sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Torta de Morangos e Avelãs
Sabe quando bate aquela ideia doida de sair inventando e misturando as coisas? Pois é, foi o que me aconteceu com essa torta. Estava com vontade de comer algo diferente, e queria aproveitar a febre dos vermelhinhos - estão lindos, baratos e deliciosos! Inspiração não dá todo dia não, então tratei de aproveitar.
Ingredientes:
Para a base da torta (pão-de-ló):
2 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar refinado
5 e 1/2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Para o creme de avelãs:
1 lata de leite condensado
3 gemas peneiradas
300 mL de leite
1 colher (sopa) rasa de amido de milho
100 gramas de avelãs trituradas*
Para o merengue italiano:
3 claras
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
Para montagem e decoração:
2 caixas de morangos
30 gramas de avelãs
Calda de chocolate a gosto
Modo de preparo:
Para a base da torta (pão-de-ló):
Bater muito bem os ovos com o açúcar na batedeira até obter uma consistência leve e espumosa. Peneirar a farinha e incorporar na mistura com um fouet. Unte e enfarinhe uma fôrma de 20 cm de diâmetro, de fundo removível, e leve para assar. Desenforme e deixe esfriar.
Para o creme de avelãs:
No liquidificador, bata o leite condensado, o leite, as gemas peneiradas e o amido de milho. Leve ao fogo e mexa sem parar. Quando engrossar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 2 minutos, sempre mexendo. Desligue e junte as avelãs trituradas. Reserve até esfriar.
Para o merengue italiano:
Bater as claras em neve. Enquanto isso, levar o açúcar e a água ao fogo baixo, sem mexer. Quando formar uma calda que faça um fio (como chiclete), despejar ainda quente nas claras, sem parar de bater, até formar um creme firme e brilhante.
Para a montagem e decoração:
Na própria fôrma onde o pão-de-ló foi assado, coloque morangos cortados ao meio (seque-os bem numa folha de papel toalha) fazendo toda a volta da assadeira. A parte de dentro do morango deverá ficar voltada para o lado de fora da torta. Em seguida, despeje o recheio de avelãs. Cubra com o merengue italiano. Decore com morangos inteiros, avelãs inteiras e com fios de calda de chocolate. Leve para a geladeira até firmar (umas 4 horas, no mínimo) e então desenforme com cuidado. Sirva gelada.
Dicas:
*Não triture demais as avelãs para o recheio. Ficam mais gostosas quando são achadas aos pedacinhos no creme. Triture grosseiramente no liquidificador.
Se você não gosta de avelãs, experimente fazer com nozes ou castanhas. O mesmo vale para o merengue italiano: você pode cobrir com chantilly, glacê, ganache, etc.
Que delícia !!! Tá lindo "EU COMERIA ISSO"!!! Bjoss.
ResponderExcluirNossa Karem que inspiração hein?nada melhor que fazer da cozinha uma deliciosa brincadeira, os resultados são surpreendentes!Bjus.
ResponderExcluirA apresentação do prato está maravilhosa , creio que o sabor também esteja !!!
ResponderExcluirLindissima, digna de livro de receitas... Bjos =*
ResponderExcluirParece bom demais!! Estou aqui pesquisando um bolo para o aniversário do Gui! beijos
ResponderExcluir