sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Torta de Morango II
Outra dos livros de Michel Roux. Essa torta é leve, daquelas que você consegue comer, comer e comer sem parar. Diferente e deliciosa.
Fonte: Receitas de massas doces e salgadas - Michel Roux (p. 87)
Ingredientes:
Para a pâte sucrée (massa):
250 gramas de farinha de trigo
100 gramas de manteiga cortada em cubos e ligeramente amolecida
100 gramas de açúcar de confeiteiro peneirado
1 pitada de sal
2 ovos em temperatura ambiente
Para o creme de confeiteiro:
3 gemas
65 gramas de açúcar refinado (cerca de 2 colheres de sopa)
1 colher (sopa) de farinha de trigo
250 mL de leite
1 fava de baunilha cortada no sentido do comprimento ou 1 colher (café) de essência
Outros ingredientes do recheio:
750 gramas de morangos maduros
300 gramas de creme chantili (usei 1 caixinha)
Alguns raminhos de hortelã (não coloquei)
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de preparo:
Para a pâte sucrée (massa):
Ponha a farinha sobre uma bancada de trabalho (de preferência, mármore) e crie um montinho, fazendo um buraco no meio. Acrescente a manteiga, o açícar de confeiteiro e uma pitada de sal e misture esses ingredientes com a ponta dos dedos. Gradualmente, coloque a farinha no centro e misture com a ponta dos dedos, até formar uma massa levemente granulada. Mais uma vez, abra um buraco no meio e adicione os ovos. Incorpore-os na mistura de farinha com a ponta dos dedos, até a massa começar a ficar uniforme. Quando a massa estiver bem amalgamada, amasse-a algumas vezes com a palma da mão até ficar homogênea. Forme uma bola, envolva com filme plástico e leve à geladeira por 1-2 horas antes de utilizar. Após o tempo de descanso, desembrulhe a massa e a bra-a em superfície limpa e enfarinhada, deixando -a com 2-3 mm de espessura. Transfira para uma fôrma redonda (25 cm) desmontável e deixe na geladeira por pelo menos 20 minutos. Perfure levemente a base da massa e leve ao forno até dourar levemente. Reserve até esfriar.
Para o creme de confeiteiro:
Peneire as gemas e bata com 1 colher de açúcar em uma vasilha, até obter uma consistência ligeiramente elástica. Adicione a farinha, batendo bem. Em uma panela, aqueça o leite com o restante do açúcar e a baunilha. Assim que começar a ferver, adicione à misture de gema, mexendo sempre. Misture bem e depois desepeje novamente na panela. Leve para ferver em fogo médio, mexendo sem parar com o batedor de ovos. Deixe borbulhar por 2 minutos e passe para uma vasilha. Reserve até esfriar (Michel Roux dá uma dica para não formar crosta na superfície enquanto o creme esfria: basta polvilhar açúcar de confeiteiro por cima. Eu testei e funciona mesmo!). Se tiver usado a fava de baunilha, despreze-a.
Montagem:
Corte os morangos ao meio, se forem grandes; caso contrário, deixe-os inteiros. Bata o chantili bem gelado e adicione delicadamente ao creme confeiteiro já frio, e então recheie a massa com essa mistura. Arranje os morangos por cima. Ponha a tarte num prato, decore com ramos de hortelã e polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Dicas:
Vai sobrar um pouco dessa massa, se você utilizar uma fôrma de 25 cm. Você pode congelar o que restar por 3 meses, ou manter na geladeira por alguns dias. Eu não testei, mas acho que dá para fazer metade dessa quantidade de massa.
Michel Roux dá uma dica para assar massas: depois de cobrir toda a fôrma com a massa, forre papel manteiga e cubra com uma camada de grãos para assar (grãos de cerâmica ou sementes secas). Isso pressiona a massa e impede que ela fique irregular após assar. Deixe por quase todo o processo e retire no final, para que a base da massa doure e seque.
Decidi fazer essa torta e só depois de ter começado percebi que tinha apenas 500 g de morangos na geladeira. A receita pede 750 g, como podem ver, minha torta ficou com uns "buracos".
Ainda bem que vc tá chegando mais perto de nos!!!Com essas delíciasss, nao vou sair da sua casa!!!KkkkkBjossssss
ResponderExcluirDelicia!!!!'Buracos?????? onde????rsrssrr ficou linda demais,bjus.
ResponderExcluirClau, era para ela ficar entupida de morangos, sen nenhum espaço entre eles rsrsrssr
ResponderExcluirBjs
Hum, parece-me delicioso...
ResponderExcluirSalivei, ao pé da letra.
Bjs