terça-feira, 23 de dezembro de 2014
Muffin Salgado II
Eu já tinha feito uma receita de muffin salgado antes, mas essa é completamente diferente. Eu particularmente gostei mais dessa versão apenas pelo fato da textura ser mais leve (parece mais com um pãozinho recheado), apesar de ser um pouco mais trabalhosa (aqui, você irá usar batedeira; na outra versão, tudo era misturado manualmente). Ficou em dúvida? Faz as duas e compara!
Fonte: receita retirada (e adaptada) de um curso ministrado pelo site da Eduk.
Ingredientes:
4 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de creme de leite
1/2 xícara (chá) de óleo
3 colheres (chá) de azeite
1 colher (chá) de sal
150 gramas de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de orégano
1 colher (sopa) de fermento (de bolo)
Recheio a gosto
Modo de preparo:
Bater muito bem os ovos inteiros na batedeira (até ficarem bem espumosos). Desligue a batedeira e junte todos os ingredientes. Misture para incorporar. Ligue a batedeira novamente, na velocidade mínima, e bata apenas para misturar tudo. Desligue, misture o recheio delicadamente, despeje nas formas preparadas e asse em forno preaquecido (180ºC) por cerca de 20 minutos.
Dicas:
A massa fica meio grossa e pesada. Coloque massa até passar ligeiramente da metade da altura da forminha. Por falar em forminhas de papel, não deixe de usar nessa receita, são fundamentais.
Eu fiz meia receita, renderam 11 muffins. Para essa quantidade, recheei com mortadela picadinha (cerca de 100 gramas) e umas 2 colheres (sopa) de milho. Você pode misturar o que quiser: bacon, calabresa, salsicha, presunto, etc.
Sugiro consumir no dia. Se sobrar, ficarão meio duros.
Caso queira, pode usar uma cobertura e transformar seus muffins em cupcakes salgados. Eu não testei essa cobertura que foi dada no curso, mas disponibilizo para quem quiser: cozinhe 4 batatas médias e passe-as pela peneira (ainda quentes) para obter uma pasta homogênea. Depois de fria, junte 100 mL de creme de leite, 50 gramas de queijo parmesão ralado fino e 4 colheres (sopa) de cream cheese. Misture bem e deixe na geladeira por cerca de 10 minutos. Transfira para um saco de confeitar e espalhe por cima dos cupcakes já assados e frios, decorando como quiser.
terça-feira, 16 de dezembro de 2014
Bolo Básico
Basicão e muito fácil (mais um da série "até quem não sabe fritar ovo faz"), esse bolo te salva numa tarde de domingo para acompanhar um café quentinho. Por ser tão neutro, permite uma gama de variações interessantes - você pode acrescentar o que quiser à massa, pode usar diferentes coberturas, etc. Use sua criatividade!
Fonte: Panelaterapia
Ingredientes:
1 xícara* de leite morno
1/2 xícara de óleo
3 ovos
2 1/2 xícara de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
Modo de preparo:
Você pode fazer esse bolo na mão ou no liquidificador. Se for fazer na mão, use um batedor de arame - vai facilitar muito. Se for usar o liquidificador, bata muito bem o leite, o óleo, os ovos e o açúcar. Depois junte a farinha e o fermento e bata rapidamente. Eu fiz no liquidificador, mas misturei a farinha e o fermento (peneirados) manualmente, com o batedor. Despeje numa forma preparada e leve para assar em forno preaquecido (180ºC) até passar no teste do palito.
Dicas:
*A xícara usada para fazer esse bolo foi de 180 mL (não é a tradicional xícara de 240 mL!).
terça-feira, 9 de dezembro de 2014
Docinho de Leite em Pó
Esse docinho é super fácil de fazer e agrada os amantes de leite em pó!
Fonte: Panelaterapia
Ingredientes:
1 xícara (chá) de leite em pó
1/2 lata de leite condensado
Açúcar de confeiteiro até dar ponto (cerca de 1/2 xícara de chá)
Açúcar para passar os docinhos (eu usei refinado)
Modo de preparo:
Misture o leite condensado com o leite em pó e vá juntando aos poucos o açúcar de confeiteiro, até formar uma massa que dê para modelar e que desgrude das mãos. Essa quantidade rende mais ou menos 30 docinhos de festa (forminha número 5) e dura cerca de 7 dias quando armazenados em recipiente bem tampado.
Dicas:
Coloquei essas bolinhas no centro apenas para enfeitar mas não recomendo não. Acontece que elas murcham quando expostas ao ar e não fica gostoso. Melhor não usar nada, para enfeitar capriche na forminha.
Os docinhos duram 7 dias em média, mas ressecam com o passar dos dias. Prefira fazer na véspera, ou no dia mesmo, já que não dão trabalho.
Dá para fazer os docinhos com açúcar refinado também, mas a textura da massa fica bem melhor com açúcar de confeiteiro.
sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
Cheesecake Salgada
Essa receita parece muito com quiche (que eu adoro!) e foi por isso que me chamou a atenção. Li os ingredientes e logo vi que não tinha como ser ruim. Fiz umas adaptações na postagem original que pode ser lida aqui, mas foi só para encaixar com os ingredientes que eu já tinha em casa. Sendo a minha versão ou a do blog Na Minha Panela, manda a ver que rola fácil!
Ingredientes:
1 pacote de biscoito salgado (eu usei um redondinho que era temperado, esqueci a marca)
Cerca de 2 colheres (sopa) de manteiga (eu usei margarina 80% lipídios)
1 talo grande de alho poró picado em rodelas finas
Azeite
200 gramas de peito de peru picadinho
250 gramas de cream cheese
200 gramas de queijo cottage (eu não tinha e usei creme de ricota)
2 ovos
Modo de preparo:
No processador (também serve liquidificador), triture os biscoitos até virar uma farofa fina. Vá juntando manteiga (ou margarina) até dar liga na massa (se você não tiver um processador, prefira misturar a manteiga com as mãos ao invés de usar o liquidificador; use-o apenas para triturar os biscoitos). Espalhe a massa no fundo de uma forma de fundo removível (25 cm) e reserve. Para o recheio, refogue o alho poró no azeite até murchar. Junte o peito de peru apenas para incorporar e desligue o fogo. Numa tigela, bata os ovos com um batedor de arame, junte o cream cheese e o cottage, misture bem. Quando o creme estiver homogêneo, junte a mistura já fria de alho poró com peito de peru. Despeje por cima da massa feita com biscoitos e leve ao forno médio até que o recheio esteja firme. Desenforme e sirva imediatamente.
Dicas:
Não recomendo colocar temperos nessa torta, pois o alho poró já tem um sabor pronunciado, além do peito de peru ser bem salgado e a base ter sido feita com biscoitos salgadinhos também.
A torta não fica tããão firme assim logo que sai do forno não. Espere uns 10 minutos se quiser um pedaço firme e bonito. Cuidado ao deixar assando porque tempo demais pode queimar a base dos biscoitos.
terça-feira, 2 de dezembro de 2014
Arroz Piamontês
Apesar do nome, o prato é brasileiro. Receitinha coringa para os domingos, e se tiver arroz cozido na geladeira, mais fácil ainda!
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz cozido
1/2 xícara (chá) de leite, aproximadamente
1/2 xícara (chá) de requeijão cremoso
Champignon picado à gosto (eu não gosto, então usei uns 200 gramas de palmito de pupunha picadinho)
50 gramas de parmesão ralado
1/2 xícara (chá) de creme de leite (fresco ou de caixinha)
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Aqueça a manteiga, junte o palmito (ou champignon), misture bem e junte o creme de leite. Vá mexendo e junte o requeijão. Quando estiver um creme homogêneo e bem quente, misture o arroz. Por último, coloque o leite aos poucos até atingir a cremosidade desejada (eu gosto bem cremoso). Desligue o fogo, polvilhe o parmesão, tempere com sal e pimenta e sirva imediatamente.
Dicas:
Esse arroz no dia seguinte fica duro e ressecado mesmo, mas não deixa de ser gostoso. Se você não gosta de sobras desse tipo, o segredo é fazer apenas a quantidade que for consumir, ou então usar as sobras para fazer uma torta de arroz, bolinhos de arroz, etc.