terça-feira, 31 de maio de 2011
Enroladinho de Presunto e Queijo
Postada originalmente como "pão salgado, pão pizza" pela Jussara lá na comu "Culinária - Receitas" do Orkut, resolvi trocar o nome da receita porque aqui no blog já tem muitos pães salgados. Essa receita é excelente e combina muito bem com os lanches de final de tarde.
Ingredientes:
Para a massa:
1 quilo de farinha de trigo (aproximadamente)
100 mL de óleo
1 pacote de fermento biológico
1 copo de leite morno
1 copo de água
1 ovo
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de açúcar
Gema ou café para pincelar (usei a gema)
Orégano para polvilhar (não coloquei)
Para o recheio:
200 gramas de presunto fatiado
200 gramas de mussarela fatiada
Modo de preparo:
Bater no liquidificador todos os ingredientes, exceto a farinha, que deve ser acrescentada aos poucos. Misture bem e depois sove. Se necessário, acrescente mais farinha, a massa deve desgrudar das mãos. Deixe crescer por cerca de 45 minutos. Abra a massa numa superfície enfarinhada, em retangulos do tamanhos das fatias de presunto e queijo, coloque o recheio e enrole como rocambole. Pincele gema ou café, polvilher orégano e leve para assar.
Dicas:
Há diversas formas de fazer pãezinhos e também de rechear essa massa. Você pode mudar o formato, fazer pães menores como petiscos, ou até um pão grande. O recheio também fica por conta da sua criatividade.
Os líquidos devem estar mornos, não tão quentes e muito menos frios, nesses casos o fermento pode não agir corretamente e sua massa ficar pesada.
Fiz metade dessa receita, pois rende bastante.
O copo utilizado na receita tem capacidade de 250 mL.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Filé Suíno com Bacon
Essa carne assada é muito fácil de fazer e o bacon enroladinho dá um toque a mais no prato, que é bem tradicional. Vamos a receita:
Ingredientes:
500 gramas de filé mignon suíno
Cerca de 6 fatias finas e compridas de bacon
Temperos a gosto
Modo de preparo:
Limpe muito bem a carne, tempere suavemente e deixe descansar por uma hora. Enrole as fatias de bacon em toda a extensão da peça de carne e pressione bem para que não se soltem. Coloque numa assadeira e leve para assar coberto com um papel alumínio por cerca de 20 minutos. Depois, retire o papel e deixe a carne terminar de assar. Quando estiver pronta, fatie e sirva.
Dicas:
Eu compro o bacon já fatiado, daquelas caixinhas de 250 gramas da Sadia, Perdigão, etc., vem no comprimento e espessura corretos, é só enrolar na carne.
A carne fica com um leve gosto de bacon, então cuidado para não exagerar na quantidade de tempero.
Essa quantidade serve duas pessoas.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Nhoque (versão 2)
Passeando pelos blogs que sigo, encontrei uma maneira interessante e bem diferente de se fazer nhoque. As batatas são cozidas no microondas. Dessa forma, a massa ficará mais seca e a quantidade de farinha utilizada com certeza será menor. Essa receita é do Panelaterapia (www.panelaterapia.com), prática e gostosa. Eu testei e aprovei.
Ingredientes:
500 gramas de batatas (a asterix, aquela da casca rosada)
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de manteiga ou margarina
1 gema
Modo de preparo:
Descasque as batatas e pique em cubos pequenos. Coloque os cubos num saco plástico (desses que usamos para comprar legumes nos mercados), dê um nó e faça uns furinhos com a ponta da faca. Coloque no microondas na potência alta por 5 minutos. Deixe descansar por 2 minutos, verifique se estão macias (se precisar, coloque mais uns minutos no microondas). Amasse as batatas ainda quentes e deixe esfriar completamente. Misture os outros ingredientes, faça bolinhas e cozinhe em bastante água fervente. Quando subir, estarão prontos. Coloque molho a gosto e sirva imediatamente.
Dicas:
O tempo de cozimento das batatas depende de cada microondas.
Pode ser que seja necessário colocar um pouquinho mais de farinha para que o nhoque não grude nas mãos. Eu costumo colocar a farinha aos poucos, faço um nhoque, cozinho e e provo. Se estiver mole, então coloco mais farinha.
Eu gosto de colocar as batatas já cozidas e amassadas na geladeira. Além de acelerar o processo, gasto ainda menos farinha.
A receita pede para usar a batata asterix porque tem menor quantidade água, mas confesso que usei a comum mesmo.
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Bolo de Chocolate com Laranja
Nunca tinha provado um bolo de chocolate com laranja e resolvi fazer esse do livro "União 100 anos" (p. 58) para experimentar. Eu diria que é exótico, bem diferente dos bolos que costumo fazer. O gosto de laranja fica bem suave.
Ingredientes:
Para o pão-de-ló de chocolate:
8 colheres (sopa) de açúcar (160 gramas)
8 colheres (sopa) de farinha de trigo (120 gramas)
8 ovos
6 colheres (sopa) de chocolate em pó (90 gramas)
1 colher (chá) de fermento em pó (4 gramas)
Para o recheio:
2 xícaras (chá) de açúcar (380 gramas)
1 xícara (chá) de suco de laranja coado (200 mL)
5 gemas peneiradas
2 e 1/2 xícaras (chá) de leite (500 mL)
5 colheres rasadas de amido de milho (40 gramas)
1 colher (sobremesa) de raspas de laranja
1 colher (chá) de manteiga (5,5 gramas)
Para a cobertura:
1 lata de creme de leite
200 gramas de chocolate meio amargo picado (usei ao leite)
1 colher (sopa) de glucose de milho (não coloquei)
Modo de preparo:
Para o pão-de-ló de chocolate:
Bata o açúcar com os ovos até dobrar o volume. Sem bater, adicione delicadamente a farinha previamente misturada com o chocolate e o fermento, peneirando-a sobre a massa. Coloque numa fôrma redonda (a minha tem 20 x 7 cm), o fundo dorrado com papel-manteiga também untado, e asse no forno pré-aquecido. Desenforme morno. Espere esfriar e corte em 3 camadas.
Para o recheio:
Ferva o açúcar com o suco de laranja até obter uma calda em ponto de fio grosso. Depois que esfriar, junte as gemas, o leite e o amido de milho previamente misturados. Leve ao fogo, mexendo sempre, até cozinhar e engrossar. Fora do fogo, acrescente as raspas e manteiga. Utilize frio.
Para a cobertura:
Misture os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até obter um creme liso e brilhante (não deixe ferver). Utilize em temperatura ambiente.
Montagem:
Intercale camadas de bolo e creme de laranja, finalizando com bolo. Cubra com a cobertura e decore a gosto.
Dicas:
A receita não pediu, mas molhei as camadas de bolo com suco de laranja levemente adoçado.
Para fazer o recheio, bati o leite, o amido de milho, as gemas peneiradas e a calda de açúcar com laranja no liquidificador antes de levar para o fogo. Isso ajuda a obter um creme homogêneo.
Meu bolo ficou bem alto, pois a fôrma tinha 7 cm de altura por 20 cm de diâmetro. Se quiser um bolo mais baixinho, utilize uma fôrma maior.
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Torta de Panqueca
Essa torta fica parecendo uma lasanha, só que feita com massa de panqueca. É bem diferente e fácil de fazer.
Ingredientes:
Para a massa:
1 ovo
2 xícaras (chá) de leite
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal a gosto
Azeite para fritar
Para o recheio:
200 gramas de presunto
200 gramas de mussarela
1 lata de molho de tomate pronto
Queijo parmesão ralado a gosto para polvilhar
Modo de preparo:
Para a massa:
Bata o ovo, o leite e a farinha no liquidificador. A massa deve ficar lisinha, na consistência de uma "vitamina rala". É difícil explicar consistência sem ver a massa, mas não pode ser muito grossa e nem líquida demais. Se for preciso, adicione mais farinha ou mais leite.
Para o recheio:
Aqueça o molho de tomate com um pouquinho de água. Deixe ferver um pouco, se desejar, acerte os temperos.
Montagem:
Numa fôrma redonda, coloque um pouco de molho. Disponha uma massa de panqueca, seguida de uma camada de presunto. Coloque mais molho, outra massa de panqueca e agora uma camada de mussarela. Faça isso até terminarem as massas fritas. Finalize com uma massa, coloque o molho restante e polvilhe queijo ralado a gosto. Leve ao forno para derreter o queijo e sirva imediatamente.
Dicas:
Se você não tiver uma fôrma redonda no tamanho da massa de panqueca, faça em qualquer outro refrátario. Basta cortar as massas no formato desejado.
Você também pode fazer usando outros recheios, como frango, carne moída, quatro queijos, etc. Fica boa com qualquer coisa.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Bolo Piscina de Morangos
Aqui em Belém morangos são caros e difíceis de serem encontrados em bom estado. Achei uma caixinha com uns morangos bons no supermercado, comprei e fiquei pensando qual doce poderia fazer com ela. São tantas receitas boas que nem sabia o que escolher. Dei uma olhada na comunidade do Orkut e me inspirei no "Bolo Romance" da Izabel. A ideia é mais ou menos essa: faz um bolo, retira o miolo, coloca um ou mais recheios que quiser, morangos, etc. E decore a gosto. O Bolo Romance leva uma tampa de chocolate por cima, o bolo fica lindo. Acabei não fazendo a receita da Izabel porque os morangos não seriam suficientes e aí inventei esse bolo.
Ingredientes:
Para a massa:
2 ovos
1 colher (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite morno
1 xícara (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de fermento
Para os recheios e decoração:
1 barra de chocolate ao leite
1 barra de chocolate branco
1 lata de creme de leite
200 gramas de morangos lavados
Chocolate granulado a gosto
Modo de preparo:
Para a massa:
Bater bem os ovos, a margarina e o açúcar. Juntar o leite morno e bater mais um pouco. Desligue a batedeira, coloque aos poucos e delicadamente a farinha, o chocolate em pó e o fermento (todos peneirados). Despeje numa fôrma para bolo inglês, untada e enfarinhada, e leve para assar.
Para os recheios e decoração:
Pegue duas panelas. Em uma, coloque o chocolate ao leite ralado (ou picado bem pequeno) e metade do creme de leite. Faça o mesmo com o chocolate branco, na outra panela. Derreta os chocolates com o creme de leite e reserve.
Quando o bolo estiver frio, desenforme e coloque sobre um prato de servir. Cave o miolo com o auxílio de uma faca (cuidado para não atingir o fundo e não deixar as laterais muito finas). Despeje a trufa branca. Cubra com uma camada de bolo - use os pedaços que foram cavados. Não deixe ficar muito alta. Despeje a trufa preta e alise com uma colher. Mergulhe os morangos, aleatoriamente, na trufa preta. Decore com o chocolate granulado e leve para gelar por cerca de 4 horas.
Dicas:
Colocar os morangos inteiros torna o bolo difícil de ser fatiado. Para faciliar, você pode cortar em pedaços. Outra ideia é "esconder" os morangos dentro do recheio e cobrir tudo com granulado.
Essa quantidade de bolo também pode ser feita numa fôrma redonda de 20 cm de diâmetro.
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Torta de Peito de Peru Defumado com Creme de Queijo
Estava eu andando pela parte de congelados do supermercado e então encontro uma torta da Sadia que me atiçou - era uma "torta de peito de peru defumado ao creme de queijo". Dessa vez resolvi inventar a minha receita dessa versão de torta, baseada na foto que eu havia visto na caixinha do produto Sadia. O resultado ficou excelente!
Para a massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de amido de milho
200 gramas de margarina sem sal
2 ovos
1 pitada de sal
Farinha de trigo para polvilhar
1 gema ligeiramente batida para pincelar
Para o recheio:
1/2 caixinha de creme de leite
250 gramas de "catupiry"
250 gramas de mussarela ralada
1 colher (sopa) bem cheia de requeijão cremoso
250 gramas de peito de peru defumado, em fatias
Modo de preparo:
Para o recheio:
Numa panela, derreta o catupiry. Junte o requeijão e o creme de leite, misture bem. Quando o creme estiver homogêneo, desligue o fogo e junte a mussarela. Reserve até esfriar.
Para a massa:
Misturar a farinha de trigo, o amido de milho, a margarina, os ovos e o sal. Amassar até obter uma massa lisa e homogênea. Abrir um pouco mais da metade da massa sobre uma superfície enfarinhada, forrar o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível (20 cm de diâmetro). Distribuir metade do creme de queijo, espalhar as fatias de peito de peru e finalizar com a outra metade de creme de queijo. Cobrir a torta com a massa restante. Pincelar com a gema e levar ao forno até dourar. Desenformar e servir imediatamente.
Dicas:
A massa serve para uma fôrma maior, provavelmente dá para cobrir até uma com 28 cm de diâmetro. Nesse caso, a torta ficará mais baixinha. Fiz na minha fôrma de 20 cm e sobrou bastante massa, mas a torta ficou alta. Da próxima vez, farei metade da receita da massa para usar a fôrma de 20 cm.
Retire aquelas "casquinhas" que envolvem as fatias de peito de peru para facilitar na hora de cortar. Também acho que fica mais gostoso sem isso.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Fettuccine com Atum
Um prato rápido e simples, que dá um bom almoço para um dia de semana, se tiver tomate e atum em lata em casa.
Fonte: Manual Prático de Massas (p. 123)
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena picadinha
1 dente de alho amassado
1 lata (400 gramas) de tomate pelado
3 colheres (sopa) de vinho branco seco
8-10 azeitonas pretas sem caroço, cortadas em anéis (não coloquei)
1 colher (sopa) de orégano seco (ou 2 colheres de orégano fresco)
250 gramas de fettuccine
1 lata (170 gramas) de atum em pedaços
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Aqueça o azeite numa frigideira média, junte a cebola e o alho e refogue suavemente por 2-3 minutos, até a cebola estar dourada e macia. Acrescente os tomates e deixe ferver. Junte o vinho e cozinhe durante cerca de 1 minuto. Incorpore as azeitonas e o orégano, tempere a gosto. Tampe a frigideira e deixe cozinhar em fogo bem baixo por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando. Enquanto isso, cozinhe a massa com água e sal segundo instruções da embalagem. Escorra o atum e junte-o ao molho com cerca de 4 colheres (sopa) da água onde o macarrão foi cozido. Prove e acerte os temperos. Escorra bem a massa e transfira para uma travessa. Despeje o molho de atum por cima e sirva imediatamente.
Dicas:
A receita é simples de fazer, por isso não dispense o uso dos tomates pelados em lata, e escolha um de qualidade. Dependendo de onde morar, não é tão fácil assim de achar. Aqui em Belém, encontro na sessão de importados em alguns supermercados. Uso o da marca italiana "Divella". Faz toda a diferença o uso deste ingrediente, confere um sabor forte e marcante dos tomates italianos.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Quibe Assado
Na minha opinião, quibe assado é muito melhor do que o tradicional quibe frito. Essa receita é meio inventada, li uma receita aqui e outra ali e fiz a minha.
Ingredientes:
Para o quibe:
200 gramas de trigo para quibe
350 gramas de carne moída (magra)
Sal e pimenta a gosto
1/2 cebola ralada
Cerca de 2 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
Azeite para regar e untar
Para o recheio:
2oo gramas de "catupiry"
150 gramas de mussarela fatiada
Modo de preparo:
Para o quibe:
Coloque meio litro de água para ferver. Desligue, junte o trigo e deixe de molho por 1 hora. Depois desse tempo, retire toda a água do trigo (eu uso um espremedor de batatas) e coloque numa vasilha. Junte a carne moída, os temperos, a cebola e a farinha. Misture tudo muito bem. Se a massa não estiver "dando liga" (se estiver mole demais), coloque mais farinha. Unte uma assadeira retangular pequena com azeite, coloque metade dessa mistura e alise com uma colher. Coloque as fatias de mussarela, espalhe o catupiry e cubra com a mistura restante. Alise novamente com a colher e pincele azeite por cima. Cubra com o papel alumínio e leve para assar por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio e volte ao forno, deixando até terminar de assar.
Dicas:
A maioria das receitas que li usava carne moída como recheio. Você pode fazer um refogado com os ingredientes que gosta e substituir pelos queijos.
O azeite e o papel alumínio são usados para evitar um ressecamento excessivo.
Se quiser, sirva com limão.
quinta-feira, 12 de maio de 2011
Torta Brownie
Essa receita nada mais é do que um bolo bem "baixinho" e úmido recheado com um saboroso creme de chocolate. Um dos bolos recheados mais fáceis que já fiz.
Fonte: Livro União 100 anos (p. 119).
Ingredientes:
Para o brownie:
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó (50 gramas)
75 gramas de manteiga sem sal derretida
2 ovos
1 xícara (chá) de açúcar (160 gramas)
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo (82,5 gramas)
1 colher (chá) de fermento em pó (4 gramas)
Para a calda:
1 xícara (café) de água filtrada (75 mL)
2 colheres (chá) de açúcar (7 gramas)
1 colher (sopa) de chocolate em pó (15 gramas)
1 colher (sopa) de rum (15 mL) (opcional)
Para o creme:
200 gramas de manteiga sem sal
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (usei o comum)
200 gramas de chocolate em pó
1 lata de creme de leite (300 gramas)
Modo de preparo:
Para o brownie:
Misture o chocolate com a manteiga derretida, adicione os ovos ligeiramente batidos, junte o açúcar e a farinha e o fermento previamente peneirados. Divida a massa em duas partes e coloque para assar em 2 fôrmas untadas e enfarinhadas, asse no forno pré-aquecido, sem deixar secar totalmente. Desenforme frios.
Para a calda:
Misture os ingredientes e utilize.
Para o creme:
Bata a manteiga com o açúcar, junte o chocolate e bata até clarear. Adicione o creme de leite e continue batendo até obter um creme homogêneo. Utilize.
Montagem:
Numa fôrma redonda com fundo removível, coloque um disco de brownie e regue com metade da calda. Distribua cerca de 2/3 do creme, cubra com o segundo disco também regado com a calda e finalize com o creme. Leve à geladeira até firmar (no mínimo 4 horas). Desenforme, decore a gosto e sirva gelada.
Dicas:
Não use achocolatado para fazer essa receita, pois ficará muito doce. Use chocolate em pó mesmo.
Como eu não tinha 2 fôrmas com o mesmo tamanho, assei a massa toda em uma só e depois cortei em 2 partes.
Essa receita de brownie não leva nozes ou castanhas na massa. Acho que isso faz diferença num brownie, senti falta delas. Na próxima, vou colocar.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Torta de Batata com Frango
Na verdade, essa receita era para ser um rocambole de batatas recheado com frango ao invés de uma torta. Acontece que em 99% das vezes que tento enrolar uma massa como rocambole, o resultado final é um "estrombole" - como diz meu marido. Dessa vez preferi fazer a receita como torta de uma vez e poupar esforços. A receita é do Raul, que postou lá na comunidade "Culinária - Receitas" do Orkut.
Ingredientes:
Para a massa:
500 gramas de batatas
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1/2 lata de creme de leite (sem soro)
1 ovo
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta a gosto
Para o recheio:
1 peito de frango
1 colher (sopa) de azeite
1/2 cebola picadinha
1 tomate grande, sem pele, picado em cubos
1/2 pimentão picado em cubos
1 lata de ervilhas
1/2 lata de creme de leite (sem soro)
Modo de preparo:
Para a massa:
Cozinhar as batatas, descascar e passar pelo espremedor. Misturar a manteiga ou margarina e esperar esfriar. Depois de fria, misturar os ingredientes restantes e temperar a gosto. A massa fica uma pasta grossa. Se for fazer como rocambole, unte e enfarinhe uma assadeira retangular grande (cerca de 25 x 35 cm) e espalhe a massa com o auxílio de uma colher. Vá alisando até ficar fina e uniforme. Leve para assar até dourar. Se for fazer como torta, pegue uma assadeira pequena, coloque metade da massa, recheie e cubra com a massa restante, vá fazendo com uma colher.
Para o recheio:
Limpe, tempere e cozinhe o peito de frango até ficar macio. Desfie e reserve. Numa panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte os tomates e o pimentão, deixe cozinhar um pouquinho. Depois, junte as ervilhas, o frango e misture. Junte o creme de leite e acerte os temperos. Reserve até esfriar.
Montagem do rocambole:
Desenforme a massa do rocambole sobre um plástico polvilhado com farinha de trigo. Coloque o recheio frio, enrole cuidadosamente e coloque numa travessa. Passe uma gema e leve novamente ao forno, até dourar.
Dicas:
Coloque o recheio já frio sobre a massa. Se colocar quente, a massa pode ficar grudenta e "desandar".
Modifiquei o recheio original da postagem do Raul e fiz como gosto. Você ainda pode acrescentar outros ingredientes, colocar queijo, requeijão, etc.
Não sei dizer o número de batatas equivalentes a 500 gramas. O melhor é pesar no mercado quando for comprar para não ter erro. Se usar mais ou menos batatas, o ponto da massa ficará diferente e o resultado não será o mesmo.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Cappuccino
O cappuccino é uma bebida italiana preparada com café expresso e leite. Um cappuccino clássico consiste em um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizado. O uso de chocolate em pó no cappuccino é uma prática comum no Brasil, mas não faz parte da receita tradicional. Enquanto não provo o cappuccino italiano, me delicio com essa receita que minha mãe pegou com minha tia Betzabel, há uns anos atrás. Fica cremoso, forte e muito gostoso.
Ingredientes:
1 lata de leite em pó integral
100 gramas de café solúvel (2 sachês vermelhos de nescafé)
12 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
Modo de preparo:
Juntar todos os ingredientes e bater no liquidificador. Misturar no leite ou na água e adoçar a gosto.
Dicas:
Fiz com chocolate em pó mesmo, então ficou um gosto bem forte. Aconselho, nesse caso, a colocar 2 colheres (chá) do pó em 1 xícara (chá) de leite e adoçar a gosto. Se colocar muito pó, vai ficar muito forte. Se você usar achocolatos, ficará mais doce e mais fraco.
O cappuccino fica muito mais gostoso se o pó for colocado no leite do que na água.
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Creme de Milho
Esse creme é ótimo para acompanhar panquecas, carnes e até mesmo incrementar uma salada. Fácil e gostoso.
Ingredientes:
1 lata de milho verde (sem a água)
1 lata de leite
1/2 cebola pequena, picadinha
1 colher (chá) de margarina
1 colher (chá) de farinha de trigo
Sal, pimenta e salsa a gosto
Modo de preparo:
Bater no liquidificador metade da lata de milho, o leite e a farinha de trigo. Reserve. Numa panela, aquecer a margarina ou manteiga e fritar a cebola. Juntar o milho restante, mexer bem. Acrescente o creme reservado e vá mexendo até engrossar. Coloque os temperos e sirva quente.
Dicas:
Se o creme ficar muito ralo, coloque um pouco mais de farinha de trigo para engrossar. Se preferir mais ralo, coloque mais leite.
domingo, 1 de maio de 2011
Pão Pizza
Mais uma receita diferente de pão que eu quis testar. A massa é bem fácil e gostosa de trabalhar, fica leve e fofa. Receita postada pela Eliene, da comunidade "Culinária - Receitas" do Orkut.
Ingredientes:
Ingredientes:
Para o pão:
50 gramas de fermento biológico ou 2 sachês (20 gramas) de fermento seco biológico
3 ovos
400 mL de leite morno
1/2 xícara (chá) de óleo
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de margarina
Cerca de 1 kg de farinha de trigo
1 gema para pincelar
Orégano para polvilhar
Para o recheio:
400 gramas de mussarela fatiada
400 gramas de presunto fatiado
6 tomates picados (sem sementes)
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador, menos a farinha. Despeje em uma vasilha e adicione a farinha, amassando. Sove bem a massa, divida em 3 partes e deixe crescer por 40 minutos. Abra a massa com o rolo, espalhe o recheio. Enrole como rocambole e pincele com a gema batida. Depois, corte em triângulos. Polvilhe orégano e deixe descansar por 10 minutos. Leve ao forno prá-aquecido até dourar.
Dicas:
Achei a receita muito grande fiz apenas 1/3.
Não cortei depois de enrolado, deixei em forma de "rocambole" mesmo.
Não use tomates com sementes, pois podem soltar água na massa enquanto assa e o resultado final pode não ser tão bom. Eu uso sem sementes e ainda passo os pedaços no papel toalha para ficarem bem secos (dica da minha amiga Marina).