segunda-feira, 8 de julho de 2013
Torta Segura Marido
As minhas receitas mais especiais me foram passadas por pessoas queridas. Já mencionei a minha amiga Cleusa aqui no blog antes, pois foi com ela que peguei a melhor receita de pão de queijo já testada por mim, e também a receita de uma divina torta de chocolate branco com coco. A Cleusa tem mesmo mãos de fada e me passou outra delícia, e junto com essa receita ainda recebi vários mimos trazidos por ela da Alemanha. Cleusa, sei que sua saúde não anda bem e de longe estou aqui na torcida por sua recuperação. Obrigada por mais esta receita e também pelos presentes.
Agora, falando da torta... falar o quê? Precisa??
Ingredientes:
Para a torta:
2 e 1/2 pacotes de biscoitos tipo "maizena"
500 gramas de doce de leite (escolha um que seja mais firme)
1 colher (sopa) de manteiga de amendoim (sugestão: a Peter Pan é espetacular)
1 caixinha de creme de leite
200 gramas de creme de leite fresco
4 gotas de essência de baunilha
1 colher (sopa) de rum (e mais um pouco para passar os biscoitos) - não coloquei
Para o crocante:
1/4 xícara (chá) de amendoim torrado e quebrado em pedaços (não triture)
1/2 xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo:
Para a torta:
Triture no processador (ou liquidificador) aproximadamente 1/3 de um dos pacotes de biscoitos. Abra a lata de doce de leite, retire cerca de 5 colheres de (sopa) e reserve. Pegue o doce de leite restante e misture com a farinha de biscoitos, o rum, a caixinha de creme de leite e a manteiga de amendoim. Pegue uma travessa pequena (eu usei uma forma redonda de 20 cm) e forre com um filme plástico, deixando as sobras nas laterais para facilitar na hora de desenformar. Molhe os biscoitos rapidamente no rum, sem encharcá-los, e faça camadas de biscoitos com o creme. Termine com uma camada de biscoitos. Leve para a geladeira por cerca de 6 horas. Quando a torta estiver firme, bata o creme de leite fresco até ficar em ponto de chantilly. Desenforme a torta já no prato de servir e espalhe o creme de leite batido.
Para o crocante:
Derreta o açúcar no fogo até formar um caramelo, mexendo sempre. Quando derreter, junte o amendoim. Despeje em uma forma untada com manteiga e espere esfriar. Desenforme o crocante já frio e quebre-o em pedaços pequenos (use um saco plástico, ou um pano limpo). Jogue por cima do creme de leite batido para finalizar a torta.
Dicas:
De novo, eu preferi abrir mão da bebida (o rum) no doce porque não gosto, mesmo com a Cleusa falando que faria muita diferença. Preferi não arriscar, já que a torta parecia tão boa e o sabor de bebidas em sobremesas não me agrada.
Sobre a manteiga de amendoim, é muito importante que seja de qualidade. A manteiga de amendoim da marca Peter Pan é excelente, não tem açúcar e não deixa o doce excessivamente açucarado.
Ainda falando de marcas, os biscoitos também fazem diferença. Eu recomendo os da marca Piraquê.
Outra coisa que balanceia o açúcar é a cobertura - o creme de leite fresco - não levar açúcar. Como aqui em casa preferimos tudo mais docinho, acabei adoçando levemente o chantilly. Faça como preferir.
Quando for fazer o crocante, prepare uma forma untando-a com manteiga (ou margarina) e deixe-a previamente no congelador (5 minutos bastam). Isso vai fazer com que o crocante solte mais facilmente da forma.
Não cheguei a usar toda aquela quantidade de biscoitos. Sobrou um pouco mais da metade de um pacote.
Oi Karen, deve ficar deliciosa... mas nem vou me arriscar, meus meninos não vão comer (meu pequeno nem come bolo, para vc ter uma idéia) e depois quem vai comer tudo sou eu :-(
ResponderExcluirBeijos