terça-feira, 26 de março de 2013
Charuto de Couve
Um dia desses a Ana Maria Braga fez uma receita de charuto de repolho no programa dela. Eu até gosto do recheio do charuto, mas detesto repolho cozido, só como se estiver cru. Vendo o programa, ela falou que a receita também poderia ser feita com folhas de couve, além das de uva que todo mundo conhece. Ah não, por que nunca pensei nisso antes? Foi a primeira vez que aqui em casa teve charuto.
Ingredientes:
8 folhas de couve grandes
1/4 xícara (chá) de arroz cru
250 gramas de carne moída
1/2 tomate picado sem sementes (coloquei o tomate todo)
1/4 de cebola ralada
1/2 de colher (chá) de pimenta dedo-de-moça sem sementes picada (coloquei pimenta-do-reino a gosto)
1/4 de colher (chá) de alho picado (usei 1 dente)
3 colheres (sopa) de azeite
Sal e salsinha picada a gosto
2 xícaras (chá) de molho de tomate
1 xícara (chá) de água
Modo de preparo:
Em uma panela com água fervente, coloque as folhas de couve e deixe apenas para amolecer (cerca de 30 segundos). Escorra as folhas e com uma faca retire a parte mais grossa do talo central. Reserve. Em uma tigela, misture arroz cru, carne moída, tomate picado sem sementes, cebola ralada, pimenta, alho picado, azeite, sal e salsinha picada a gosto. Reserve. Numa panela de pressão, misture o molho de tomate e a água. Em uma superfície, coloque a folha de couve e no centro coloque 2 colheres (sopa) de recheio de carne moída, dobre as pontas opostas sobre o recheio e depois enrole formando um rolinho. Faça outros rolinhos com o restante das folhas e recheio. Disponha cuidadosamente os charutos de couve no fundo da panela. Tampe a panela, leve ao fogo médio e, após pegar pressão, conte 20 minutos. Deixe sair a pressão naturalmente e sirva em seguida com salada de folhas.
Dicas:
Se você for fazer com repolho, o procedimento é exatamente o mesmo. Apenas na hora de aferventar as folhas talvez seja preciso deixá-las por mais tempo na água para que amoleçam.
sexta-feira, 15 de março de 2013
Pastelão Assado
Receita super prática para fazer no lanche da noite, sem contar que é deliciosa! Basta ter na geladeira um rolo desses de massa de pastel e qualquer recheio tá valendo. Essa eu peguei lá no Panelaterapia.
Ingredientes:
1 rolo de massa de pastel
Queijos à gosto (usei gorgonzola, catupiry e muçarela)
Azeite para pincelar
Modo de preparo:
Abra uma porção da massa de pastel no tamanho desejado. No centro, espalhe o recheio. Feche as laterais levando-as ao centro, e as extremidades feche como se fosse um embrulho de presente. Pincele azeite numa assadeira, coloque uma folha de papel manteiga, unte com mais azeite e então coloque o pastelão com as aberturas voltadas para baixo. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por 15 minutos. Retire o papel alumínio, pincele azeite agora por cima do pastelão e depois deixe até dourar. Sirva.
Dicas:
Já fiz sem o papel manteiga e com a forma muito bem untada não grudou.
É fundamental cobrir com papel alumínio por 15 minutos. Isso irá cozinhar a massa e evitar que fique seca.
Não é bom usar recheios que soltem água. Se quiser usar, recomendo que coloque pouca quantidade, pois amolece a massa. Os meus queijos soltaram gordura e ficou um pouquinho mole sim.
O tempo que leva para o pastelão ficar pronto varia, como todo mundo já sabe: depende do tipo de forno, do tipo de massa, etc. Mas eu gosto de falar apenas para você se situar. No meu fogão demorou bastante para dourar, no total deixei uns 40 minutos.
Para o pastelão ficar bem fechado, passe água na borda da massa. Isso irá ajudar a "colar" a massa, assim como você faz quando vai fazer o pastel frito.
quarta-feira, 13 de março de 2013
Bolo de Iogurte com Chocolate e Nutella
Desde que experimentei bolos feitos com iogurte, me tornei fã. Ficam muito macios! Essa receita é da minha amiga Dany que manda super bem na cozinha e tem um blog também, o Paixão pelo Sabor. Vale dar uma conferida! Para "piorar" a situação, cobri o bolo com Nutella...
Ingredientes:
1 copo de iogurte natural
1 copo (use o copinho do iogurte para medir) de óleo
3 ovos (ou 4 se forem pequenos)
2 copos(do iogurte) de farinha de trigo
3 colheres(sopa) de chocolate em pó
2 copos (do iogurte) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
Nutella a gosto para cobrir
Modo de preparo:
No liquidificador bata o iogurte, o óleo e os ovos. Numa tigela, misture a farinha, o açúcar, o chocolate em pó e o fermento. Despeje o conteúdo do liquidificador e misture bem com um fouet até a ficar um creme bem lisinho. Coloque para assar numa fôrma untada e enfarinhada. Depois de assado, corte o bolo em pedaços e cubra generosamente com nutella.
Dicas:
Eu bati no liquidificador o açúcar também. Acho que o bolo fica melhor quando o açúcar está bem dissolvido.
Além de Nutella, você também pode fazer um brigadeiro ou uma ganache de chocolate para cobrir o bolo, sugestão da Dany.
Não recomendo assar o bolo em travessa de vidro, pois costuma queimar. Eu assei numa forma de alumínio, depois fatiei e transferi para uma de vidro, apenas para servir.
segunda-feira, 11 de março de 2013
Tiramisù "Fake"
Sempre tive curiosidade em provar essa sobremesa, mas faltava-me coragem para fazer, pois leva café e também uma bebida alcoólica, coisa que não costumo apreciar em doces. Eu imaginava que a combinação "café no doce" (com ou sem bebida), deveria ser ruim. O fato foi que minha irmã me fez vontade. De tanto ela falar no dito cujo, acabei decidindo correr o risco de preparar um doce (caro!) que pudesse não fazer sucesso aqui em casa. Achei uma receita muito interessante num livro que tenho em casa, o volume "Itália" da coleção "Cozinha do Mundo", da Editora Abril. Adorei essa receita porque, além de nem mencionar o famoso e caro vinho italiano Marsala, diz que o licor é "opcional". Claaaro! Por que não pensei nisso antes? Se não gosta, basta não colocar, né? Mas aí não é o tiramisù. Ou é? Então acabei batizando o meu de "Tiramisù Fake".
"Muitas regiões italianas disputam a autoria desse apreciado doce. As principais variações dependem do tipo de bebida alcoólica utilizada, como conhaque, uísque, rum ou licor de café."
Na primeira oportunidade que tiver, vou roubar um pouco do licor de café da minha irmã e fazer o doce com a bebida, juro!
Ingredientes:
200 mL de creme de leite fresco
5 colheres (sopa) de açúcar
4 gemas
500 gramas de queijo mascarpone
200 gramas de biscoito tipo "champanhe"
4 colheres (sopa) de café expresso (usei um café comum bem forte)
4 colheres (sopa) de licor Amaretto (opcional)
Cacau em pó
Modo de preparo:
Bata o creme de leite com 1 colher de açúcar até quase chegar ao ponto de chantilly. Reserve. Bata muito bem as gemas peneiradas com o açúcar restante na batedeira, em velocidade alta, até o creme ficar liso. Aos poucos, acrescente o mascarpone. Em seguinda, junte o creme de leite reservado. Monte o doce em uma vasilha doce ou em taças individuais, alternando camadas de biscoito regado com o café dissolvido no licor e o creme de mascarpone. Polvilhe cacau em pó na superfície e leve à geladeira por pelo menos 1 hora. Sirva gelado.
Dicas:
Ao invés de creme de leite fresco, usei chantilly de caixinha. Nesse caso, bati o chantilly até quase ficar firme e não coloquei 1 colher de açúcar para bater junto, pois o chantilly já vem adoçado.
Comprei um pote de queijo mascarpone de 350 gramas. Se eu comprasse 2, ia sobrar queijo e eu não queria fazer uma receita muito grande. Então reduzi a receita fazendo o creme com: 350 gramas de queijo mascarpone, 150 mL de chantilly, 3 gemas e 3 colheres de açúcar. Renderam 4 taças.
quarta-feira, 6 de março de 2013
Torta de Frutas Vermelhas com Nutella
Ter Nutella em casa dá nisso...
Ingredientes:
Para a massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de açúcar
120 gramas de manteiga (ou 6 colheres (sopa) bem cheias)
1 ovo
1 colher (café) de baunilha
Para o recheio:
1 caixinha de morangos
250 gramas de cerejas
250 gramas de Nutella
1 caixinha de creme de leite
1 barra (170 gramas) de chocolate ao leite de boa qualidade
Modo de preparo:
Para a massa:
Misture bem todos os ingredientes (amasse bem até a massa dar liga), e deixe a massa descansar na geladeira por 30 minutos antes de abrir. Abra a massa com um rolo, entre dois plásticos (pode fazer com as mãos também, sem esse plástico) e forre o fundo e os lados de uma forma de aro removível (25 a 30 cm). Fure com um garfo e leve para assar até dourar, forno médio. Reserve até esfriar.
Para o recheio:
Derreta o chocolate com o creme de leite. Junte a nutella e bata na batedeira até ficar homogêneo. Leve para a geladeira até a massa esfriar, assim o creme vai ganhando consistência. Depois despeje sobre a massa já assada e deixe na geladeira até endurecer um pouco. Enquanto isso, lave e pique os morangos em fatias finas. Lave bem as cerejas. Disponha os morangos fatiados por cima do creme, intercale com as cerejas, faça isso até ter 2 círculos de morangos e 2 de cerejas. No centro, coloque uma cereja e use as fatias restantes de morangos para fazer uma flor. Leve para gelar.
Dicas:
Todo mundo sabe que morango solta água. Então já sabe também que essa torta tem uma validade curta.
O sabor e a firmeza do creme dependem de bons ingredientes. Nada de genéricos, viu?
domingo, 3 de março de 2013
Torta de Macarrão
Fiquei intrigada com essa receita que passou outro dia no programa da Ana Maria Braga. Essa torta é feita com macarrão cru! A curiosidade me moveu, confesso. A receita tá aprovada (fiz algumas modificações), fica bem parecida com aquelas tortas de arroz.
Ingredientes:
Para a massa:
1 xícara (chá) de leite
2 ovos
2 xícaras (chá) de macarrão cru (daqueles tipo "cabelo de anjo")
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de fermento em pó
Sal a gosto
Para o recheio:
2 colheres (sopa) de óleo
500 gramas de carne moída
2 tomates picadinhos (sem pele)
1/2 cebola picadinha
Temperos a gosto
250 gramas de catupiry
300 gramas de muçarela
100 gramas de queijo prato
Modo de preparo:
Para a massa:
Coloque em um liquidificador leite, ovos, macarrão cru, o queijo parmesão ralado e bata bem até formar uma mistura grossa e homogênea (a receita da Ana Maria sugere que bata por cerca de 6 minutos. No meu liquidificador não precisei bater isso tudo). Desligue o liquidificador, acrescente leite, fermento em pó, sal a gosto e bata por mais 20 segundos apenas para misturar.
Para o recheio:
Aqueça o óleo e refogue a cebola até ficar transparente. Junte a carne e mexa bem para ficar bem soltinha. Tempere a gosto. Junte o tomate, diminua o fogo e tampe a panela. Quando estiver tudo bem refogado, desligue e reserve. Com a massa já batida, despeje numa assadeira (fiz numa redonda de 30 cm de diâmetro) untada com manteiga e leve para assar (forno médio) até ficar firme. Retire do forno, espalhe a muçarela, a carne refogada, o catupiry e o queijo prato. Volte a torta para o forno para terminar de assar e derreter os queijos.
Dicas:
A receita original mandava colocar o recheio por cima da massa crua, mas eu achei que ela estava muito mole para aguentar todo o recheio e resolvi assar a massa antes.
O recheio de Ana Maria era com linguiça, mas decidi fazer com carne.