sexta-feira, 29 de maio de 2015
Carne Moída ao Creme de Milho
Adoro carne moída e suas variações! Essa ideia super fácil eu li numa dessas inúmeras postagens no facebook. Gostei muito e vou repetir a dose.
Fonte: Tudo Gostoso
Ingredientes:
500 gramas de carne moída (eu uso patinho)
1 cebola pequena
1 tomate grande, sem pele, picadinho
1 pedaço de pimentão verde (costumo usar metade, depende do tamanho)
2 colheres (sopa) de óleo
Cheiro-verde a gosto
1 lata de creme de leite
1 lata de milho verde
Sal e pimenta a gosto
Cerca de 200 gramas de muçarela em fatias ou ralada
Modo de preparo:
Faça um refogado com a carne moída: aqueça o óleo e frite a carne moída, mexendo bem para desfazer os grumos. Quando a carne estiver cozida e bem sequinha, junte o tomate, o pimentão e a cebola. Tempere como preferir. Misture bem, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 5 minutos, mexendo de vez em quando. Espere os caldos secarem, assim estará pronto. Se quiser, coloque cheiro-verde picadinho. Despeje o refogado numa travessa que possa ir ao forno. No liquidificador, bata o milho (sem a água) com o creme de leite. Tempere com sal e pimenta e jogue por cima da carne. Cubra com a muçarela e leve ao forno para o queijo derreter e gratinar.
Dicas:
Deixe a carne ficar bem sequinha, pois na hora que for ao forno, a mistura já vai soltar um pouquinho de água Quanto mais seco seu refogado ficar, melhor.
terça-feira, 26 de maio de 2015
Chili com Queijo
Adoro comida mexicana, mas confesso que antes tinha muito preconceito, principalmente com a receita em questão - uma mistura de carne moída, feijão, tomate, queijo fresco e pimenta. Torcia o nariz só de pensar nesse mix. Porém, um livro da Nigella Lawson me fez romper as barreiras do que achava ser tão esquisito, e me aventurei nesse prato tããão gostoso. Ah, se você não gosta dessa bagunça de ingredientes, não sabe o que está perdendo!
Fonte: Livro Na Cozinha com Nigella (p. 32)
Ingredientes:
110 gramas de linguiça, cortadas em círculos grossos
500 gramas de carne moída
1 colher (chá) de orégano seco
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 lata (400 gramas) de tomates picados
125 mL de água, passada na lata de tomates vazia
2 colheres (chá) de molho inglês
1 lata (400 gramas) de feijões vermelhos, escorridos e lavados
250 gramas de muçarela fresca (de búfala), picada
Sal e pimenta a gosto
Salsinha e cebolinha para servir*
Modo de preparo:
Em uma panela de fundo grosso, coloque a linguiça picada, cozinhando na própria gordura (dependendo do tipo de linguiça que você usar, pode precisar colocar um pouquinho de óleo junto; eu só gosto daquela bem fininha que tem pouca gordura). Quando a linguiça começar a mudar de aspecto, junte a carne moída e misture com a linguiça, mexendo bem para soltar os pedaços. Quando a carne já tiver perdido sua cor de crua, junte o extrato de tomate, mexa bem, coloque então os tomates enlatados e água. Misture e em seguida junte o molho inglês e os feijões. Deixe levantar fervura. Abaixe o fogo, coloque uma tampa e deixe o chili ferver por 20 minutos. Tempere com sal e a pimenta, desligue o fogo, junte a muçarela e a salsinha. Sirva imediatamente.
Dicas:
*Salsinha e cebolinha não faziam parte da receita, mas sim coentro. Eu ODEIO coentro, então fiz essa substituição.
Eu não gosto muito de pratos tão apimentados, então coloquei só um pouquinho. Faça ao seu gosto.
Como acompanhamentos, sugiro batata frita crocante, arroz branco e salada. Mas há quem goste de comer esse molho com pão, ou com nachos, etc.
quinta-feira, 21 de maio de 2015
Bolo Fácil de Iogurte
Eu já tenho uma boa receita de bolo de iogurte postada aqui no blog, mas tenho que confessar que faço muito mais essa versão por causa da facilidade que é essa receita. Além dessa vantagem, esse bolo permite diversas variações. A Tati lá do Panelaterapia sugere acrescentar limão, chocolate, goiabada e etc. Solte a imaginação!
Ingredientes:
1 copo de iogurte natural (170 g) - eu uso o integral
1 copo (use o copo do óleo como medidor) de óleo - eu uso um óleo de sabor neutro, tipo o de canola
3 ovos inteiros (4, se forem pequenos)
1 colher (café) de essência de baunilha
2 copos de farinha de trigo
2 copos de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o iogurte, o óleo, os ovos e a essência de baunilha. Desligue e junte o açúcar. Bata mais um pouco. Despeje numa tigela funda e apenas misture com um fouet a farinha e o fermento polvilhados. Coloque a massa numa forma redonda com furo no meio, untada e enfarinhada. Leve para assar em preaquecido (180ºC) até dourar e passar no teste do palito.
Dicas:
Você também pode fazer esse bolo na mão, apenas misturando os ingredientes. Eu gosto de fazer no liquidificador porque gosto dos ovos e do açúcar bem batidos. Lembre-se de não bater a farinha e nem o fermento, eles devem ser misturados manualmente e rapidamente.