quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Torta de Arroz com Peito de Peru, Ervilhas e Queijo
A massa básica da torta de arroz eu já postei aqui no blog, com carne moída que é o trivial. Tava sobrando um arroz com brócolis e bacon na geladeira, e também umas fatias de peito de peru, meio copo de requeijão... juntei tudo e saiu essa torta de arroz diferente para variar um pouco.
Ingredientes:
Para a massa:
2 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de sobras de arroz
3 ovos inteiros
½ xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
Para a cobertura:
150 gramas de peito de peru
100 gramas de muçarela
1/2 copo de requeijão cremoso
1/2 lata de ervilhas
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
Para a massa:
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Despejar a massa numa fôrma redonda média, untada e enfarinhada, e levar para assar em forno pré-aquecido.
Para a cobertura:
Pique o peito de peru em pequenos pedaços e misture com a muçarela também picada e as ervilhas. Junte o requeijão e mexa bem. Despeje essa mistura sobre a torta, polvilhe o parmesão ralado e retorne ao forno para os queijos derreterem. Sirva.
Dicas:
A massa dessa torta leva 3 colheres de queijo parmesão ralado, que resolvi colocar na cobertura dessa vez. Fiz isso porque as sobras de arroz que utilizei eram de um arroz com bacon, que já é salgado, daí fiquei com medo de salgar ainda mais a massa.
Ficou um gostinho muito bom de bacon na massa!
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Bolo de Cenoura com Cobertura Trufada
Bolo de cenoura todo mundo conhece, né? Mas o bolo de cenoura com cobertura trufada da Tati, aposto que não! Cobertura tem várias, mas essa daqui é daquelas de babar! Para variar um pouquinho e incrementar o seu lanche...
Fonte 1 (cobertura): Blog Panelaterapia. Para ver a postagem da Tati no blog dela, clique aqui.
Fonte 2 (massa): sempre faço a receita do bolo de cenoura do culinarista Mauro Rebelo, já até postei aqui no blog. Quer dar uma olhadinha no blog dele? Clica aqui.
Ingredientes:
Para o bolo:
3 ovos
300 gramas de cenouras
3/4 xícara (chá) de óleo
1 pitada de sal
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
Para a cobertura trufada:
1 barra de chocolate ao leite (180 gramas)
1/2 caixinha de creme de leite
Essência de rum (opcional) - não coloquei
Modo de preparo:
Para o bolo:
No liquidificador, bata as cenouras, o óleo, o sal e os ovos. Reserve. Na batedeira, bata o açúcar com a mistura do liquidificador. Junte aos poucos e a farinha de trigo e o fermento, misturando com o auxílio de um fouet. Leve para assar numa fôrma untada e enfarinhada.
Para a cobertura trufada:
Aqueça o creme de leite (sem deixar ferver) e junte o chocolate picado. Quando formar um creme homogêneo, acrescente a essência de rum. Leve a mistura para a geladeira, espere meia hora e espalhe sobre o bolo.
Dicas:
Como gosto de comer esse bolo quentinho, não esperei a cobertura gelar rsrsrs. O efeito é mais bonito se o creme estiver mais consistente, para formar aquelas "ondinhas" de chocolate, huummm!
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Conchiglioni com Frango ao Molho Béchamel
Para quem não conhece, conchiglioni (do italiano) são aquelas massas em forma de conchas, perfeitas para serem recheadas. Tem uma espessura maior, e por isso não se quebram facilmente na hora do cozimento. Não é um macarrão barato, mas como é feito para ser recheado, um pacote de meio quilo rende muito! Você encontra na sessão de importados em bons supermercados (ou empórios).
Ingredientes:
Cerca de 16 conchas
200 gramas de peito de frango
150 gramas de muçarela
1/2 lata de milho
1/4 de cebola picadinha
1 tomate picadinho (sem pele)
Sal e pimenta a gosto
Para o molho béchamel (molho branco):
30 gramas de manteiga
30 gramas de farinha de trigo
500 mL de leite
Temperos a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe os conchiglioni em bastante água com sal até ficar "al dente". Reserve até esfriar um pouco. Enquanto isso, faça o recheio: pique o frango em cubos pequenos, tempere e refogue. Junte a cebola, o tomate e o milho e misture bem. Tampe a panela de deixe cozinhar até o frango ficar macio (se necessário, junte um pouquinho de água).
Para o molho béchamel:
Derreta a manteiga numa panela de fundo grosso e acrescente a farinha. Mexa bem (se tiver um fouet, vai ajudar muuuito!) em fogo baixo, por 2 minutos, até dourar levemente. Despeje o leite frio e bata com o fouet sem parar, fogo médio. Quando o molho começar a borbulhar, abaixe o fogo novamente e deixe ferver por cerca de 10 minutos, mexendo frequentemente. Tempere a gosto e sirva.
Montagem:
Pegue cada concha e coloque cerca de 1 colher (sopa) do recheio. Disponha numa assadeira, lado a lado. Quando terminar, regue com o molho béchamel e cubra com fatias de muçarela. Leve ao forno para derreter o queijo e sirva.
Dicas:
A receita desse molho é do livro "Receitas de Molhos" - Michel Roux (p. 56). O fouet faz falta demais para fazer essa receita, mas se você não tem um, basta passar o molho por uma peneira ao terminar de prepará-lo para eliminar possíveis pelotas que possam vir a se formar.
Cuidado para não exceder o cozimento do macarrão. Apesar de ser mais grosso e de boa qualidade, se cozinhar demais quebra mesmo!
Inove nos recheios e nos molhos desse macarrão!
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Arroz com Brócolis e Bacon
Minha mãe costumava fazer esse arroz, aprendi com ela. Para um almoço de domingo, é o "ó"!
Ingredientes:
2 xícaras de arroz cozido
300 gramas de brócolis cozido
150 gramas de bacon
1/2 lata de ervilha
Modo de preparo:
Faça o arroz como de costume e reserve. Pique o bacon em cubinhos e também o brócolis em pequenos pedaços. Numa frigideira grande, frite o bacon, junte o brócolis e as ervilhas. Mexa bem e junte o arroz pronto e bem quente aos poucos, misturando sempre. Sirva imediatamente.
Dicas:
Esse arroz também fica muito gostoso com queijo parmesão polvilhado na hora.
Prefiro usar ervilhas congeladas, mas nesse dia não tinha em casa...
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Panqueca Americana
Já testei diversas receitas desse tipo de panqueca e essa aqui que eu recebi por email da minha tia foi a melhor, na minha opinião. Muito interessante por levar leite condensado e creme de leite na receita. Fica muito fofa e docinha.
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 ovo
2 xícara (chá) farinha de trigo peneirada
1 caixinha de creme de leite
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Manteiga (para untar a frigideira)
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar uma massa homogênea. Coloque um pouquinho de manteiga na frigideira (se você tiver aquele pincel para untar, melhor), espalhe bem. Com uma concha, coloque um pouco de massa na frigideira, de forma que a panqueca fique um pouquinho alta. Frite dos dois lados e aperte bem com uma espátula para assegurar que a panqueca esteja frita por igual.
Dicas:
Recomendo muito que você faça essa panqueca numa omeleteira, ou então arrume 2 frigideiras que se encaixem. É muito mais fácil dessa maneira! Tentei usando apenas uma e na hora de virar para fritar do outro lado foi um custo, a massa na parte de cima ainda está crua, faz aquela meleca e a panqueca se quebra toda. Acabei usando a omeleteira, a desvantagem é que as panquecas ficaram um pouco grandes.
Essa panqueca é muito mais gostosa de comer se for na hora, quentinha. Fria não fica tão boa.
Sirva com alguma cobertura a seu gosto. Aqui comemos com chantilly e creme crocante de ovomaltine. Por falar nele que é novo no mercado, achei uma delícia, podem comprar sem medo!
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Torta Cremosa de Queijo
Lembram da Torta de Peito de Peru Defumado com Creme de Queijo que já postei aqui? Pois é, essa daí é uma versão bem parecida dela, fiz um creme com 4 queijos e deixei de fora o peito de peru. Essa é para quem gosta mesmo de queijos, pois o gosto fica beeem pronunciado.
Ingredientes:
Para a massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de amido de milho
200 gramas de margarina sem sal
2 ovos
1 pitada de sal
Farinha de trigo para polvilhar
1 gema ligeiramente batida para pincelar
Para o recheio:
1 caixinha de catupiry (400 gramas)
1 caixinha de creme de leite
150 gramas de gorgonzola
300 gramas de provolone (sem a casca)
300 gramas de muçarela
Modo de preparo:
Para o recheio:
Rale a muçarela, o provolone e o gorgonzola. Reserve. Numa panela, derreta o catupiry. Abaixe o fogo, junte o creme de leite e mexa bem. Acrescente os queijos, aos poucos, e vá mexendo bem até ficar um creme bem consistente, sem deixar ferver. Reserve até esfriar.
Para a massa:
Misturar a farinha de trigo, o amido de milho, a margarina, os ovos e o sal. Amassar até obter uma massa lisa e homogênea. Abrir um pouco mais da metade da massa sobre uma superfície enfarinhada, forrar o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível (28 cm de diâmetro). Distribuir o creme de queijo e cobrir a torta com a massa restante. Pincelar com a gema e levar ao forno até dourar. Desenformar e servir imediatamente.
Dicas:
Altere os tipos e as quantidades de cada queijo conforme for do seu gosto. O importante é não substituir o catupiry por nenhum outro tipo, pois é ele que dá a "liga" do creme. Produtos de qualidade fazem toda a diferença, falo por experiência própria.
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Pãozinho Salgado Recheado
Ninguém merece sair na chuva, né? Para evitar essa tortura, resolvi fazer esses pãezinhos recheados que encontrei no Panelaterapia. Justo no dia que eu estava morrendo de preguiça de ir na padaria, a Tati posta essa receita! Muita sorte para uma pessoa só! No blog dela, tem um gif animado com o passo a passo, muito legal - um dia eu aprendo! Essa receita parece bastante com uma que já postei aqui, lembra? Mas prefiro a da Tati porque tem as medidas exatas e tals... mas gosto é gosto, né?
Ingredientes:
1 ovo
250 mL de leite morno
1/4 de copo (62 mL) de óleo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
10 gramas de fermento biológico seco (1 pacotinho)
Cerca de 500 gramas de farinha de trigo
1 gema para pincelar
Orégano ou gergelim para polvilhar
Modo de preparo:
Misture o fermento no leite que deve estar morno (não quente), junte o ovo levemente batido, o açúcar, o sal e o óleo e misture tudo. Vá acrescentando a farinha até desgrudar das mãos e formar uma bola. Deixe descansar por meia hora em local quente. Pegue pequenas porções de massa e abra com o rolo de macarrão formando um retângulo. Coloque o recheio e enrole como rocambole. Dobre as pontinhas para baixo para vedar bem. Disponha-os numa fôrma untada com manteiga, lado a lado (deixe um espaço entre eles). Pincele gema e depois polvilhe orégano ou gergelim, deixe crescer por mais 20 minutos e asse até dourar.
Dicas:
Escolha a recheio a gosto: eu fiz metade com presunto e muçarela e a outra metade com peito de peru e catupiry. Lembre-se de não colocar nenhum recheio quente sobre a massa, tem que estar tudo bem frio.
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Torta de Carne Moída
Carne moída e suas 1001 utilidades! Usei a receita de massa podre do livro do Michel Roux que já postei aqui no blog, e o recheio foi por minha conta. Delícia!
Ingredientes:
Ingredientes:
Para a massa podre:
250 gramas de farinha de trigo
125 gramas de manteiga cortada em pedaços pequenos e levemente amolecida
1 ovo
1 colher (chá) de açúcar refinado
1/2 colher (chá) de sal
40 mL de água fria
1 gema para pincelar
Para o recheio:
500 gramas de carne moída (usei patinho)
2 tomates sem pele, picadinhos
1/2 cebola picadinha
1/2 pimentão verde, picadinho
2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
1 colher (sobremesa) de amido de milho
1/2 lata de ervilha
Sal e pimenta a gosto
Azeite para refogar
Modo de preparo:
Para o recheio:
Frite a cebola no azeite, junte a carne e mexa bem. Tempere a gosto (costumo colocar meio cubo de caldo de carne), espere a água secar. Junte os tomates, o pimentão e as ervilhas, mexendo sempre. Se estiver seco, coloque um pouquinho de água quente. Dissolva o amido de milho em um pouquinho de água e junte ao recheio, misture bem. Desligue o fogo e acrescente o requeijão. Mexa e depois reserve até esfriar.
Para a massa:
Despeje a farinha sobre a superfície de trabalho e faça um buraco no meio. Nele, acrescente a manteiga, o ovo, o açúcar e o sal. Com a ponta dos dedos, misture esses ingredientes até obter um creme. Em seguida, pouco a pouco, incorpore a farinha no centro e trabalhe a massa com a ponta dos dedos até obter uma textura granulada. Adicione a água fria e misture tudo até a massa começar a dar liga. Usando a palma da mão, empurre a massa para longe de você 4 ou 5 vezes, até ficar homogênea. Forme uma bola com a massa, envolva em filme plástico e mantenha na geladeira até a hora de usar. Abra a massa com o rolo sobre uma superfície enfarinhada e transfira para uma assadeira redonda (a minha tem 25 cm), coloque o recheio já frio e cubra com a massa. Pincele gema e leve ao forno até dourar.
Dicas:
Se quiser, acrescente catupiry no lugar do requeijão, por cima do recheio já frio e espalhado sobre a base da torta.