quinta-feira, 28 de julho de 2011
Frango Imperial Especial
Quem gostou da receita de Frango Imperial postada aqui há algum tempo vai com certeza gostar dessa versão. Dei uma incrementada e achei até mais gostoso desse jeito.
Ingredientes:
1 quilo de filé de frango
Temperos a gosto
Farinha de rosca
Queijo parmesão ralado
Margarina ou manteiga
200 gramas de mussarela fatiada
1 tomate grande, em pedaços
Orégano a gosto
Modo de preparo:
Limpe bem o frango, corte em pedaços médios e tempere a gosto. Deixe descansar um pouco. Numa panela, derreta um pouco de margarina (derreto cerca de 2 colheres (sopa), se for necessário, derreto mais). Passe cada pedaço de frango pela margarina derretida, deixando envolver bem. Numa vasilha, faça uma mistura com cerca de 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado e 1 colher (sopa) bem cheia de farinha de rosca. Transfira cada pedaço de frango para esta vasilha, aperte bem para grudar. Coloque os pedaços de frango numa assadeira e leve ao forno por cerca de 10 minutos. Retire do forno, cubra cada pedaço com mussarela fatiada e um pedaço de tomate. Salpique orégano. Volte ao forno até terminar de assar. Sirva imediatamente.
Dicas:
A diferença dessa receita para a receita do frango imperial comum é que essa é feita com mais queijo parmesão, além de ter a mussarela e o tomate por cima.
Prefira usar o queijo parmesão "em pó", pois adere melhor aos pedaços de frango.
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Batatas Assadas com Creme de Milho
Gosto muito de creme de milho, combina com muitos pratos, principalmente com batatas. A receita é muito simples:
Ingredientes:
Ingredientes:
1 lata de milho verde (sem a água)
1 lata de leite
1/2 cebola pequena, picadinha
1 colher (chá) de margarina
1 colher (chá) de farinha de trigo
Sal, pimenta e salsa a gosto
4 batatas grandes ou médias
Modo de preparo:
Bater no liquidificador metade da lata de milho, o leite e a farinha de trigo. Reserve. Numa panela, aquecer a margarina ou manteiga e fritar a cebola. Juntar o milho restante, mexer bem. Acrescente o creme reservado e vá mexendo até engrossar. Coloque os temperos e reserve. Lave bem e cozinhe as batatas com a casca até ficarem macias, mas sem desmanchar. Corte no meio e cave cada batata, retirando um pouco do miolo. Polvilhe sal e coloque creme de milho na parte onde foi cavada. Leve ao forno até aquecer bem. Sirva imediatamente.
Dicas:
Deixe um pouco de creme de milho reservado para servir à parte na mesa.
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Linguine com Alho e Azeite
Essa massa é muito simples de fazer e não tem erro. Combina uma grande variedade de carnes e é perfeito para servir nos domingos.
Fonte: Manual Prático de Massas (p. 170)
Ingredientes:
400 gramas de linguine
6 colheres (sopa) de azeite extravirgem
4 dentes de alho, picados
1 colher (sopa) de salsa picadinha
Sal a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe a massa segundo instruções da embalagem, juntando bastante sal à água. Escorra e reserve. Aqueça o azeite numa panela grande, junte o alho e frite até dourar levemente. Coloque a massa já escorrida e misture bem, até a massa reluzir. Misture a salsa e sirva imediatamente.
Dicas:
Em italiano, linguine significa "linguinhas" e descreve com exatidão uma massa tipo spaghetti, muito fina, de extremidades chatas. Esse macarrão fica bem com molhos simples à base de azeite. Você encontra essa variedade na seção de importados do supermercado.
Uma vez que o azeite é um ingrediente tão importante, use apenas o melhor azeite extravirgem, prensado a frio.
Não ponha sal na mistura de azeite e alho porque não se dissolverá o suficiente. É por isso que se recomenda colocar bastante sal na água de cozimento.
Coloquei também na mistura de azeite e alho uns pedaços de carne assada que estavam sobrando na geladeira. Incrementou a receita!
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Bolinhos de Arroz Assados
Sempre tive receio de fazer bolinhos de arroz. Meu medo era fritar aquela massa meio mole e ela "abrir" dentro da panela, fazendo aquela "meleca". Até que outro dia encontrei essa receita na caixinha da "Maizena" e resolvi experimentar. É bem diferente do bolinho frito, e fica bem gostoso.
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz cozido
1/2 xícara (chá) de queijo ralado
1/2 xícara (chá) de leite
2 ovos
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
1/2 xícara (chá) de amido de milho
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo:
Numa tigela, coloque o arroz, o queijo, o leite, os ovos, o cheiro-verde, o amido de milho e a farinha. Misture até ficar homogêneo. Acrescente o fermento, misture e deixe descansar por 10 minutos. Unte e enfarinhe uma assadeira grande. Faça bolinhas e disponha cada uma lado a lado na assadeira. Leve para assar até dourar levemente.
Dicas:
A massa do bolinho fica meio "grudenta", mas dá para fazer as bolinhas com as mãos mesmo. Se preferir, modele os bolinhos com o auxílio de 2 colheres.
Esse bolinho fica um pouquinho seco. É interessante servi-lo com algum prato que tenha molho, como por exemplo, almôndegas, ou uma carne com caldo, etc.
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Bolo de Brigadeiro
Toda vez que como um bolo de brigadeiro em alguma doceria, me decepciono. Eles não são feitos com "brigadeeeeiro" mesmo; na verdade, eles recheiam o bolo com um creme feito à base de leite condensado, chocolate, leite e amido de milho (e sabe-se lá mais o que) e depois falam que aquilo é um bolo de brigadeiro. Comigo não tem essa, se vou fazer um bolo de brigadeiro, nada de "similares". Com isso, o bolo fica muito mais gostoso e bem mais fácil de fazer. Quem não sabe fazer um brigadeiro? Mãos à obra!
Ingredientes:
Para o bolo:
2 ovos
1 colher (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite morno
1 xícara (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de fermento
Para o recheio:
1 e 1/4 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) bem cheias de achocolatado
1 colher (sopa) de margarina
Para a cobertura:
3/4 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) rasas de achocolatado
1 colher (sobremesa) de margarina
Chocolate granulado a gosto para decorar
Modo de preparo:
Para o bolo:
Bater bem os ovos, a margarina e o açúcar. Juntar o leite morno e bater mais um pouco. Desligue a batedeira, coloque aos poucos e delicadamente a farinha, o chocolate em pó e o fermento (todos peneirados). Despeje numa fôrma redonda (20 cm), untada e enfarinhada, e leve para assar.
Para o recheio:
Misture todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo até engrossar levemente (brigadeiro mole). Mexa sem parar.
Para a cobertura:
Misture todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo até engrossar levemente (brigadeiro mole). Mexa sem parar.
Montagem:
Depois de frio, corte o bolo em 2 metades. Regue ambas com uma calda de sua preferência (usei leite com achocolatado). Na própria fôrma onde assou o bolo, coloque uma das metades, espalhe todo o recheio e cubra com a outra metade. Leve para gelar por algumas horas, desenforme e espalhe a cobertura. Decore com granulado e leve para gelar.
Dicas:
É interessante fazer a cobertura apenas na hora de cobrir o bolo. Se você fizer antes, o brigadeiro vai endurecer e espalhar isso em cima do bolo vai virar uma missão impossível.
Sim, o bolo fica bem doce e um pouco difícil de cortar por causa do brigadeiro. Ah, mas compensa...
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Filé Suíno de Forno à Parmegiana
Sempre como bife de boi ou de frango à parmegiana, porém nunca havia experimentado essa receita usando uma carne suína. Por que será que as pessoas não fazem com esse tipo de carne? Fica tão boa quanto!
Ingredientes:
6 bifes de filé mignon suíno
1 ovo
Farinha de rosca para empanar
Óleo para untar
1 lata de molho de tomate
6 fatias de muçarela
Queijo parmesão para polvilhar
Modo de preparo:
Tempere os bifes a gosto e reserve. Passe cada um pelo ovo ligeiramente batido e depois pela farinha de rosca. Unte bem uma fôrma com óleo e coloque os bifes empanados. Leve ao forno, deixe por uns 5 minutos, vire cada bife e leve novamente ao forno até terminar de assar. Retire, coloque uma fatia de muçarela sobre cada bife, espalhe bastante molho e polvilhe queijo parmesão ralado a gosto. Leve novamente ao forno para derreter o queijo e sirva.
Dicas:
Se preferir, frite cada bifé no óleo, em imersão. Não recomendo, no forno fica tão bom quanto, e bem mais "leve".
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Penne com Frango ao Molho Rosé
Mais uma massinha muito gostosa preparada com o que havia de sobras na geladeira!
Ingredientes:
Cerca de 3/4 lata de molho de tomate pronto
1 caixinha de creme de leite
1/4 xícara (chá) de vinho branco
1 vidro de leite de coco
2 filés de peito de frango, limpos, temperados e cortados em cubinhos
350 gramas de penne
Sal, pimenta e salsa a gosto
1 colher (sopa) de margarina
1 pacote de queijo parmesão ralado (50 gramas)
Modo de preparo:
Numa vasilha, misture bem o creme de leite, o vinho, o leite de coco e o molho. Prove e acerte os temperos. Tempere o frango a gosto e reserve. Num refratário, misture o frango cru com o molho preparado. Leve ao forno até o frango ficar macio e cozido. Enquanto isso, cozinhe o macarrão em bastante água e sal até ficar "al dente". Escorra e reserve. Coloque a massa dentro do refratário junto com o frango, deixe uns minutos no forno. Retire e sirva imediatamente, com queijo parmesão a gosto.
Dicas:
Se quiser incrementar a receita, coloque tomates picados, milho verde, ervilhas, ou o que mais gostar.
Nas minhas postagens sobre massas, sempre falo para utilizarem as massas de "grano duro". São bem melhores, não ficam moles e nem grudentas, vale a pena pagar um pouquinho mais caro pela qualidade que têm.
quarta-feira, 6 de julho de 2011
Omelete de Batata
Sei que a foto tá parecendo bastante com a "Batata Suíça", mas não se trata dela. Na verdade, esse prato nada mais é do que batata ralada, pré-cozida, misturada com ovo, temperos e queijo. Simples e bem gostoso!
Ingredientes:
2 batatas médias a grandes
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ou minas padrão ralado
1 ovo
Sal, pimenta e orégano a gosto
Manteiga ou margarina para untar
Modo de preparo:
Descasque e rale as batatas (ralo grosso). Em seguida, afervente por cerca de 2 minutos (deve ficar transparente, sem amolecer demais). Escorra bem e reserve. Numa vasilha, bata ligeiramente o ovo. Misture a batata pré-cozida, o queijo ralado e tempere a gosto. Aqueça uma frigideira anti-aderente e coloque mais ou menos 1 colher (chá) cheia de margarina ou manteiga para derreter. Despeje toda a mistura na frigideira, abaixe o fogo e deixe dourar. Vire a batata com o auxílio de uma outra frigideira também untada e deixe dourar o outro lado. Sirva imediatamente.
Dicas:
Se você tiver 2 frigideiras do mesmo tamanho, o preparo se tornará bem mais simples.
Você pode adicionar presunto, frango, bacon ou qualquer outro ingrediente para incremetar essa receita.
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Tomates Recheados
Pesquisei na internet o que poderia fazer com as sobras de arroz que tinha na geladeira (da receita "arroz cremoso com carne moída"), queria alguma coisa diferente de torta de arroz e também dos tradicionais bolinhos. Foi quando encontrei várias receitas de tomates recheados com arroz. Li algumas ideias e criei minha própria receita. É um ótimo acompanhamento.
Ingredientes:
1 xícara (chá) de sobras de arroz cozido
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de maionese
Salsa a gosto
4 tomates médios
Modo de preparo:
Faça um corte no topo do tomate, fazendo uma "tampa". Reserve-a. Cuidadosamente, retire as sementes dos tomates, com o auxílio de uma faca. Lave cada um e depois escorra-os sobre papel toalha. Numa vasilha, misture o arroz, o queijo, a maionese e a salsa. Mexa bem e recheie cada tomate. Coloque a tampa por cima, fechando cada tomate. Transfira-os para uma travessa e leve ao forno convencional ou microondas apenas para aquecer. Sirva.
Dicas:
Essa receita também pode ser servida fria, como salada.
Você pode usar qualquer tipo de sobra de arroz que tiver em casa: arroz à grega, arroz com vagem, com brócolis, risotos, ou até mesmo o arroz comum.
sexta-feira, 1 de julho de 2011
Torta de Limão III
Enquanto não me decido qual versão de torta de limão é a minha preferida, posto para vocês uma terceira opção. Essa foi baseada numa torta que vendia na Torteria Haguanaboka de São José dos Campos - SP, feita com 3 camadas: o primeiro creme beeem azedinho, o segundo docinho e uma cobertura de marshmallow. Peguei apenas a ideia mesmo, pois acabei inventando os dois cremes.Já o marshmallow eu tirei do blog da Denise, Sabor & Prazer (http://saborprazer.blogspot.com).
Ingredientes:
Para a massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres de sopa de margarina
½ lata de creme de leite
1 colher de chá de fermento em pó
Para o creme 1:
1 lata de leite condensado
1/2 caixinha de creme de leite
Suco coado de 4 limões médios
Para o creme 2:
250 gramas de chocolate branco picado
1 caixinha de creme de leite
Para o marshmallow:
50 mL de claras
200 mL de açúcar (meça na parte de mL mesmo)
50 mL de água
Modo de preparo:
Para a massa:
Peneirar a farinha, fazer uma cova no centro e colocar a margarina, o creme de leite e o fermento. Misturar com as pontas dos dedos, juntando a farinha até que seja toda incorporada à massa e que solte completamente das mãos. Deixar descansar por cerca de 30 minutos na geladeira. Abra a massa, forre uma fôrma de aro removível (a minha tem 20 cm de diâmetro), furar o fundo com um garfo, assar em forno médio alto (220ºC), por cerca de 20 minutos.
Para o creme 1:
Misturar todos os ingredientes e reservar na geladeira até firmar um pouco. Despejar sobre a massa da torta já assada e fria.
Para o creme 2:
Derreter o chocolate branco com o creme de leite, até formar um creme homogêneo. Reservar até esfriar. Depois que estiver frio, despejar cuidadosamente sobre o creme 1 na torta.
Para o marshmallow:
Misturar a água com o açúcar e levar ao fogo baixo. Deixar ferver, sem mexer, por cerca de 8 minutos (ou até as bolhas que se formam no centro da panela começarem a subir devagar). O ponto é de fio fino. Enquanto a calda está fervendo, bata as claras até ficarem firmes. Sem desligar a batedeira, acrescente a calda e bata até esfriar e ficar firme. Aplique sobre a torta. Decore com raspas de limão a gosto.
Dicas:
Para fazer o mashmallow, meça tudo na parte de mL de um copo ou xícara graduada. É importante fazer as medidas corretamente. Se quiser, acrescente algumas gotas de uma essência a seu gosto depois de colocar a calda sobre as claras.
A Denise me ensinou que enquanto a calda está fervendo, não pode misturar senão açucara. Misture bem antes de levar ao fogo e depois disso, deixe ela lá quietinha no fogão.
O creme 1 fica bem azedinho mesmo. Se você não gosta que fique tão azedo, diminua a quantidade de suco de limão e coloque a gosto.
É importante deixar a torta na geladeira de um dia para o outro. O creme 1 demora bastante a endurecer, pois não leva gelatina. Se você não esperar o tempo necessário, com certeza vai fazer aquela meleca na hora de partir.