terça-feira, 29 de dezembro de 2015
Molho Honey Mustard do Outback
Eu a-m-o o molho honey mustard do Outback! Gosto com qualquer coisa - saladas, peixes, no sanduíche e onde mais eu puder colocá-lo. Tem uma marca famosa que comercializa esse molho, mas custa muito caro. Depois de pesquisar a receita na internet e também por indicação de uma amiga, resolvi testar essa receita que é lá do Pilotando um Fogão. E não é que realmente fica igual?! Nada de pagar 45 reais por um frasco desse molho...
Ingredientes:
3/4 xícara (chá) de maionese
1/4 xícara (chá) de mel
2 colheres (sopa) de mostarda (Dijon, de preferência)
Modo de preparo:
Misture tudo muito bem e conserve na geladeira até o momento de servir.
Dicas:
Prove o molho e veja se está ao seu agrado. Se quiser um sabor mais forte e acentuado, coloque mais mostarda. Se quiser mais doce, coloque mais mel.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
Bolo Simples de Leite em Pó
Bolo simples para acompanhar o café, com gostinho de infância.Você pode fazer uma calda também de leite em pó para acompanhar, caso goste.
Fonte: Teretetê na Cozinha
Ingredientes:
4 ovos
2 xícaras de (chá) de açúcar refinado
2 xícaras de (chá) de farinha de trigo
1 xícara de (chá) de leite
6 colheres de (sopa) de leite ninho
5 colheres de (sopa) de manteiga
1 colher de (sopa) de fermento em pó cheia.
Para a calda (opcional):
1 lata de leite condensado
1 colher de (sopa) de manteiga
6 colheres de sopa de leite em pó
1 caixinha de creme de leite
Modo de preparo:
Bata as gemas com o açúcar e a manteiga até ficar um creme claro. Coloque a farinha de trigo peneirada, intercalando com o leite. Depois que a massa estiver toda homogênea, junte o leite em pó e o fermento. Bata as claras em neve, depois é só misturar delicadamente à massa do bolo. Despeje a massa em uma forma de tamanho médio, untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido a 180 graus até passar no teste do palito. Desenforme frio e coloque a cobertura.
Para a cobertura:
Em uma panela com fundo grosso misture o leite condensado, o leite em pó e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até começar a desprender da panela (ponto de brigadeiro mole). Retire do fogo e acrescente o creme de leite. Mexa bem ate ficar um creme homogêneo. Cubra o bolo com a cobertura morna ou fria.
Dicas:
Apesar de não ter feito a calda, acho que a quantidade é muito grande para o tamanho do bolo. Fica a dica de fazer meia receita para não sobrar cobertura.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2015
Pizza de 3 Queijos
Massa prática e fácil de pizza para quem gosta de arriscar em casa. Um forno bem quente e poucos ingredientes são o segredo. Experimenta!
Fonte: livro "No Forno" (p. 218).
Ingredientes:
Para massa:
260 gramas de farinha de trigo (cerca de 2 1/4 xícaras de chá)
1 1/2 colher (chá) de sal
1 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco
1 1/2 colher (sopa) de azeite
9 colheres (sopa) de água morna
Para o recheio:
Molho de tomate a gosto
150 gramas de catupiry
150-200 gramas de muçarela ralada
50 gramas de parmesão ralado
Modo de preparo:
Misture a farinha, o sal, o azeite e o fermento. Junte a água aos poucos (pode ser que precise de mais ou menos água; a massa deve formar uma bola que não gruda nas mãos). Sove muito bem (cerca de 10 minutos), até ficar lisa e elástica (se tiver batedeira planetária, pode fazer nela, deixe bater por uns 5 minutos com o batedor de massas). Deixe descansar em local fechado (coloque dentro do forno desligado) coberto com um filme plástico até dobrar de tamanho (mais ou menos 1 hora, vai depender da temperatura que estiver fazendo no dia). Preaqueça o forno em temperatura bem alta (o meu fogão vai até 280ºC, deixei no máximo) por cerca de 10 minutos. Pegue uma forma de pizza (mais ou menos 40 cm de diâmetro) e polvilhe bastante fubá. Abra a massa na espessura desejada e transfira para a forma, espalhando e ajeitando com os dedos. Coloque o molho de tomate. Espalhe a muçarela ralada, faça pequenas porções de catupiry e disponha por cima, e finalize com o parmesão ralado. Leve para assar até dourar.
Dicas:
A massa assa melhor quando o recheio que está na pizza não é exagerado. Eu sei que muita gente gosta de pizza bem recheada, mas para uma pizza caseira feita em forno e forma comuns, é bom seguir essa dica.
Se você tem um forno que faz mais de 300 graus, pode assar nessa temperatura ou até mais quente. A pizza vai ficar pronta mais rápido, e vai ficar melhor.
O fubá polvilhado na forma é essencial para impedir que a massa grude. Polvilhe sem miséria.
Escolha a espessura e aparência da borda conforme seu gosto. Eu gosto de uma borda não muito grande e ligeiramente mais grossa que a espessura da massa. E gostamos de massa fininha!