quinta-feira, 31 de março de 2011
Bolo Cremoso de Doce de Leite
Inventei esse bolo pegando uma receita aqui e outra ali: a massa é o pão-de-ló do livro "União 100 anos" (p. 12); a ideia do recheio eu peguei na internet (não lembro exatamente onde), depois de perceber que várias pessoas acrescentavam chantilly no doce de leite para rechear um bolo, fiquei com vontade e quis experimentar; a cobertura também é do livro "União 100 anos" (p.83), da receita de Cupcakes. O resultado foi um bolo fofo, cremoso e bem docinho.
Ingredientes:
Para o pão-de-ló:
5 colheres (sopa) bem cheias de açúcar (150 gramas)
5 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo (150 gramas)
5 ovos
Gotas de essência de baunilha (opcional)
Para o recheio:
1 lata de doce de leite
1 caixinha de chantilly pronto
Para a cobertura:
1 caixinha de creme de leite
500 gramas de chocolate ao leite
2 colheres (chá) de essência de baunilha (não coloquei)
8 colheres (sopa) de manteiga (160 gramas)
Modo de preparo:
Para o pão-de-ló:
Bata o açúcar com os ovos até dobrar o volume (cerca de 8 minutos). Sem bater, junte a farinha delicadamente. Coloque numa fôrma redonda untada, o fundo forrado com papel manteiga também untado, e asse no forno pré-aquecido. Desenforme morno e reserve.
Para o recheio:
Bata o chantilly gelado até o atingir uma textura firme (cerca de 2-3 minutos). Junte o doce de leite e misture bem. Bata novamente na velocidade baixa da batedeira apenas para ficar homogêneo. Leve para gelar por alguns minutos, apenas para firmar.
Para a cobertura:
Pique o chocolate em pedaços pequenos (ou rale), junte o creme de leite e leve ao fogo baixo, mexendo sempre e tomando cuidado para não aquecer demais. Quando todo o chocolate tiver derretido, reserve e deixe esfriar bem. Junte a manteiga e a essência de baunilha, bata na batedeira até obter um creme leve. Leve novamente para geladeira para firmar um pouco, depois utilize.
Montagem:
Corte o bolo em 2 ou 3 partes, molhe com uma calda de sua preferência e recheie. Monte o bolo na própria fôrma onde foi assado. Deixe na geladeira por cerca de 6 horas. Desenforme e aplique a cobertura. Decore a gosto.
Dicas:
Minha fôrma tem (20 x 7) cm. A receita recomenda uma assadeira de (24 x 6) cm.
Essa cobertura pode ser utilizada com bicos de confeitar. A receita original era feita com chocolate branco. Você pode fazer assim também, mas lembre-se que o bolo ficará ainda mais doce. A cobertura rende bastante, dá para cobrir o bolo todo e ainda decorar.
O chantilly misturado com doce de leite deixa o recheio com uma textura bem leve e quebra um pouco o doce excessivo. Se preferir, você pode colocar apenas metade da caixinha. Também vi pessoas que misturam creme de leite ao invés de chantilly. Nesse caso, deve ficar mais consistente e menos "espumoso".
quarta-feira, 30 de março de 2011
Frango Sem Mistério
Essa receita foi feita no programa Mais Você, se não me engano no Carnaval. Minha mãe assistiu e me passou a dica. Adoro pratos que levam vinho no preparo. O resultado são filés de frango macios mergulhados em um creme maravilhoso que combina muito bem com arroz branco. Fiz e adorei.
Ingredientes:
1 quilo de peito de frango cortado em filés finos
2 pacotes de creme ou sopa de cebola (136 gramas)
1 vidro grande (500 mL) de leite de coco
1 copo de requeijão cremoso (250 gramas)
1/2 xícara (chá) de vinho branco
2 caixinhas de creme de leite
2 pimentas dedo de moça picadas (sem sementes)
2 colheres (sopa) de mostarda clara
Pimenta-do-reino e cebolinha a gosto
Modo de preparo:
Temperar os filés de frango com o creme ou sopa de cebola. Colocar num refratário untado com azeite. Numa tigela, misturar o leite de coco, o requeijão, o vinho e o creme de leite. Temperar com a mostarda, a pimenta dedo de moça e a pimenta-do-reino. Despejar sobre os filés de frango reservados e levar ao forno por cerca de 25 minutos. Retirar, salpicar cebolinha e servir.
Dicas:
Não gosto muito de usar creme ou sopa de cebola como tempero, então usei meu tempero caseiro mesmo. Também não coloquei a pimenta dedo de moça e nem mostarda. Temperei o creme apenas com sal e pimenta-do-reino.
O creme rende bastante, forma uma "piscina" mesmo. O objetivo é que os filés assem nesse molho e para isso você deve utilizar uma vasilha refratária funda.
Fiz metade dessa receita.
terça-feira, 29 de março de 2011
Carne Moída Diferente
Aí está outro jeito muito fácil, gostoso e diferente de preparar carne moída. Dany, obrigada pela receita!
Fonte: Culinária - Receitas do Orkut, postada pela Dany.
Ingredientes:
500 gramas de carne moída
2 colheres(sopa)de azeite
1 tomate grande picado, sem sementes
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
Sal e pimenta a gosto
1 lata de creme de leite
1 lata de milho verde
200 gramas de mussarela
Modo de preparo:
Refogue o alho e a cebola no azeite. Junte a carne e deixe fritar bem, tempere a gosto. Acrescente o tomate picado e mexa bem, deixe o tomate murchar. Desligue e reserve. Bata no liquidificador o creme de leite, a lata de milho (com a água) e uma pitada de sal. Num refratário coloque a carne, despeje o creme batido por cima e cubra com a mussarela. Leve ao forno pra gratinar.
Dicas:
Deixe a carne bem sequinha ao refogar, pois pode ser que solte um pouco de água no forno.
Enquanto a carne está fritando, costumo temperar com 1/2 tablete de caldo de carne ao invés de sal e pimenta.
Essa receita também deve ficar muito boa com frango desfiado no lugar da carne moída.
segunda-feira, 28 de março de 2011
Espaguete à Bolonhesa
Esta é a receita do autêntico molho de carne - ragù - da cidade de Bolonha, em Emília-Romana, Norte da Itália. É muito rico e sempre servido com tagliatelle, mas como não tinha aqui em casa, foi o spaghetti mesmo.
Quando pensamos num molho de carne para servir com massa, a nossa mente volta-se automaticamente para este molho. Graças aos emigrantes italianos, o molho bolonhês tornou-se um dos mais famosos molhos para massas. Com carne de vaca, porco e bacon cozidos com vinho e tomates, é intenso no seu sabor e bastante substancial.
Fonte: manual prático de massas (p.136).
Ingredientes:
500 gramas de espaguete (ou tagliatelle)
Sal a gosto
Queijo parmesão para polvilhar
1 cebola
2 cenouras
2 talos de aipo (não coloquei)
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
130 gramas de bacon magro, em cubos
250 gramas de carne de vaca, em pedaços bem pequenos (usei filé mignon)
250 gramas de carne de porco, em pedaços bem pequenos (usei filé mignon suíno)
1/2 xícara (chá) de vinho branco
400 gramas de polpa de tomate
2 ou 3 xícaras (chá) de caldo de carne
1/2 xícara (chá) de creme de leite
Modo de preparo:
Pique finamente todos os legumes frescos. Aqueça a manteiga e o azeite numa panela. Junte os legumes e o bacon, cozinhe em fogo médio, mexendo frequentemente por cerca de 10 minutos ou até os legumes estarem macios. Junte a carne picada, abaixe o fogo e cozinhe suavemente por 10 minutos, mexendo com frequência e desfazendo eventuais blocos de carne com uma colher de pau. Tempere a gosto, junte o vinho e volte a mexer. Cozinhe durante 5 minutos ou até reduzir. Junte a polpa de tomate e 1 xícara do caldo de carne. Deixe levantar fervura. Mexa bem o molho e abaixe o fogo. Tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar suavemente por cerca de 2 horas. Durante este tempo, mexa de vez em quando e junte mais caldo de carne, à medida que este for absorvido. Junte o creme de leite ao molho, misture bem e deixe cozinhar por mais 30 minutos. Enquanto isso, cozinhe o macarrão em bastante água e sal até ficar "al dente". Prove o molho e acerte os temperos. Escorra a massa e coloque o molho sobre ela, misture bem. Sirva imediatamente, com queijo parmesão.
Dicas:
A carne deve ser picada em cubos bem pequenos mesmo, quase como se fosse moída.
Não deixei o molho cozinhar por 2 horas como a receita pede em uma das etapas, o caldo secou bem antes desse tempo. No total, devo ter gasto uma hora e meia para fazer toda a receita.
Fiz metade dessa receita. A receita inteira serve 4 pessoas.
domingo, 27 de março de 2011
Pão Italiano
Recebi da minha amiga Marina essa receita da família dela que vem sendo feita há muitas gerações. Não fiz muitos pães até hoje, mas a massa deste foi a melhor que já fiz. Chamou minha atenção por não levar ovos, usar pouquíssima gordura e o fermento ser o comum, desses de bolo mesmo. A massa é prática, fica leve e dá um pão é delicioso. Valeu Marina!
Ingredientes:
Para a massa:
500 gramas de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento (de bolo)
1 1/2 xícara (chá) de leite
Gema para pincelar
Para o recheio:
500 gramas de tomates picados, sem sementes
Cebola picadinha a gosto
Sal e pimenta a gosto
200 gramas de linguiça moída
100 gramas de azeitonas picadas
100 gramas de queijo parmesão ralado
2 ovos ligeiramente batidos (clara e gema)
Modo de preparo:
Para a massa:
Peneirar a farinha e juntar aos demais ingredientes, vá amassando com leite até a massa ficar com boa consistência. Se necessário, coloque mais farinha. A massa não deve grudar nas mãos. Deixe descansar enquanto prepara o recheio. Divida a massa em 2 ou 3 partes, abra numa superfície enfarinhada, coloque o recheio e enrole como rocambole. Passe a gema e leve para assar numa fôrma untada e enfarinhada.
Para o recheio:
Misture todos os ingredientes e espalhe sobre a massa já aberta.
Dicas:
Como não gosto de linguiça, resolvi fazer o recheio do meu jeito: coloquei os ovos, o tomate, milho verde, peito de peru, mussarela, parmesão e temperos a gosto. A Marina diz que fica muito bom também com palmito, frango... Esse pão permite diversas combinações, é só usar a criatividade.
Acabei colocando muito recheio e como podem ver, o pão acabou abrindo em cima. Para isso não acontecer é só não rechear demais rsrsrs.
Não deixe a massa muito fina, fica difícil de enrolar.
Seque os tomates picados em papel toalha para que não soltem muita água.
sexta-feira, 25 de março de 2011
Pavê Delícia
Aproveitando que estou morando em Belém e castanha-do-pará não falta aqui, resolvi fazer o pavê do livro "União 100 anos" (p. 16) substituindo amendoim por castanha. Haja caloria, mas que é bom é.
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
200 gramas de manteiga sem sal
4 gemas peneiradas (usei apenas 2)
150 gramas de amendoins torrados e moídos fino (usei castanhas)
2 latas de creme de leite
200 gramas de biscoitos tipo "maizena"
50 gramas de chocolate ao leite picado (opcional)
Modo de preparo:
Bata o açúcar com a manteiga até obter um creme leve. Adicione as gemas e bata bem. Sem bater, incorpore o amendoim (ou castanha) e o creme de leite. No recipiente escolhido, faça camadas alternadas de biscoitos e creme. A primeira e a última camada devem ser de creme. Leve à geladeira por no mínimo 6 horas. Decore com o cholate picado e serva gelado.
Dicas:
Não sei bem qual a função das gemas num pavê, por isso raramente coloco por causa do gosto de ovo que pode ficar, e também pelo perigo do ovo cru (se alguém souber para que servem as gemas, me conte!). Nesse pavê, coloquei apenas metade da quantidade pedida.
O chocolate picado por cima é opcional, não está na receita original do livro.
Triturei as castanhas no liquidificador e virou uma farofa fina. Acho que ao invés de triturar, deve ficar mais gostoso se as castanhas forem finamente picadas ou batidas com um martelo. É como farei da próxima vez.
Se quiser, umedeça os biscoitos no leite, licor, refrigerante, etc.
quinta-feira, 24 de março de 2011
Batatas Suecas
Lembram do frango imperial que já postei aqui no blog? Pois é, essas batatas são feitas com aquela "casquinha" que reveste o frango, a base de parmesão e farinha de rosca. A ideia eu peguei novamente na comunidade do orkut, quem postou foi a Gillane. Acabei fazendo do meu jeito, mas a essência ficou!
Ingredientes:
4 batatas médias
2 colheres (sopa) bem cheias de farinha de rosca
2 colheres (sopa) bem cheias de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe as batatas até ficarem macias. Descasque e corte em cubos médios. Numa panela, derreta a manteiga e junte as batatas. Tempere a gosto com sal e pimenta. Coloque a farinha de rosca e o queijo, misture até as batatas ficarem bem revestidas. Sirva imediatamente.
Dicas:
Se quiser, você pode cozinhar as batatas direto na manteiga. Para isso, use uma panela teflonada, coloque as batatas em fogo baixo e mexa constantemente.
Incremente o tempero utilizando orégano, salsa, etc.
quarta-feira, 23 de março de 2011
Frango à Moda Pizzaiolo
Estava eu buscando mais novidades na comunidade de receitas do Orkut ("Culinária - Receitas) e me deparo um essa receita especial postada pela Neyde, que pegou no programa "Dia a Dia" (feita pelo chef Antonello). Mas o que chamou minha atenção para ela foi o fantático passo-a-passo (PAP) que minha amiga Lou postou lá. Ela faz tudo parecer tão simples com seus PAPs... Bom, tenho que ser sincera: a receita é trabalhosa sim. Mas é um trabalho que vale a pena, pois é deliciosa e bastante diferente. Não tenho costume, mas fiz umas fotos do meu PAP por 2 razões: primeiro porque a Lou me inspirou, e segundo porque ao ver como é feita a receita, a gente acaba deixando algum receio de lado e corre para fazer. Para quem gosta de frango, essa é especial!
Ingredientes:
2 peitos de frango
Presunto picadinho (usei peito de peru)
Mussarela picadinha (usei parmesão)
1 tomate grande, sem sementes, picadinho
Orégano a gosto
Temperos a gosto
Farinha de trigo o quanto baste
Farinha de rosca o quanto baste
1 ovo batido
Óleo para fritar
1 tomate pequeno em rodelas
Cerca de 150 gramas de mussarela em fatias
1/2 lata de molho de tomates pronto
Modo de preparo:
Limpe bem os dois peitos de frango e corte cada um ao meio (vc terá então 4 metades). Abra-os com uma faca, cuidadosamente, de forma que fique um pedaço grande e aberto (veja na foto 1). Tempere a gosto e coloque o presunto, a mussarela e o tomate. Salpique orégano e feche o pedaço, com ajuda de vários palitos (foto 2). Passe o frango primeiramente pela farinha de trigo, depois pelo ovo e depois pela farinha de rosca. Coloque mais ou menos 1 dedo de óleo numa panela e aqueça (óleo não tão quente). Frite dos dois lados e escorra em papel absorvente (foto 3). Retire todos os palitos e arrume cada pedaço de frango numa assadeira, coloque um pouco de molho e disponhas as fatias de queijo por cima. Termine com rodelas de tomate, cubra com papel alumínio e leve ao forno até o frango ficar pronto. Quando estiver assado, retire o papel alumínio e deixe mais uns minutos no forno.
Dicas:
A receita original não pedia para colocar papel alumínio ao levar para assar. Acontece que como meus pedaços ficaram grossos, fiquei com medo de estarem crus no centro e por isso coloquei o papel, dessa forma não correria o risco.
Coloque o que quiser para rechear o frango. A ideia é "simular" um recheio de pizza, por isso o nome.
Eu sempre compro filé de peito de frango porque acho mais prático. Os peitos já vêm em metades e isso facilita bastante.
terça-feira, 22 de março de 2011
Mini Dogs
Fiz esses mini dogs para o lanche da tarde aqui em casa, mas também ficam ótimos como aperitivos nas festinhas. É bem simples e muito saboroso. Receita postada pela Mônica (Culinária - Receitas do Orkut).
Ingredientes:
Cerca de 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de amido de milho
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de fermento (de bolo)
2 colheres (sopa) de margarina
1 pitada de sal
2 ovos
1/2 xícara (chá) de leite
500 gramas de salsichas aferventadas e picadas
1 gema batida para pincelar
Queijo parmesão ralado para polvilhar
Mostarda
Catchup
Modo de preparo:
Numa vasilha grande, misture todos os ingredientes e amasse. Coloque farinha de trigo aos poucos, vá acrescentando até a massa ficar lisa e não grudar mais nas mãos (se necessário, coloque mais farinha). Deixe descansar por 5 minutos. Abra a massa e corte em quadrados no tamanho de sua preferência. Passe um pouco de catchup e mostarda, coloque a salsicha e feche as pontas. Pincele a gema batida e salpique o queijo. Leve ao forno até dourar levemente.
Dicas:
Se quiser, incremente o recheio colocando cebola, pimentão, etc.
Eu não coloquei mostarda e catchup na massa, deixei como opção para colocar depois que o salgadinho estivesse assado.
Fiz metade dessa receita e rendeu uma assadeira retangular média bem cheia.
Gastei um pouco a mais de farinha do que manda a receita. Por isso é importante ir colocando aos poucos, enquanto amassa, para não errar o ponto.
segunda-feira, 21 de março de 2011
Fettuccine com Manteiga e Parmesão
São necessários muito poucos ingredientes para este prato incrivelmente simples. Provém do Norte da Itália, onde a manteiga e o queijo são os ingredientes mais populares para servir com massa. Retirada do livro "Manual Prático de Massas" (p. 172).
Ingredientes:
250 gramas de fettuccine
40 gramas de manteiga
50 gramas de queijo parmesão ralado (e mais um pouco para polvilhar)
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe a massa em bastante água e sal até ficar "al dente". Escorra e volte para a panela onde foi cozida. Junte imediatamente a manteiga e o queijo ralado, mexa bem a massa até estar revestida por igual. Junte sal e pimenta a gosto e misture levemente. Polvilhe um pouco de queijo parmesão ralado e sirva.
Dicas:
Esse macarrão é muito simples e saboroso, mas deve ser preparado com manteiga mesmo e não margarina. A receita do livro diz para usar manteiga sem sal, mas usei uma com sal mesmo.
Use ingredientes de qualidade para obter um resultado satisfatório.
sábado, 19 de março de 2011
Torta de Limão II
Dessa vez resolvi inovar e fazer uma torta de limão diferente da que já postei aqui no blog há um tempo atrás. Usei a massa de biscoitos da torta de limão da minha tia Dalva, o recheio é praticamente o mesmo da outra torta de limão, mas a cobertura é um merengue italiano ao invés do tradicional suspiro.
Ingredientes:
Para a massa:
Cerca de 200 gramas de biscoitos tipo "maizena"
120 gramas de margarina
Para o recheio:
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1/2 xícara de (chá) de suco de limão coado
Para a cobertura:
3/4 xícara (chá) de açúcar granulado
1/4 xícara (chá) de água
1 clara
Modo de preparo:
Para a massa:
Triturar os biscoitos no liquidificador até obter uma farofa. Misturar a margarina até ficar homogêneo. Cobrir o fundo e as laterais de uma fôrma redonda (20 cm) e leve ao forno por cerca de 10 minutos. Reserve.
Para o recheio:
Misturar o leite condensado, o creme de leite e o suco de limão até obter um creme homogêneo. Despeje por cima da massa já assada e fria, leve para a geladeira.
Para o merengue italiano:
Ferva o açúcar com a água até obter uma calda em ponto de bala mole (115º C). Despeje de uma só vez sobre as claras em neve, batendo na velocidade máxima da batedeira até esfriar. Coloque por cima do creme, faça movimentos para cima com um garfo e salpique raspas de limão a gosto. Leve para gelar até o dia seguinte, desenforme e coloque num prato de servir.
Dicas:
A massa dessa torta pode ser usada também numa fôrma com 25 cm, porém ficará mais baixa.
Outra opção é cobrir com chantilly ao invés do merengue italiano.
Como eu queria a torta mais azedinha, coloquei cerca de 3/4 xícara (chá) de suco de limão. Coloque a quantidade de suco que desejar e prove o creme, assim ficará ao seu gosto.
sexta-feira, 18 de março de 2011
Peixe à Fiorentina
Há uns dias atrás, participei de uma promoção no blog da Deborah (www.delicias1001.com.br) e ganhei um kit com produtos Mococa. O kit é muito legal, vem uma caixa com bastante coisa! Logo que o kit chegou, fiquei ansiosa para a experimentar os produtos e comecei fazendo esta receita de peixe retirada do livro Dona Benta (p. 568), com umas pequenas alterações.
Ingredientes:
500 gramas de filé de peixe
1 couve-flor pequena, cozida
1 caixinha de molho branco pronto Mococa
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de manteiga com sal Mococa
Farinha de trigo o quanto baste
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Tempere os filés de peixe a gosto. Aqueça bem uma frigideira e adicione um pouco da manteiga. Passe os filés de peixe na farinha de trigo, retire o excesso e doure 2 a 2 na frigideira. Vá colocando mais manteiga conforme for necessário, até acabarem todos os filés. Unte uma travessa refratária com um pouco de manteiga e coloque os filés de peixe. Disponha entre eles a couve-flor. Numa panela, aqueça o molho branco e tempere a gosto. Despeje por cima do peixe e da couve-flor. Salpique o parmesão e leve ao forno quente para gratinar o queijo.
Dicas:
Se possível, cozinhe a couve-flor no vapor, é mais saudável. Cuidado para não deixar ficar muito mole, pois o prato ainda vai ao forno e pode acontecer da couve-flor ficar mole demais.
A receita do livro era feita com espinafres ao invés de couve-flor. Resolvi fazer a substituição porque acho que couve-flor combina com molho branco, e era o que tinha aqui em casa.
quarta-feira, 16 de março de 2011
Rolinhos de Filé Mignon Suíno
Lembra dos rolinhos de filé mignon que postei aqui no blog há um tempo atrás? Pois é, agora resolvi fazer uma receita semelhante com filé mignon suíno. Tão gostoso quanto!
Ingredientes:
Cerca de 800 gramas de filé mignon suíno
250 gramas de muçarela fatiada
1/2 lata de molho de tomate pronto
Temperos a gosto
Óleo para untar
Modo de preparo:
Limpe muito bem o filé, tire bifes num tamanho que dê para enrolar e tempere a gosto. Coloque cada bife aberto numa tábua, disponha sobre ele um pouco de muçarela fatiada e enrole. Prenda com palitos e coloque numa fôrma untada com óleo. Cubra com papel alumínio e leve para assar. Depois de mais ou menos 20 minutos (depende de cada forno), retire o papel, escorra a água que se forma, coloque molho por cima de cada rolinho e deixe dourar um pouco.
Dicas:
Se os bifes ficarem muito grossos, bata com um martelo de carne para deixá-los mais finos.
O molho de tomate é colocado para não deixar a carne ficar tão seca. Se preferir, coloque mais molho ao servir. Ao escorrer a água da assadeira, junte um pouquinho dela ao molho de tomate. Fica mais saboroso.
Esses rolinhos também podem ser grelhados numa panela antiaderente, como foram feitos os filés bovinos.
Você também pode variar o recheio colocando requeijão ou catupiry, bacon, presunto, etc.
segunda-feira, 14 de março de 2011
Suflê de Batatas e Cenouras
Este é outro ótimo acompanhamento para qualquer tipo de carne. Receita postada pela Regina na comunidade "Culinária - Receitas" do orkut. Fácil e gostoso!
Ingredientes:
3 batatas grandes
3 cenouras
1/2 lata de milho verde (opcional)
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 ovos inteiros
2 colheres (sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Cozinhar as batatas e as cenouras até ficarem bem macias. Descascar e passar pelo espremedor. Coloque um pouquinho de sal, junte o milho escorrido e reserve. No liquidificador, bata o leite, os ovos, a margarina, a farinha, o queijo e os temperos. Despejar sobre as batatas e cenouras amassadas e misturar bem. Colocar numa refratário que possa ir ao forno, untado. Assar até dourar levemente.
Dicas:
Algumas pessoas fizeram essa receita colocando claras em neve ao invés de bater tudo junto no liquidificador. Eu não testei, mas disseram que fica mais fofo. Optei pela praticidade.
Refratários de vidro costumam queimar no fundo, se for utilizar um, olho no forno.
sexta-feira, 11 de março de 2011
Polenta à Bolonhesa
Angu é um prato típico da culinária brasileira preparado geralmente com fubá. Nas regiões em que houve influência de imigrantes italianos, o angu passou a ser conhecido como polenta, prato italiano com receita praticamente igual. Em Minas Gerais, o angu preparado apenas com fubá e água, sem adição de sal e com consistência mais firme é conhecido como "angu mineiro" - eu adoro, desde que tenha sal -; quando preparado de forma mais cremosa e misturado com miúdos de porcos e de vaca é conhecido como "angu a baiana" - esse, nem pensar! Mas seja lá qual for o nome, eu comia muito angu à bolonhesa quando era criança e adorava.
Ingredientes:
3 colheres (sopa) bem cheias de fubá
1/2 tablete de caldo de legumes
Cerca de 3 copos e meio de água
250 gramas de carne moída
1 colher (sopa) de óleo
Cerca de 1 lata de molho de tomate
100 gramas de mussarela fatiada
50 gramas de queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
Numa panela, aqueça 1 copo e meio de água juntamente com o tablete de legumes. Quando ferver, coloque o fubá dissolvido na água restante. Mexa bem até engrossar, abaixe o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando. Quando desgrudar da panela, está pronta. A polenta deve ficar bem cremosa, se necessário coloque mais água. Enquanto isso, faça o molho: refogue a carne moída no óleo e tempere a gosto. Junte cerca de 3/4 da lata do molho de tomate e deixe ferver; o molho deve ficar bem grosso. Reserve. Numa travessa pequena, coloque metade da polenta, fatias de mussarela, o restante da polenta, mais mussarela e termine colocando todo o molho por cima. Cubra com queijo parmesão ralado e leve ao forno por uns minutos.
Dicas:
Se preferir um molho mais ralo, use a lata inteira.
Não deixe o angu ficar duro enquanto cozinha.
Essa porção serve 2 pessoas.
quinta-feira, 10 de março de 2011
Galinhada
Frango com arroz, uma combinação deliciosa! Essa receita é um prato típico da cozinha Goiana. A galinhada goiana leva guariroba (um palmito amargo) e pequi. Como peguei essa receita com minha mãe, a versão que estou postando é paulistana, por isso não leva esses ingredientes.
Ingredientes:
Cerca de 750 gramas de peito de frango
1 tomate grande picado, sem pele
1/2 pimentão verde, picado
1/2 lata de milho verde
1/2 lata de ervilhas
1/2 cebola picadinha
Cheiro-verde a gosto
50 gramas de queijo parmesão ralado
2 xícaras (chá) de arroz catado e lavado
Modo de preparo:
Limpe o frango, corte em pedaços médios e tempere a gosto. Numa panela, refogar o frango em um pouquinho de óleo. Quando a água de cozimento do frango secar, juntar os tomates, a cebola e o pimentão. Colocar água quente até cobrir o frango, deixar até ficar macio. Depois de cozido, juntar o arroz e deixar cozinhar (acrescente água conforme necessário para cozinhar o arroz). Coloque temperos a gosto. Por último, juntar a ervilha, o milho, o cheiro-verde e o queijo ralado a gosto, mexer bem e servir.
Dicas:
O arroz deve ficar uma "papa" mesmo, bem úmido. Se perceber que está ficando seco, vá pingando água.
quarta-feira, 9 de março de 2011
Mini-Quiches de Cachorro Quente
Depois que fiz o quiche lorraine do livro Dona Benta, pesquisei e descobri várias possibilidades de recheio para essa torta. A massa básica é muito fácil e inventar um recheio é apenas questão de criatividade. Domingo meu marido se ofereceu para fazer o almoço, logo lembrei do quiche pela praticidade. Ele teve a ideia de usar as forminhas de tarteletes para fazer mini-quiches: ficam prontos mais rápido, embora dê mais trabalho (ele que o diga...). Ficaram deliciosos!
Ingredientes:
Para a massa:
200 gramas de farinha de trigo
1 ovo
4 colheres (sopa) de margarina
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de água
Para o recheio:
5 salsichas aferventadas e picadas em rodelas
1/2 pimentão picado
1 tomate grande sem pele e sem sementes, picado
1/2 lata de ervilhas
3 ovos batidos
1 caixinha de creme de leite
50 gramas de queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
Para a massa:
Prepare a massa colocando a farinha de trigo numa vasilha e abrindo um buraco no meio. Coloque o ovo no centro da farinha, acrescente a manteiga gelada cortada em cubos, a água e o sal. Misture com as pontas dos dedos até a massa ligar. Deixe descansar por 20 minutos. Abra a massa com um rolo e forre o fundo e as laterais de forminhas para tarteletes. Reserve.
Para o recheio:
Coloque sobre as forminhas já com a massa as salsichas, o tomate, as ervilhas e o pimentão. à parte, misture os ovos batidos com o creme de leite e o queijo ralado. Tempere a gosto e despeje um pouco desse creme sobre o recheio. Leve para assar até o creme ficar firme e a massa levemente dourada.
Dicas:
Use uma colher medida para colocar a manteiga na quantidade exata, e um copo medidor para a farinha. Assim, a massa ficará na textura certinha.
Para saber se a torta está pronta, espete um garfo no centro do recheio. Se sair seco, estará pronta.
Se preferir, faça o quiche numa fôrma grande ao invés de usar forminhas de tarteletes. Formas de empada também servem para fazer essa receita.
domingo, 6 de março de 2011
Espaguete com Almôndegas
Essa receita é tradicional e muito simples. As crianças gostam muito desse prato.
Ingredientes:
Cerca de 300 gramas de carne moída
1 ovo pequeno
2 colheres (sopa) de amido de milho
Sal, pimenta e cheiro-verde a gosto
óleo ou azeite para untar
250 gramas de espaguete
1 lata de molho de tomate pronto
Manjericão a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto
Modo de preparo:
Faça as almôndegas misturando a carne moída com o ovo, o amido de milho e os temperos a gosto. Faça bolinhas e leve para assar numa fôrma untada com óleo ou azeite. Enquanto as almôndegas assam, aqueça o molho colocando um pouquinho de água e manjericão a gosto. Deixe ferver por alguns minutos. Cozinhe o macarrão em bastante água e sal até ficar "al dente". Depois que as almôndegas estiverem assadas, coloque-as no molho e deixe ferver mais um pouco. Escorra o macarrão, coloque numa travessa e junte o molho. Mexa delicadamente e polvilhe queijo parmesão ralado a gosto. Sirva imediatamente.
Dicas:
Se preferir, frite as almôndegas ao invés de assar (eu prefiro assar).
Se o molho estiver um pouco ácido, coloque uma pitada de açúcar. Você também pode fazer o seu molho de tomates ao invés de comprar pronto. É mais saboroso (os tomates devem estar bem maduros), mas dá um pouquinho de trabalho.
Essa receita serve 2 pessoas, rende cerca de 10 almôndegas médias.
sexta-feira, 4 de março de 2011
Bolo Mesclado de Chocolate
Ganhei da minha sogra o livro de receitas da marca união ("União 100 anos") e essa é a primeira receita que estou fazendo de lá (p. 38). O livro é bastante interessante, têm receitas publicadas desde 1920 até 2000. Esse vale a pena ter. O bolo é um pouco trabalhoso, mas o esforço vale a pena.
Ingredientes:
Para o bolo:
5 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
5 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
Para a calda de leite:
1 xícara (chá) de leite integral fervido
1 colher (sopa) rasada de açúcar
Para o creme:
1 lata de leite condensado
3 gemas peneiradas
3 colheres (sopa) rasadas de amido de milho
1 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
Para o merengue italiano:
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar granulado
1/2 xícara (chá) de água
3 claras
Para a calda de chocolate:
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) de manteiga
Modo de preparo:
Para o bolo:
Na batedeira, bata os ovos com o açúcar peneirado até dobrar o volume (o creme fica bem fofo e claro). Sem bater, incorpore aos poucos a farinha peneirada. Coloque numa fôrma redonda (24 x 6 cm), untada com manteiga e asse no forno pré-aquecido. Desenforme morno e reserve até esfriar.
Para a calda de leite:
Misture os ingredientes e utilize fria.
Para o creme:
Misture o leite condensado com as gemas, o amido e o leite. Mexa bem e leve ao fogo, cozinhando até engrossar. Fora do fogo, junte a baunilha. Utilize.
Para o merengue italiano:
Ferva o açúcar com a água até obter uma calda em ponto de bala mole (115º C). Despeje de uma só vez sobre as claras em neve, batendo na velocidade máxima da batedeira até esfriar. Utilize.
Para a calda de chocolate:
Numa panela, misture os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre, até obter uma calda lisa e brilhante. Utilize imediatamente.
Montagem:
Corte o bolo em 2 ou 3 camadas (eu cortei em 2) e recheie com o creme, umedecendo cada disco de massa com a calda de leite. Cubra todo o bolo com o merengue e mescle-o com a calda de chocolate. Sirva gelado.
Dicas:
Para fazer o creme, gosto de bater tudo no liquidificador antes de levar ao fogo. Faço assim para misturar bem as gemas.
Se formarem grumos no creme após engrossar, bata na batedeira em velocidade baixa ou então bata manualmente com um fouet.
Fiz numa fôrma de 20 x 7 cm, pois eu não tenho uma de 24 x 6. Deu certinho, exceto pelo merengue que rendeu muito. Acho que até para a fôrma que eles indicam é merengue demais. Na próxima, vou fazer metade da receita do merengue italiano.
O bolo cresce um pouquinho, mesmo sem fermento. Por levar apenas ovos, farinha e açúcar, a massa fica meio seca. Por isso, não economize na calda na hora de molhar as camadas.
quinta-feira, 3 de março de 2011
Pastel Assado
O post de hoje não é uma receita, e sim uma dica que peguei lá no Orkut (Culinária - Receitas), com a Janaína. Adoro receitas que permitem ser assadas além de fritas por serem mais saudáveis. Aqui mesmo no blog já postei uma almôndega que é assada ao invés de frita. Vários pratos oferecem essa opção, como aquelas batatas fritas congeladas, nuggets, e agora descobri que também funciona com massa de pastel. O pastel assado ao invés de frito fica bem sequinho e levemente crocante. Mas vou ser sincera: quem ama frituras não vai achar tão interessante, pois é óbvio que a fritura é mais saborosa.
Para assar os pastéis ao invés de fritar, basta untar uma assadeira com azeite (não precisa exagerar, mas também não economize). Coloque os pastéis já recheados e fechados, e depois pincele azeite por cima e leve ao forno até ficarem dourados. Se você deixar tempo demais no forno, os pastéis ficarão com as bordas escuras, excessivamente secos e crocantes demais. Então olho no forno porque ficam prontos rapidinho!
quarta-feira, 2 de março de 2011
Batatas Cremosas com Queijo
Resolvi fazer essa receita quando descobri que tinha creme de leite, catupiry, requeijão, milho verde... tudo aberto na minha geladeira! Aí resolvi juntar tudo para fazer um creme e servir com batatas em rodelas. Acompanha muito bem qualquer carne grelhada.
Ingredientes:
4 batatas médias
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) bem cheia de requeijão
1/2 lata de milho verde
Cerca de 200 gramas de catupiry
Cerca de 1/2 caixinha de creme de leite
Sal a gosto
Queijo parmesão a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe as batatas até ficarem macias, mas não muito. Descasque e corte em rodelas de 1 cm de largura. Coloque sal a gosto e reserve. Numa panela, leve ao fogo a margarina, o requeijão e o catupiry. Quando formar um creme, junte o creme de leite. Desligue o fogo e acerte o sal, se necessário. Disponha as batatas numa assadeira untada com manteiga. Despeje o creme por cima, cobrindo todas as rodelas. Coloque o milho verde e cubra com o queijo parmesão a gosto. Leve ao forno até aquecer bem.
Dicas:
Se quiser, pode usar outros ingredientes para a receita ficar mais rica, como ervilhas, mussarela, presunto, etc.