quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Bolo de Cerejas e Amêndoas



Gente, combinação mais que perfeita. As cerejinhas já estão dando o ar da graça nos mercados... sem desculpa para não fazer.
Fonte: Livro Do Forno para a Mesa (p. 71)

Ingredientes:
150 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente, mais um pouco para untar
150 gramas de açúcar
2 ovos grandes ligeiramente batidos
250 gramas de farinha de trigo com fermento peneirada*
1 colher (chá) de fermento em pó
150 gramas de amêndoas moídas
1 colher (chá) de essência de baunilha
75 mL de leite integral
400 gramas de cerejas sem caroço
25 gramas de amêndoas picadas (usei amêndoas laminadas)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda e forre o fundo com papel manteiga (eu não unto, coloco 1 folha de papel toalha cortada no diâmetro da forma, apenas no fundo). Bata a manteiga e o açúcar. Acrescente os ovos, um pouco por vez, colocando uma colher de farinha de trigo antes de cada adição. Junte o restante da farinha, o fermento, as amêndoas moídas, a baunilha e o leite. Adicione metade das cerejas e coloque a massa na forma, espalhando por igual. Coloque o restante das cerejas e das amêndoas sobre o bolo. Asse até dourar e ficar firme ao toque (faça o teste do palito). Depois de pronto, deixe esfriar um pouco e desenforme. Retire o papel manteiga (ou papel toalha) e sirva. Mantenha em recipiente fechado.

Dicas:

*Eu não tenho o costume de comprar farinha de trigo com fermento, então acrescento mais fermento na receita (nesse caso, coloquei mais 1 colher de chá).
A massa do bolo é mais grossa do que os bolos tradicionais, e ele demora bastante para assar (no meu forno assou por quase 1 hora).

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Apple Pie (Torta de Maçã)



Sabe aquela receita de torta de maçã americana que a gente vê nos filmes e sempre tem vontade de comer? Pois é, olha ela aí! O troço é famoso não é a toa, é bom mesmo. Não achei difícil, embora a receita seja repleta de detalhes.
Fonte: Pilotando um Fogão

Ingredientes:

Para a massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 xícara (chá) de margarina sem sal
3 colheres (sopa) de manteiga picada
6 colheres (sopa) de água gelada

Para o recheio:
5 maçãs (escolha qual você gostar, eu escolhi a maçã gala)
Suco de 1 limão
2/3 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/4 xícara (chá) de açúcar cristal (usei refinado) + 1 colher de sopa para a cobertura
3 colheres (sopa) de amido de milho
1 pitada de noz moscada (não coloquei)
1/2 colher (chá) de canela em pó
1 ovo batido com 1 colher (chá) de água
1 colher (sopa) de manteiga em pequenos cubos
Manteiga amolecida para untar a forma

Modo de preparo:

Para a massa:
Coloque todos os ingredientes no processador até misturar bem. Deixe a água gelada por último e vá colocando aos poucos, até formar uma bola homogênea que desgrude das laterais. Se você não tem processador, faça manualmente e da mesma forma - deixando a água gelada por último. Pode ser que você precise de mais ou menos água usando ou não o processador. Coloque aos poucos e observe o ponto da massa, que deve se soltar do aparelho ou das suas mãos. Coloque a massa num saco plástico e leve para gelar por cerca de meia hora.

Para o recheio:
Descascar as maçãs, retirar o miolo e as sementes e cortar em fatias finas e pequenas. Coloque numa tigela ou bacia grande. À medida em que for cortando, coloque sobre as maçãs picadas o suco de limão e misture de vez em quando para que não escureçam. Junte então o açúcar mascavo, o açúcar cristal, amido de milho, canela e noz moscada. Misture bem, envolvendo todas as fatias de maçã.

Montagem:
Unte com manteiga uma forma de porcelana (a minha tem cerca de 20-22 cm de diâmetro). Abra um pouco mais da metade da massa entre dois plásticos até ficar um pouco maior que a forma (deve sobrar um pouco de massa em toda a extensão da beirada da forma). Transfira a massa com cuidado, apertando bem o fundo para "colar" a massa na forma (cuidado para não furar/rasgar). Pincele a mistura de ovo + água na massa e depois despeje todo o recheio, ajeitando bem com uma colher. Coloque os cubinhos de manteiga (1 colher de sopa) sobre o recheio. Abra o restante de massa e cubra a torta com cuidado. Para fechar a torta, você junta os dois excessos de massa que ficaram para fora da forma e enrola pra cima, formando essa borda mais grosseira que você vê na foto. Pincele o restante da mistura de ovo + água que sobrou, faça furos na massa com uma faca e polvilhe o açúcar da cobertura por cima. Leve para assar (forno preaquecido 220ºC) até ficar douradinha. 

Dicas:

A torta demora um pouco para assar - no meu forno foram 45 minutos; já a Alessandra do Pilotando um Fogão levou 1h15min. Se as bordas começarem a dourar muito rapidamente, cubra com papel alumínio (eu não fiz isso, minha torta dourou por igual).
Essa torta é boa quentinha ou morna. Fria não rola não. Se sobrar, coloque alguns segundo no micro-ondas que fica boa de novo.
A postagem original usou uma forma de 35 cm de diâmetro. Achei a forma muito grande para pouca massa e por isso fiz numa forma bem menor, mas mantive a quantidade de recheio para ficar beeem recheada. Deu super certo, a massa não sobrou e a torta ficou até alta de tão recheada.

sábado, 9 de agosto de 2014

Cupcakes de Doce de Leite com Chantininho


Oi gente! Desde que vi essa receita de cobertura para cupcakes rolando por aí (mais precisamente, no grupo da Eduk no facebook), não sosseguei até testar. Feita com chantilly, leite em pó e açúcar de confeiteiro, tem um ótimo ponto para usar bico e resiste bem ao calor. Sem falar que é gostosa mesmo. Vale a pena para fugir do tradicional buttercream ou chantilly puro.

Ingredientes:

Para os cupcakes:
1 ovo grande
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de achocolatado (usei chocolate em pó)
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de água fervendo
1/4 xícara (chá) de óleo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Para o recheio:
Doce de leite (use um de boa qualidade)

Para o chantininho:
200 mL de chantilly de caixinha
4 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro peneirado
Palitos de callebaut (chocolate belga) para decorar

Modo de preparo:

Para os cupcakes:
Numa vasilha, coloque o ovo e bata bem com uma colher de pau (se tiver um fouet, melhor). Junte o açúcar e bata bem novamente. Vá colocando um ingrediente de cada vez, na ordem, e bata bem após cada adição. Unte e enfarinhe a fôrma de cupcakes (se você for usar forminhas de papel, não precisa untar e nem enfarinhar) e distribua a massa até a metade de cada cavidade. Leve ao forno para assar.

Para a chantininho:
Bata o chantilly em ponto firme (siga as instruções da embalagem), desligue a batedeira e junte o leite em pó e o açúcar já peneirado. Bata até ficar homogêneo. Reserve tampado na geladeira até a hora de aplicar.

Montagem:
Pegue cada cupcake já frio, retire o miolo e recheie com cerca de 1 colher de chá de doce de leite. Coloque o chantininho num saco de confeitar, escolha um bico e aplique fazendo movimentos circulares. Espete o palito de chocolate belga caso vá usar. Conserve tampado na geladeira por até 3 dias.

Dicas:

Essa receita rende cerca de 12 cupcakes.
Se achar mais prático, bata a massa dos cupcakes na batedeira.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Cheesecake de Nutella



Sobremesa fácil e sem erro, além de deliciosa. Quer mandar bem na sobremesa sem ter trabalho? Já tem uma boa opção. O mais interessante desse cheesecake é a consistência de mousse (que eu adoooro!). O sabor de nutella não é tão pronunciado, assim como o sabor do cream cheese. Se eu fosse comer sem saber o que era, não descobriria facilmente a presença desses dois ingredientes. Mas quando a gente sabe, dá para sentir cada um sim - o amarguinho do queijo e o inconfundível creme de avelãs. Acho que justamente por isso gostei tanto dessa torta, não enjoa e é levinha.
Fonte: Pinterest (com alterações minhas).

Ingredientes:

Para a base:
100 gramas de biscoitos tipo "maizena"
50 gramas de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de chocolate em pó

Para o recheio:
2/3 xícara (chá) de nutella
220 gramas de cream cheese
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 caixinha de chantilly batido
Raspas de chocolate ao leite para decorar (usei da marca Lindt)

Modo de preparo:

Para a base:
Triture os biscoitos no processador. Junte o chocolate em pó e depois a manteiga. Bata bem até virar uma massa. Cubra todo o fundo de uma forma (desmontável) de 20 cm com essa mistura. Leve para assar por cerca de 10 minutos em forno preaquecido (180ºC). Reserve até esfriar.

Para o recheio:
Na batedeira, bata bem a nutella com o cream cheese. Junte a baunilha e bata novamente. Depois, coloque o chantilly já batido (firme) e misture manualmente bem até ficar um creme homogêneo. Você deverá obter um creme fofo e leve. Despeje por cima da base já pronta e leve para gelar. Espere cerca de 4 horas, desenforme e coloque as raspas de chocolate. Sirva gelado.

Dicas:

Se você tiver um biscoito de chocolate sem recheio em casa, pode usar também. Nesse caso, não precisa colocar o chocolate em pó.
Preferi não fazer uma borda com a massa de biscoitos, achei que assim o cheesecake ficaria mais leve. O creme é firme o suficiente, não irá escorrer depois de um tempo fora da geladeira. Se você quiser fazer uma borda, talvez precise de mais biscoitos e mais manteiga.
A receita original é americana, o modo de preparar a base é diferente, assim como há ingredientes que não encontramos no Brasil. Fiz alterações por conta própria. E aproveito ainda para dizer que essa receita não é uma receita de cheesecake tradicional, não tem nada a ver.