quarta-feira, 29 de julho de 2015
Quiche de Brócolis
Quiche é uma torta versátil que permite uma variação enorme de sabores. Fácil de fazer, pode ser acompanhamento ou prato principal. Faz que não tem erro!
Fonte: Monta Encanta
Ingredientes:
Para a massa:
200 gramas de farinha de trigo
100 gramas de manteiga sem sal, em cubinhos, gelada
1 ovo
2 colheres (sopa) de água gelada
1 pitada de sal
Para o recheio:
1 maço de brócolis
Sal e pimenta a gosto.
3 ovos
150 mL de creme de leite fresco
Queijo parmesão ralado (cerca de 100-150 gramas)
Modo de preparo:
Para a massa:
Em uma tigela coloque a manteiga (que deve estar gelada) e a farinha de trigo. Amassando bem com as palmas da mãos, misture a manteiga com a farinha até formar uma farofa úmida. Abra um buraco no meio adicione o ovo e o sal. Misture bem e vá colocando a água gelada aos poucos, até formar uma bola e desgrudar das mãos (pode ser que você use menos ou mais água, por isso é importante colocar aos poucos). Embrulhe em um saco plástico e leve para a geladeira até a hora de usar.
Para o recheio:
Cozinhe o brócolis no vapor até ficar al dente. Tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve até esfriar. Em uma vasilha, quebre os ovos e misture com o creme de leite. Tempere com sal e pimenta. Reserve.
Abra a massa entre 2 plásticos (é mais fácil abrir dessa forma, já que a massa é quebradiça; facilita na hora de colocar na forma) e transfira para uma forma de fundo removível (25 cm), cobrindo todo o fundo e as laterais. Não deixe muito grossa (cerca de 0,3-0,4 mm de espessura). Espalhe o brócolis cozido por cima da massa crua e cubra com o creme de ovos. Espalhe bastante queijo parmesão por cima e leve para assar até o creme ficar firme e a superfície ficar dourada.
Dicas:
Eu gosto de quiches mais baixinhas, por isso sempre faço na forma de 25 cm. Lá no site original da receita, a quiche foi feita em uma forma de 20 cm e a torta ficou bem alta. Nesses casos, demora um pouco mais para assar.
quarta-feira, 15 de julho de 2015
Creme de Mandioquinha com Espinafre
Mandioquinha ou batata baroa passou a ser ingrediente frequente aqui em casa quando meu filho iniciou a comida sólida. Eu não gostava muito, mas de tanto preparar (e provar), passei a apreciar. Aproveitando o rápido e pouco frio que faz aqui no Rio em julho, fiz essa sopa creme que leva ainda espinafre e requeijão. Fica super cremosa, ótima para comer com pão italiano.
Ingredientes:
2 dentes de alho, amassados
1 colher (sopa) de azeite
4 mandioquinhas médias descascadas e picadas em cubos médios (cerca de 500 gramas)
2 colheres (sopa) bem cheias de requeijão cremoso
1 maço de espinafre picado ou rasgadinho
Cerca de 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado e mais um pouco para servir
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Aqueça o azeite e doure o alho rapidamente, tomando cuidado para não queimar. Junte a mandioquinha e mexa bem. Cubra com água fervente e deixe cozinhar até ficar bem macia. Em uma outra panela, aqueça um fio de azeite e refogue rapidamente o espinafre, só mesmo para que a verdura murche. Reserve. Quando a mandioquinha estiver bem macia, transfira tudo para o liquidificador (sem a água). Vá colocando água aos poucos no liquidificador, de acordo com a textura que você gosta. Coloque agora o espinafre refogado e bata bem. Transfira de volta para a panela e deixe ferver. Junte o requeijão cremoso e o parmesão ralado. Prove o sal, se necessário coloque mais um pouco e tempere também com pimenta. Sirva bem quente e polvilhe o queijo parmesão.
Dicas:
Quando fiz essa sopa, estava com a boca recém operada e preferi bater o espinafre no liquidificador junto com a mandioquinha, não queria ter que mastigar nenhum pedacinho de verdura, rs. Mas eu acho que deve ficar mais gostoso se o espinafre for picadinho ao invés de batido.
Pela mesma razão, não coloquei carne nesse creme. Deve ficar uma delícia com bacon em cubinhos, frango ou linguiça.
Se você quiser uma sopa rústica, bata apenas parte da mandioquinha, ou amasse com o garfo para que fiquem pedacinhos.
O requeijão serve para deixar o creme mais cremoso e aveludado. Você pode trocar por creme de ricota ou creme de leite.
Essa quantidade serve 2 pessoas.
segunda-feira, 13 de julho de 2015
Mousse Nhá Benta
Quem já comeu a Mousse Nhá Benta da Kopenhagen sabe do que eu estou falando! Eu adoro mousses, mas tenho que confessar que nunca tinha conseguido fazer uma que prestasse. Essa foi a primeira! E se deu certo comigo que nunca tinha acertado, vai dar certo com você também. Pode fazer sem medo que além de fácil, é deliciosa!
Fonte: Monta Encanta
Ingredientes:
Para a mousse:
170 gramas de chocolate meio amargo
170 gramas de chocolate ao leite
1 lata de creme de leite sem soro*
4 claras com 1 pitadinha de sal
Para o marshmallow:
2 claras com 1 pitadinha de sal
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de karo
Raspas de chocolate ao leite para decorar
Modo de preparo:
Para a mousse:
Pique o chocolate em pedaços (não muito grandes) e leve para derreter no micro-ondas (o tempo varia de acordo com o seu aparelho, vá colocando de 30 em 30 segundos para o chocolate não queimar, mexa bem a cada vez, e se necessário, coloque mais tempo). Quando o chocolate estiver totalmente derretido, misture com o creme de leite sem soro, até ficar um creme homogêneo. Bata as claras em neve com a pitadinha de sal até ficarem firmes. Delicadamente e aos poucos (dá para fazer em 3 etapas), incorpore-as ao creme de chocolate, com o auxílio de uma espátula. Aqui é necessário ter cuidado para não mexer muito, apenas incorpore as claras, não as desmanche no creme! Despeje numa travessa ou em taças individuais e leve para gelar.
Para o marshmallow:
Leve ao fogo o açúcar e a água dissolvidos, até ficar em ponto de fio (o ponto de fio é quando você levantar a calda com uma colher e dela escorrer um fio contínuo; também dá para perceber que o ponto está correto quando as bolhas que se formam começarem a subir mais lentamente, além da cor amarelada). Quando a calda estiver quase pronta, comece a bater as claras com o sal. Quando estiverem em ponto de neve, junte o karo e vá colocando a calda quente, lentamente, sem parar de bater. Depois que toda a calda já tiver sido incorporada, deixe bater bem até esfriar (o tempo vai depender da sua batedeira; eu deixei bater por 10 minutos). Tem que bater bastante mesmo para que o marshmallow fique firme e brilhante. Desligue e espalhe por cima da mousse. Decore com o chocolate em raspas e leve para a geladeira por pelo menos 6 horas. Sirva gelado.
Dicas:
* Para tirar o soro do creme de leite, deixe a lata no freezer por uns 50 minutos. Depois é só abrir com cuidado e escorrer o soro que vai estar totalmente separado do creme (o soro vai estar por baixo, basta tirar o creme de cima).
Use um chocolate de boa qualidade! Eu usei o suíço Lindt.
segunda-feira, 6 de julho de 2015
Pavê Mousse de Doce de Leite com Chocolate
Ando numa fase de experimentar doces de leite Argentinos. Aqui tem uma rede grande de supermercados perto da minha casa que vende várias marcas. Virei fã do Vacalin, um doce de leite sem amido de milho (ou seja, sem Maizena para engrossar) e com uma cor, consistência e sabor incríveis. Fuçando outro dia em um dos blogs que eu sigo, encontrei uma mousse de doce de leite com chocolate. Não pude deixar de fazer. Como o marido não gosta muito da consistência de mousse, resolvi fazer na forma de pavês individuais porque assim eu sabia que não iria comer isso tudo sozinha. O bom dessa mousse é que não leva ovos, então você não precisa ter nojinho do ovo cru e nem medo da salmonela. Por outro lado, aquela consistência super aerada não aparece, é claro. Mas fica um creme super leve que eu acho que pode ser chamada de mousse sim. Sobremesa curinga, viu?!
Fonte: Na Minha Panela
Ingredientes:
200 gramas de doce de leite (pode ser leite condensado cozido na pressão ou algum doce industrializado)
1 lata de creme de leite sem o soro (para retirar o soro, deixe no freezer por 50 minutos, abra cuidadosamente e escorra o caldo que vai estar no fundo, separado do creme que fica por cima)
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
Biscoitos tipo maria ou maizena (você deve gastar uns 12)
Leite para passar os biscoitos
Raspas de chocolate ao leite para decorar
Modo de preparo:
Na batedeira, bata o doce de leite com o creme de leite e o chocolate em pó até ficar um creme homogêneo. Em ramequins, monte os pavês: coloque uma camada de biscoitos (passe-os antes pelo leite, bem rapidamente), coloque um pouco do creme. Faça outra camada de biscoitos e termine com o creme, seguido pelas raspas. Essa receita rendeu 6 ramequins de 8 cm de diâmetro. Leve para a geladeira por no mínimo 6 horas (melhor se for de um dia para o outro). Sirva gelado.
Dicas:
Nessa receita é importante usar chocolate em pó mesmo. Se você colocar achocolatado, o creme vai ficar doce demais.
A receita rende pouco. Se você quiser fazer um pavê único e grande, dobre as quantidades.
Use um doce de leite de qualidade!
quarta-feira, 1 de julho de 2015
Enroladinho de Salsicha
Gente, olha que receita mais fácil para um lanche rápido ou até mesmo para uma festinha! É só fazer a massa - que é muito simples - enrolar na salsicha e assar! Não tem erro!
Fonte: Pilotando um Fogão
Ingredientes:
250 gramas de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (sobremesa) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de óleo
150 mL de água ou leite morno (usei leite)
Salsichas (o quanto baste)
Gema para pincelar
Orégano ou parmesão para polvilhar
Modo de preparo:
Numa tigela, misture todos os ingredientes secos. Junte o óleo e aos poucos vá colocando o leite morno, sovando até atingir o ponto (deve desgrudar das mãos). Pode ser que não seja necessário usar todo o leite. Deixe a massa descansar em local abafado por cerca de 30 minutos. Abra a massa numa superfície enfarinhada, fazendo tiras finas. Pegue cada salsicha (eu cortei em duas para não ficar muito grande) e enrole a massa nela, tentando cobrir o máximo possível. Vá fazendo isso com as salsichas até a massa acabar. Coloque para assar numa forma levemente untada com margarina. Passe gema e se quiser, polvilhe orégano ou parmesão por cima. Asse até dourar.
Dicas:
Essa receita rende bastante e eu preferi fazer metade da quantidade de massa (usei 7 salsichas).
Sirva com catchup e mostarda!