quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Pastelzinho de Forno II


Essa receita de pastel de forno da Sol Tarcitano tava bombando lá no grupo de Culinária do face, e apesar de eu já ter e gostar da receita que costumo fazer, resolvi testar a dela. Achei bem semelhante à receita que já postei aqui, mas se tivesse que escolher uma, acho escolheria a dela. Fica uma delícia!

Ingredientes:

2 e 1/4 xícaras (chá) de farinha de trigo
200 gramas de manteiga gelada (ou margarina culinária) pode ser com sal
100 mL de iogurte natural
Sal à gosto
1 gema para pincelar

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes até formar uma bola que desgrude das mãos (se necessário, coloque mais farinha). Deixe na geladeira por 2 horas. Abra a massa com rolo de pastel e recheie ao seu gosto (esses eu fiz com recheio de frango). Pincele com a gema batida e leve ao forno numa assadeira untada até dourar.

Dicas:

Mesmo que a receita passe a quantidade certinha de farinha de trigo, coloque aos poucos, enquanto vai misturando os ingredientes. Pode ser que precise de mais ou menos farinha, é mais fácil dar o "ajuste" com ela do que com os outros ingredientes da massa.
Lembre-se de colocar o recheio já frio sobre a massa!
A receita pede para deixar a massa por 2 horas na geladeira. Eu deixei esse tempo e depois achei que ela ficou um pouco dura para trabalhar, melhorou apenas quando esquentou um pouco. Sugiro que você deixe a massa na geladeira no tempo determinado, mas retire uns 10-15 minutos antes de modelar os pastéis.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Bolo de Chocolate com Nozes



Fiz este bolo para levar lá no trabalho do meu marido, no dia do aniversário dele. Quase morri para carregar esse bolão debaixo do calorzinho básico do Rio. É super simples de fazer, e taí uma ótima dica para o Natal. Desculpem a qualidade da foto porque é de celular.

Ingredientes:

Para a massa:
4 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite morno
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
7 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento

Para o recheio e cobertura:
3 latas de leite condensado cozidas na pressão por 35 minutos
500 gramas de chocolate meio amargo
100 gramas de nozes trituradas (não deixe virar farelo!)
2 caixinhas de creme de leite
2 caixinhas de chantilly
Raspas de chocolate e 50 gramas de nozes trituradas (reserve algumas inteiras) para decorar

Modo de preparo:

Para a massa:
Bater bem os ovos, a margarina e o açúcar. Juntar o leite morno e bater mais um pouco. Desligue a batedeira, coloque aos poucos e delicadamente a farinha, o chocolate em pó e o fermento (todos peneirados). Despeje numa fôrma redonda (28 cm), untada e enfarinhada, e leve para assar.

Para o recheio e cobertura:
Bata as latas de leite condensado já cozidas e frias na batedeira para ficar cremoso. Junte o chocolate derretido e o creme de leite e bata bem até ficar homogêneo. Acrescente 100 gramas de nozes trituradas e apenas misture. Corte o bolo já frio em 3 partes, molhe cada uma com uma calda de sua preferência (molhei apenas com leite). Na própria forma onde o bolo foi assado, coloque uma parte de massa, metade do recheio preparado. Coloque a segunda parte da massa e finalize o recheio. Cubra com a última parte e leve para a geladeira por algumas horas (gosto de deixar de um dia para o outro). Desenforme e cubra com o chantilly pronto (batido conforme instruções da embalagem), decore com nozes trituradas nas laterais e raspas de chocolate na parte de cima.

Dicas:

Eu não sou apaixonada por nozes, fiz este bolo seguindo o gosto do meu marido. Você pode substituí-las por avelãs ou castanha-do-pará.
Ah! Este recheio não fica muito doce por conta do chocolate meio amargo. E rende bastante.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Quiche Marguerita


Estou numa fase "marguerita" quando o assunto é culinária. Quero que tudo seja marguerita: a pizza, a torta, a quiche, o pastel e por aí vai. Sempre adorei tomates e depois que descobri o manjericão, nunca mais larguei. Combinação mais que perfeita!

Ingredientes:

Para a massa:
190 gramas de farinha de trigo peneirada
5 gramas de sal
115 gramas de manteiga integral sem sal
Água (o quanto baste)
1 clara para pincelar

Para o recheio:
3 ovos
1 lata de creme de leite
200 gramas de tomates tipo cereja, cortados ao meio
150 gramas de muçarela (ralada ou fatiada)
Folhas de manjericão a gosto
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Para a massa (paté brisée):
Misture a farinha e o sal, acrescente a manteiga gelada cortada em cubos e com as pontas dos dedos, misture sem sovar a massa, formando uma espécie de farofa. Acrescente a água aos poucos até que a massa se torne lisa e homogênea. Reserve refrigerada por 30 minutos. Abra com o rolo e com auxílio de filme plástico e disponha em uma assadeira própria para quiche (a minha tem 25 cm). Gele, pincele com a clara de ovo crua para impermeabilizar a massa*, fure com garfo** e leve ao forno pré aquecido (180º C) para pré-assar a massa (isso leva mais ou menos uns 10 minutos).

Para o recheio:
Com um fouet (ou garfo se você não tiver um), bata bem os ovos. Junte o creme de leite, tempere a gosto e bata mais um pouco. Disponha os tomates e as folhas de manjericão sobre a massa pré-assada, em seguida despeje o creme por cima. Cubra com a muçarela e leve ao forno até dourar.

Dicas:

*Pincelar clara de ovo sobre a massa crua impermeabiliza a massa, impedindo que a mesma absorva umidade do recheio.
**Quando for assar massas para tortas, sempre fure a base com um garfo. Isso é para que a massa asse ao invés de cozinhar.
Cuidado ao acrescentar a água na massa, pois para dar o ponto você precisa colocar bem pouca quantidade. Se colocar demais, passa do ponto.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Biscoitos Amanteigados Finos



Adoro biscoitos caseiros, mas não sou muito de fazer porque acho que dão um trabalho excessivo. Vi as fotos desses biscoitos no grupo de culinária do facebook, e peguei a receita lá no blog do Mauro Rebelo. São da amiga Guineverre Alvarez. Estes não dão aqueeele trabalho, mas necessitam de algum empenho. Ficam levinhos, dão vontade de comer sem parar.

Ingredientes:

90 gramas de manteiga
5 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (chá) de creme de leite
3 gemas
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) rasa de fermento
Essência de baunilha a gosto
100 gramas de chocolate meio amargo para banhar (usei ao leite)

Modo de preparo:

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme branco. Adicione o creme de leite e as gemas*, batendo. Peneire a farinha juntamente com o fermento e bata mais um pouco na batedeira, acrescentando a baunilha. Coloque a massa em um saco de confeitar e, com um bico canelado grande, desenhe biscoitos em uma assadeira untada. Asse em forno baixo até dourar. Espere esfriar e retire da assadeira, banhando em chocolate derretido em seguida.

Dicas:

* Peneire as gemas para que a massa não fique com gosto e cheiro forte de ovo.
Usei chocolate nobre para banhar os biscoitos, daí demorou a beça para secar (eu não sei dar choque térmico!). Se você escolher um chocolate fracionado/hidrogenado, o aspecto final será melhor, mas certamente perderá no sabor.
Para esta receita, é importante fazer os biscoitos nesse formato de "rosquinha". A massa fica muito mais leve. Acabei fazendo alguns em formato de borboleta porque a massa fica pesada para empurrar no saco de confeitar (meu braço com tendinite pede arrego), os biscoitos nesse formato ficaram mais secos e durinhos. Não que fiquem ruins, mas o formato "rosquinha" é muito mais gostoso.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Baguete Recheada



Oi gente! Depois de um longo período ausente, estou de volta! Estava no meio da minha 5ª mudança. Já deu, né? E ainda por cima fiquei sem internet por muitos dias. Bom, essa receita está para ser publicada há bastante tempo. Um dia vi a publicação da Tati lá no Panelaterapia dessa baguete e achei super interessante. É mais uma receita de máquina de pão que presta quando feita na mão mesmo. E presta de verdade, não é trabalhosa, fica uma delícia!

Ingredientes:

150 mL de água morna
1 ovo
100 mL de óleo
1/2 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 kg de farinha de trigo
1/2 sachê de fermento biológico seco

Modo de preparo (na mão):

Junte todos os ingredientes e amasse bem, colocando a farinha aos poucos (pode ser que precise de mais farinha, ou de menos). A massa estará no ponto quando estiver desgrudando das mãos. Coloque numa bacia, cubra com um pano e deixe num local abafado até dobrar de volume. Divida a massa (rende 2 baguetes grandes), abra, espalhe o recheio à gosto em uma das metades da massa aberta e feche, formando uma baguete. Com uma faca bem afiada faça cortes na massa para dar esse efeito no pão. Unte uma assadeira com óleo, coloque a baguete e pincele gema de ovo. Leve para assar (200ºC) até dourar por cima.

Dicas:

Recheei com presunto, pimentão, queijo, ovos cozidos, milho e orégano (sabor "portuguesa" rsrs).
Dica da Tati que eu segui: se quiser colocar parmesão por cima quando estiver quase assado, abra o forno e salpique o parmesão. Volte para o forno por cerca de 5 minutos (se colocar o parmesão antes ele pode queimar).
Se for fazer na máquina de pão: é só colocar os ingredientes na ordem acima e ligar no ciclo "massa". Ela vai amassar e deixar crescer, depois disso você retira a massa da máquina e continua o processo.