata bem após cada adição. Unte e enfarinhe a fôrma de cupcakes (se você for usar forminhas de papel, não precisa untar e nem enfarinhar) e distribua a massa até a metade de cada cavidade. Leve ao forno para assar.
Para a cobertura e montagem:
Na batedeira, coloque todos os ingredientes e bata bem até formar uma mistura homogênea. Fica um creme leve e fofo. Com as mãos ou com a ajuda de uma colher de chá, retire o miolo de cada cupcake já frio. Cuidado para não atingir o fundo do bolinho. Recheie com a nutella. Coloque a cobertura em um saco de confeiteiro com bico pitanga e decore. Cubra com confeitos.
Dicas:
Não coloque os cupcakes na geladeira! Vai endurecer a nutella e também a cobertura. Deixe fora mesmo, não vai estragar. Consuma em 2-3 dias, no máximo.
Falar de rendimento é complicado nesse caso, mas vou tentar. Fiz esses cupcakes da foto como um teste para saber se os 48 cupcakes do aniversário ficariam bons. Fazendo uma aproximação, a massa dá para cerca de 12 cupcakes, a nutella (se for o pote grande) dá para uns 22-24 cupcakes (coloquei cerca de 1 colher de chá de nutella em cada um) e a cobertura dá para cobrir bem uns 8-10 cupcakes.
Nos cupcakes teste, resolvi colocar chocolate granulado. Mas achei que ficaram melhores sem esse confeito e nos cupcakes do aniversário eu não coloquei. Apesar de não ter experimentado ainda, acho que ficariam bons com uma lasca de chocolate ao leite.
quarta-feira, 9 de outubro de 2013
Arroz Doce da Vó Maria
Vó Maria, mãe do meu pai, faz um arroz doce fantástico! Já postei arroz doce aqui no blog antes (abafa, essa é muito melhor), mas essa receita merece uma nova postagem porque agora peguei todos os segredinhos que a gente só conhece quando vê a pessoa fazer. Pois foi isso mesmo, pedi à vó Maria que fizesse o famoso arroz doce na minha presença. Quer mandar bem na sobremesa? Essa receita não tem erro!
Ingredientes:
2 copos (requeijão) de arroz catado e lavado
1 colher (chá) de manteiga para untar a panela
Cerca de 4 litros de leite de saquinho* (tipo A)
Cerca de 2-3 xícaras de açúcar
2 latas de leite condensado
2 ovos inteiros
Raspas de limão a gosto
Canela a gosto
Modo de preparo:
Aqueça uma panela grande e derreta a manteiga, espalhando bem por todo o fundo da panela. Coloque cerca de meio litro de água fria e junte o arroz lavado. Deixe ferver e vá juntando o leite fervente, aos poucos, mexendo sempre. Quando o arroz estiver secando (fica grosso), junte mais leite. Vá fazendo isso até o arroz ficar bem macio. Só então junte o açúcar, deixe ferver mais um pouco. Coloque as latas de leite condensado, sempre mexendo. No liquidificador, bata bem os ovos inteiros com um pouquinho de leite e despeje na panela do arroz doce. Nessa hora, o conteúdo da panela tenderá a subir muito, não pare de mexer. Prove, acerte o açúcar. Coloque raspas de limão a gosto, misture e desligue o fogo. Polvilhe canela e sirva.
Dicas:
*Minha avó sempre usa leite tipo A (o de saquinho) no arroz doce. De acordo com ela, o leite tem mais gordura que o de caixinha, deixando o arroz doce mais encorpado.
É importante adicionar sempre o leite bem quente no arroz doce. Coloque uma leiteira no fogo ao lado da panela do doce.
Deixe o grão de arroz ficar beeem macio! Isso é importante porque, quando você colocar o doce na geladeira, o grão vai endurecer um pouco (já reparou como o arroz de todo dia fica mais durinho na geladeira?). Se você não cozinhar direito, depois de gelado o arroz doce ficará duro.
Eu tenho receio de usar ovo em muitas receitas, mas nessa receita de arroz doce posso dizer que não tenho mais nenhum. Batendo os ovos no liquidificador, não fica mesmo com gosto de ovo! Pode colocar sem medo. O ovo também está lá para garantir uma cremosidade ao doce.
Cuidado com as raspas de limão! É para quem gosta de azedinho mesmo, porque o gosto pega muito fácil no doce. Minha avó usa aproximadamente raspas de meio limão.
Tá achando que vai muito açúcar? Eu também achei, mas essa quantidade aí não é exagero não. Fica um docinho sem estar enjoativo. Mas é importante colocar aos poucos e ir provando a cada adição para não errar.
Essa quantidade rende um absurdo! Fiz mais ou menos 3/4 de xícara de arroz e comi o doce a semana inteira. Que sacrifício...!
sábado, 5 de outubro de 2013
Bolinho de Nhoque
Muito interessante essa receita por não conter glúten (não leva farinha de trigo) e por ser completamente diferente de tudo que eu já tinha visto sobre nhoques. Confesso que não me interessei em preparar o nhoque propriamente dito e resolvi fazer bolinhos com a massa, seguindo a sugestão que apareceu no programa Mais Você.
Mas se alguém quiser fazer o nhoque, basta cortar a massa já pronta: não precisa cozinhar, vai direto ao molho!
Mais detalhes, é só clicar aqui.
Ingredientes:
1 xícara (chá) de leite (240 mL)
2 ovos
1 colher (sopa) de manteiga (10 gramas)
2 xícaras (chá) de arroz cozido (300 gramas)
1 xícara (chá) de purê de batatas instantâneo (125 gramas)
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado no ralo fino (15 gramas)
noz-moscada ralada a gosto (não coloquei)
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga (10 gramas)
Modo de preparo:
Coloque no processador o leite, os ovos, a manteiga, o arroz cozido, o purê de batatas instantâneo, sal e bata bem até formar uma mistura homogênea. Transfira a mistura para uma panela, adicione o queijo parmesão ralado no ralo fino, a noz-moscada a gosto e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela (+/- 10 minutos). A massa já cozida fica assim:
Numa superfície lisa coloque a massa de nhoque e deixe esfriar. Divida em pequenas porções, e com as mãos coloque uma porção de um recheio a gosto (usei carne moída). Feche bem, passe as bolinhas no ovo batido e depois na farinha de rosca. Frite em óleo quente e sirva.
Dicas:
É enorme a variedade que essa receita permite: você pode fazer nhoques recheados; pode fazer nhoques comuns, pode passar os nhoques pelo azeite numa frigideira (veja no vídeo do Mais Você acima). Eu decidi fazer esses bolinhos porque sinceramente prefiro a massa de nhoque tradicional, com farinha de trigo mesmo.
Eu ainda não tenho um processador e então usei o liquidificador. Precisei fazer a massa aos poucos, porque é pesada e mesmo o meu liquidificador sendo muito bom, não deu conta de bater tudo de uma vez.