quarta-feira, 27 de abril de 2016

Bolo Zebra



Olha que efeito legal dá para conseguir em um bolo! As crianças adoram - ótima opção para a lancheira delas. O bolo fica muito fofinho.
Fonte: Tastemade Brasil

Ingredientes:

4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de óleo
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 colheres (sopa) de achocolatado (eu usei chocolate em pó)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno (180ºC). Bater os ovos com o açúcar até obter uma mistura clara e fofa. Adicionar o óleo, o leite e a essência. Juntar a farinha peneirada com o fermento, aos poucos, até incorporar. Divida a massa em duas, e acrescentar o chocolate em pó em uma delas. Mexa até  ficar homogêneo. Untar e enfarinhar uma forma redonda de 25 cm. No centro da forma, colocar uma porção de massa branca. Bem no meio e por cima, colocar uma porção da massa de chocolate. Repetir o processo delicadamente e com cuidado até as massas acabarem. Leve para assar até passar no teste do palito.

Dicas:
Os segredos para o efeito zebra é não sacudir a forma; as porções de massa devem ser pequenas e colocadas bem no centro da assadeira.
Eu fiz metade dessa receita e usei uma forma redonda de 15 cm.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Risoto ao Molho de Filé Mignon


Quando estive na República Tcheca comi um risoto incrível servido com um molho de carne encorpado e forte. Gostei tanto que mesmo sem receita resolvi tentar uma imitação do prato. A tentativa deu certo e a receita está mais do que aprovada!

Ingredientes:

Para o risoto:
2 colheres (sobremesa) de manteiga
1/2 cebola picadinha
1 colher (sobremesa) de azeite
1 e 1/3 xícara (chá) de arroz arbóreo ou carnaroli (não lave!)
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
Caldo de carne (cerca de 1 litro) - pode ser caseiro, industrializado, etc.
Sal e pimenta a gosto
100 gramas de muçarela ralada

Para o molho:
400 gramas de filé mignon picado em cubos bem pequenos
1 lata (a menor que tem, daquela bem pequenininha) de extrato de tomate de excelente qualidade
1 colher (sopa) de molho inglês
Azeite
Molho de tomate de excelente qualidade (cerca de 150 gramas)

Modo de preparo:

Para o molho:
Aqueça cerca de 2 colheres (sopa) de azeite e frite a carne, que vai mudar de cor e soltar um suco. Quando este suco secar, tempere a gosto e como preferir (eu uso tempero caseiro). Junte o extrato de tomate (passe um pouco de água filtrada para lavar a lata) e o molho. A consistência é de um molho bem grosso e com pouco caldo, por isso a quantidade de molho que você vai usar é aproximada. Deixe ferver em fogo baixo por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando e tomando o cuidado para não deixar o molho secar demais (aí pode ser necessário colocar mais molho, ou mais água). Reserve.

Para o risoto:
Aqueça o caldo de carne e deixe ao lado, bem quente. Em uma panela de fundo largo, derreta 1 colher de manteiga com o azeite. Junte a cebola e deixe fritar (eu gosto de colocar 1 pitada de sal nessa cebola para acelerar o processo). Quando estiver transparente, junte o arroz. Mexa bem e coloque o vinho. Continue mexendo sempre e quando o vinho evaporar, vá juntando caldo aos poucos, conforme evapora, você coloca mais um pouco. O arroz leva cerca de 20 minutos para cozinhar. Quando o grão estiver macio, acerte a cremosidade desejada (eu gosto com mais caldo, mas para essa receita, sugiro que o risoto fique um pouco mais seco), desligue o fogo. Imediatamente, junte o queijo, misture, coloque 1 colher (sobremesa) de manteiga, misture novamente. Acerte o sal e tempere com pimenta. Sirva em um prato fundo, colocando o risoto no fundo e o molho de carne por cima.

Dicas:
O sabor do risoto deve ser bem suave, de forma a deixar o sabor do molho predominar. Por isso usei muçarela, que é um queijo de sabor suave. Eu gosto de usar parmesão ou grana padano, mas para essa receita acho que não fica legal. Também pode usar queijo minas padrão ou outros queijos que não tenham sabor tão predominante.
Essa quantidade serve 2 pessoas.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Arroz de Forno



Fez arroz demais? Olha que receita coringa para aproveitar as sobras com praticidade! Para acompanhar, basta uma salada.
Fonte: Tastemade Brasil

Ingredientes:

2 gemas
2 caixinhas de creme de leite
150 gramas de muçarela ralada
150 gramas de presunto picadinho
1 cenoura ralada (ralo fino)
Cheiro-verde picadinho
1 cebola pequena bem picada
Sal, pimenta e noz-moscada a gosto
Parmesão para polvilhar
Arroz cozido (cerca de 4 xícaras)
Manteiga para untar

Modo de preparo:

Em uma vasilha grande, misture as gemas, o creme de leite, o presunto, a muçarela, a cenoura, a cebola, o cheiro-verde e os temperos. Pegue um refratário, unte com manteiga e espalhe um pouco do arroz. Cubra com o creme, depois coloque mais arroz e repita a operação. Faça quantas camadas você quiser (vai depender do tamanho do seu refratário). Finalize com o creme e polvilhe parmesão. Leve ao forno até dourar levemente e sirva.

Dicas:

Eu aumentei um pouquinho a quantidade de presunto e de queijo, coloquei 200 gramas de cada. Também usei 1 lata de creme de leite ao invés de 2 caixinhas. Isso não interfere no resultado final.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Batata Gratinada da Rita Lobo


Eu adoro as receitas da Rita Lobo. São práticas, simples e com ingredientes acessíveis. Eu já tinha feito batata gratinada, mas nunca sem queijo. Achava que era ingrediente fundamental nessa receita, até ler essa versão do livro Panelinha, da Rita Lobo (p. 192). A autora diz que o uso de queijo nessa receita estragaria o sabor delicado do prato, que já leva creme de leite e leite. Confiei e fiz. Melhor receita de batata gratinada que já experimentei.

Ingredientes:

1 quilo de batata
50 gramas de manteiga a temperatura ambiente
1 xícara (chá) de leite
1 dente grande de alho descascado
1 pitada de noz-moscada ralada
Sal e pimenta do reino a gosto
1 e 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 220ºC. Numa panela, junte o leite, o alho, tempere com o sal, a pimenta e a noz-moscada. Leve ao fogo até ferver. Desligue. Espalhe toda a manteiga em um recipiente grande. Descasque as batatas e corte-as em fatias bem finas (eu passei no mandolim). Disponha as fatias no refratário untado, formando escamas. Aqueça novamente o leite, descarte o dente de alho e despeje sobre as batatas. Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno até que todo o leite tenha sido absorvido (o tempo depende do seu forno). Em uma panelinha, aqueça o creme de leite, sem deixar ferver. Retire as batatas do forno e regue com o creme de leite. Sem o papel alumínio, leve novamente ao forno para gratinar até que a superfície fique bem dourada.

Dicas:

Se sua assadeira for de vidro ou de porcelana, coloque uma outra forma por baixo para impedir que as batatas queimem no fundo. Isso ainda vai evitar a sujeira: ao ferver dentro do refratário, o leite espirra um pouco no forno.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Arroz Colorido com Carne Moída


Este prato é perfeito para aproveitar as sobras de arroz. Você também pode usar qualquer carne ou legume que tiver na geladeira, tornando-o uma refeição completa.
Fonte: Livro "Carne Moída" - coleção Heróis da Cozinha (p.30).

Ingredientes:

4 xícaras (chá) de arroz cozido
2 colheres (sopa) de óleo
4 ovos bem grandes, ligeiramente batidos
700 gramas de carne moída
1 cebola grande bem picada
2 dentes de alho amassados
1 xícara (chá) de ervilhas congeladas
Temperos a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela com um bom antiaderente ou frigideira wok grande, aqueça o óleo e frite a carne. Vá mexendo bem para não empelotar, até a água secar. Junte o alho, a cebola e as ervilhas, deixe cozinhar por uns 3 minutos, misturando sempre. Tempere a carne como preferir. Em outra frigideira, frite os ovos mexidos e reserve. Junte o arroz cozido e os ovos, acerte o sal e sirva imediatamente.

Dicas:

A receita original levava 3 colheres (sopa) de shoyu e 1 colher (chá) de açúcar, mas eu preferi não colocar.