Ingredientes:
Para a massa:
3/4 xícara de água morna
1/4 xícara de óleo
1 colher (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1/2 colher (sopa) de fermento biológico seco
Farinha de trigo até dar o ponto de desgrudar das mãos (cerca de 250-300 gramas)
Para o recheio:
250 gramas de presunto em fatias
250 gramas de muçarela em fatias
Catupiry o quanto baste
Orégano para polvilhar
1 gema para pincelar
Modo de preparo:
Primeiro, faça a massa: numa vasilha, coloque o fermento, água morna, o óleo, o açúcar e misture bem. Junte farinha de trigo aos poucos (gosto de colocar o sal misturado na farinha para não interferir no fermento) até a massa desgrudar das mãos. Sove até ficar lisinha (não precisa sovar muito), reserve.
Agora, proceda da seguinte forma:
Abra a massa formando um retângulo grande, espalhando as fatias de presunto e queijo na extremidade de cima (ocupando quase metade da largura da massa; na outra metade, corte tiras de massa), dessa forma:
Para rechear, eu coloque uma camada de presunto, uma de muçarela, catupiry, depois cobri com mais muçarela e terminei com presunto.
Enrole a massa, começando pelo lado do recheio, assim:
Agora enrole as tiras cortadas da massa em torno do recheio que já foi fechadinho:
Terminando, fica assim:
Agora é só pegar esse "minhocão" e modelar para virar um círculo, fazendo o formato de rosca. Una bem as duas extremidades para não abrir enquanto assa, assim como qualquer outro ponto de abertura da massa (senão o queijo vaza mesmo). Coloque sobre uma assadeira untada, pincele a gema batida e salpique orégano.
Esse do PAP ficou assim depois de assado, mais douradinho que o da foto de apresentação, porém menos redondinho (e vazou um pouco de queijo porque eu não fechei bem a massa, rs):
Dicas:
Sobre a massa: a receita original diz que não precisa sovar muito, nem esperar descansar e nem esperar crescer. Confesso que já fiz assim e também já deixei a massa crescer para ver se dava diferença. Sinceramente, não deu. Pode fazer e assar direto.
A foto da primeira rosca (a mais branquinha) ficou mais redondinha porque não usei presunto e queijo para rechear e sim uma pasta de presunto com milho e requeijão. Se o recheio for maleável, ou seja, se não for as fatias de presunto e queijo que são difíceis de dobrar dentro da massa, fica mais fácil fazer com que a rosca se torne redondinha.
As quantidades de presunto e queijo do recheio são aproximadas, eu fiz "no olho".