segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Torta Dois Amores
Como adoro o creme das tortas alemã/holandesa (e já havia feito uma torta holandesa há pouco tempo), resolvi inventar uma torta, colocando além desse creme uma ganache de chocolate ao leite. Também aproveitei um restinho de chantilly na geladeira para fazer a cobertura.
Ingredientes:
Para o creme:
200 gramas de manteiga sem sal
250 gramas de açúcar
2 latas de creme de leite sem soro
Gotas de essência de baunilha (opcional)
Para a ganache:
350 gramas de chocolate ao leite
1 lata de creme de leite
1 caixiha de creme de leite
Para a montagem e cobertura:
Cerca de 400 gramas de biscoitos tipo "maizena"
Leite para passar os biscoitos
100 gramas de chocolate ao leite
100 gramas de chocolate branco
400 mL de chantilly sabor chocolate
Modo de preparo:
Para o creme:
Bater muito bem o açúcar com a manteiga em temperatura ambiente, até formar um creme esbranquiçado. Juntar a essência de baunilha e o creme de leite. Misturar delicadamente.
Para a ganache:
Pique o chocolate, junte o creme de leite e leve ao fogo baixo até derreter e formar um creme homogêneo, mexendo sempre. Não deixe ferver. Reserve até esfriar um pouco.
Para a montagem e cobertura:
Deixe o chantilly na geladeira e bata até o ponto desejado, conforme instruções da embalagem.
Numa fôrma redonda de fundo removível (28 cm), coloque uma camada de biscoitos rapidamente passados pelo leite. Despeje metade do creme. Coloque outra camada de biscoitos. Agora coloque por cima toda a ganache. Mais uma camada de biscoitos. Despeje o creme restante e finalize com biscoitos. Leve para gelar por cerca de 12 horas. Desenforme, cubra com o chantilly e raspas de chocolate a gosto.
Dicas:
Não bata o chantilly com antecedência, pois ele resseca na geladeira.
Se quiser, divida também a ganache em 2 partes e coloque uma camada de biscoitos a mais, alternando o creme com a ganache.
Essa torta também combina com biscoitos em volta, como numa torta holandesa.
domingo, 27 de fevereiro de 2011
Bolo Trufado de Chocolate
Fiz esse bolo para uma festinha de aniversário que teve semana passada onde meu marido trabalha, por isso não tenho uma foto dele cortado. Eu não provei, mas fiquei sabendo que fez sucesso!
Ingredientes:
Para a massa:
4 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite morno
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
7 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento
Para o recheio:
1 lata de creme de leite
1 caixinha de creme de leite
350 gramas de chocolate ao leite
Para a cobertura:
Cerca de 600 mL de chantilly sabor chocolate
50 gramas de chocolate branco ralado
Modo de preparo:
Para a massa:
Bater bem os ovos, a margarina e o açúcar. Juntar o leite morno e bater mais um pouco. Desligue a batedeira, coloque aos poucos e delicadamente a farinha, o chocolate em pó e o fermento (todos peneirados). Despeje numa fôrma redonda, untada e enfarinhada, e leve para assar.
Para o recheio:
Pique o chocolate, junte o creme de leite e leve ao fogo baixo até derreter e formar um creme homogêneo, mexendo sempre. Não deixe ferver. Reserve até esfriar um pouco.
Para a cobertura:
Deixe o chantilly na geladeira e bata até o ponto desejado, conforme instruções da embalagem.
Para a montagem:
Quando o bolo estiver frio, corte-o em 2 partes. Molhe ambas com uma calda de sua preferência (usei achocolatado). Na própria fôrma onde o bolo foi assado, coloque uma das metades, despeje todo o recheio e cubra com a outra metade. Leve para a geladeira por cerca de 4 horas. Desenforme e cubra com o chantilly. Decore a gosto.
Dicas:
Não bata o chantilly com antecedência, pois ele resseca na geladeira. Também é interessante cobrir o bolo depois de espalhar o chantilly para evitar o ressecamento.
O recheio também pode ser feito com 1 lata e meia de creme de leite, ao invés de 1 lata e 1 caixinha. Fiz assim porque era o que tinha em casa.
Este bolo também pode ser recheado 2 vezes (ou seja, cortado em 3 partes ao invés de 2). Neste caso, aumente o recheio para cerca de 500 gramas de chocolate e mais ou menos 2 latas e 1 caixinha de creme de leite.
É importante que o chantilly esteja bem geladinho na hora de bater. Caso contrário, não dá o ponto desejado e ele começa a derreter.
sábado, 26 de fevereiro de 2011
Peixe Ensopado
Esse é um jeito muito fácil de preparar um peixe! A receita é do livro Dona Benta (p. 569).
Ingredientes:
1 quilo de postas de peixe
1 cebola picada
4 tomates em rodelas
Cebolinha, salsa e outros temperos a gosto
1/4 xícara (chá) de azeite
3 colheres (sopa) de suco de limão
1 pimentão vermelho picado
Modo de preparo:
Tempere as postas de peixe, junte a salsa e a cebolinha, a cebola, os tomates, o pimentão, o caldo de limão e o azeite. Misture muito bem e deixe descansar por 1 hora. Arrume tudo em uma panela e tampe. Leve ao fogo e cozinhe em panela tampada até que o peixe esteja macio.
Dicas:
Fiz apenas meia receita, e coloquei o pimentão por opção (não estava na receita). Você também pode colocar outros legumes para enriquecer a receita.
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Bolinhos de Batata com Queijo
Sempre gostei de bolinhos de batata, já havia até feito antes mas a receita não era tão boa quanto esta da Deborah, do Delícias 1001 (http://www.delicias1001.com.br). Esses bolinhos são deliciosos!
Ingredientes:
1/2 quilo de batatas
2 colheres (sopa) de amido de milho
Sal, pimenta e cheiro-verde a gosto
1 ovo
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
Cozinhar e descascar as batatas. Passar pelo espremedor e juntar os outros ingredientes. Amassar bem e levar para a geladeira por 30 minutos. Fazer bolinhas no tamanho desejado e colocar novamente na geladeira. Retirar na hora de fritar. Use óleo limpo e quente.
Dicas:
A Deborah diz que os bolinhos podem ser recheados. Na próxima, farei com salsicha.
A massa fica um pouco mole mesmo, tipo um purê firme. Por isso é necessário colocar na geladeira, torna a manipulação mais fácil.
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Macarrão de Panela de Pressão
Essa receita é bastante conhecida, mas eu nunca havia feito. No meu computador tinha umas 3 ou 4 receitas diferentes de macarrão de panela de pressão, li todas - que serviram para me dar uma ideia - e resolvi fazer a minha. Acabou saindo uma mistura de todas. Não preciso nem falar da praticidade, né?
Ingredientes:
250 gramas de macarrao cru (use uma massa curta, usei penne)
1 lata de molho pronto
1 lata de água
1/2 copo de requeijão cremoso
Sal e pimenta a gosto
1/2 lata de milho verde
1/2 lata de ervilha
100 gramas de presunto picado em tirinhas
1 caixinha de creme de leite
50 gramas de queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes na panela de pressão (exceto o creme de leite e o queijo), ligue o fogo e mexa bem. Espere os ingredientes se misturarem e tampe a panela. Depois que iniciar a pressão, conte 3 minutos. Retire o macarrão da panela e misture o creme de leite e o queijo ralado. Mexa bem, e se necessário acerte o sal. Sirva imediatamente.
Dicas:
Se o seu macarrão for do tipo "grano duro" (italiano) como o meu, deixe na pressão por 6 minutos, pois esse tipo de massa exige mais tempo para o cozimento.
O molho fica bem cremoso. Caso queira um molho mais ralo, aumente a quantidade de água.
Antes de tampar a panela, misture bem mesmo. Isso evita que alguns ingredientes grudem no fundo. Eu espero o molho ferver antes de tampar.
Essa receita serve 2 pessoas. Se for cozinhar o pacote todo (500 gramas), dobre as quantidades.
domingo, 20 de fevereiro de 2011
Pãezinhos Recheados
Essa receita é uma outra alternativa para minha "falta de padaria" perto de casa. Ainda não tenho muita prática com pães, mas essa receita dá certinho até para quem não sabe nada de cozinha! É muito fácil de fazer e os pães ficam super macios. Mais uma receita da comunidade de "Culinária - Receitas", postada pela Dany.
Ingredientes:
1 envelope de fermento biológico para pão
1 xícara (chá) de leite morno
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de margarina
1 ovo
1 colher (chá) de sal
Cerca de 3 a 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 gema para pincelar
Orégano a gosto para polvilhar
Modo de preparo:
Numa vasilha grande, misturar o fermento com o leite e o açúcar. Juntar o azeite, a margarina, o ovo, o sal e a farinha, que deve ser adicionada aos poucos. Sovar até obter uma massa que desgrude das mãos. Se necessário, acrescente mais farinha. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por 45 minutos. Separe a massa em bolinhas no tamanho de sua preferência, abra com um rolo e coloque recheio a gosto. Junte as pontas, feche e molde uma bolinha. Coloque os pãezinhos numa fôrma untada com margarina. Deixar crescer por mais 15 minutos. Pincele a gema batida e polvilhe orégano. Leve para assar até dourar.
Dicas:
Esses pãezinhos podem ser recheados com o que você quiser: carne moída, frango, salsicha, bacon, presunto, queijo, calabresa, catupiry, etc. Recheei os meus com presunto e mussarela. A receita original da Dany era de mussarela, tomate, azeitona e catupiry. Lembre-se de colocar o recheio frio, seja lá qual for.
A quantidade de farinha é variável. A receita da Dany dizia 3 xícaras, mas acabei usando umas 4. Por isso é importante colocar a farinha aos poucos.
Renderam 12 pães de tamanho médio.
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Escalope Idiota
Com certeza você ficou intrigado com o nome dessa receita. O "idiota" refere-se ao fato da receita ser muito fácil, até quem não sabe cozinhar consegue prepará-la. O prato é de uma carne de panela muito diferente, com um molho delicioso. Essa é uma das receitas do Tito (comunidade "Culinária - Receitas" do Orkut).
Ingredientes:
1 quilo de coxão duro, acém, patinho, coxão mole ou qualquer outra carne à sua escolha
1 pacote de sopa de cebola
1 lata de molho de tomate pronto
1 garrafa de cerveja preta "Caracu"
1 colher (sopa) de molho inglês
1 lata de água
Modo de preparo:
Limpar bem a carne e picar como escalopes, com cerca de 1 cm de largura. Colocar todos os ingredientes numa panela de pressão e deixar por cerca de 35 minutos após o início da pressão. Decorrido o tempo, abra a panela e sirva imediatamente.
Dicas:
A receita do Tito também levava 1/2 xícara de champignon que deveria ser colocada depois que a carne estivesse pronta. Eu não gosto, então não coloquei. Você pode colocar também milho verde, cebola, etc.
Não tempere a carne com nada! A sopa de cebola e os outros ingredientes já irão deixá-la com um gosto bem característico. Eu coloquei meio pacote da sopa de cebola porque acho muito salgada, ficou bom apenas com metade. É sopa de cebola mesmo, não é o creme. No mercado tem várias marcas de sopa de cebola, algumas rendem mais que outras. Usei a marca "maggi".
O Tito diz que a cerveja preta tem que ser da marca "Caracu".
O tempo de cozimento na pressão vai variar de acordo com a carne que vc escolher, com seu fogão, panela, etc. 35 minutos é apenas estimado.
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Bolo Mousse de Brigadeiro
Esses dias, comprei uma caixinha de mousse de chocolate pronto para experimentar (Miss Daisy Frozen Mousse, muito gostoso por sinal), mas depois percebi que esse doce poderia ficar bom num bolo. Aí inventei esse aqui, o recheio é de brigadeiro mole e a cobertura é a mousse pronta. Minha ideia era rechear também com a mousse, mas não tinha o suficiente. Além disso, ficou uma mistura interessante, pois o doce excessivo do brigadeiro é "quebrado" pelo leve sabor amargo da mousse.
Ingredientes:
Para o bolo:
2 ovos
1 copo (de 250 mL) de açúcar
1/2 copo (de 250 mL) de leite
1 e 1/2 copo (de 250 mL) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Para o recheio:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de achocolatado
1/2 caixinha de creme de leite
Para a cobertura:
Cerca de 350 gramas de mousse de chocolate pronto
100 gramas de chocolate ao leite, em raspas
Açúcar de confeiteiro para decorar
Modo de preparo:
Para o bolo:
Bater as gemas com o açúcar e o leite. Acrescentar os outros ingredientes e bater bem. Por último, bater as claras em neve e acrescentar delicadamente à massa do bolo. Despejar a massa numa fôrma (20 cm) untada e enfarinhada e leve para assar.
Para o recheio:
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até dar o ponto de brigadeiro mole. Reserve.
Para a montagem:
Quando o bolo estiver frio, corte em 2. Coloque uma metade do bolo no fundo da própria fôrma onde assou, molhe com uma calda de sua preferência (usei leite) e despeje por cima todo o recheio. Molhe a outra parte do bolo e coloque por cima do recheio. Leve a fôrma para a geladeira e deixe até ficar firme (cerca de 4 horas). Desenforme e cubra todo o bolo com a mousse. Coloque as raspas de chocolate e polvilhe açúcar de confeiteiro. Leve para gelar.
Dicas:
Esse bolo não aguenta muito tempo fora da geladeira, senão a mousse pode começar a escorrer. Mantenha-o sempre gelado.
Se quiser, coloque raspas de chocolate também ao redor do bolo. Não coloquei porque aqui faz muito calor, a mousse ia derreter e o chocolate com certeza ia escorregar pelas laterais.
Caso tenha papel manteiga em casa, utilize-o, pois é melhor que manteiga e farinha. Corte o papel do tamanho da fôrma, unte a fôrma com manteiga, coloque o papel e depois unte novamente com manteiga. Sai fácil do bolo, sem estragar.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Batatas Sauté
Adoro batatas, de qualquer jeito. Essa receita é um ótimo acompanhamento para carnes, combina com muitos pratos. Tirei a receita do livro Dona Benta (p. 256), com modificações.
Ingredientes:
500 gramas de batatas
3 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de salsinha picada
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Descasque as batatas e corte em cubos pequenos. Numa panela, derreta a manteiga e junte as batatas. Abaixe o fogo, tampe a panela e mexa sempre para não grudar. Quando as batatas estiverem quase prontas, junte o sal, a pimenta e a salsinha. Mexa bem e cozinhe mais um pouquinho, até ficarem macias.
Dicas:
Use uma panela com teflon, caso contrário, as batatas grudarão no fundo.
Na versão do livro, as batatas eram colocadas na manteiga já cozidas. Prefiro cozinhar direto na manteiga, acho que ficam mais saborosas.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Falsa Pizza de Carne Moída
Essa receita é de uma prima, a Elvira Ligia - ótima cozinheira por sinal -, mas me foi indicada por uma tia, a Maria José, que me mandou num email semana passada. Adorei a ideia de uma pizza onde a massa é feita de carne moída, e por cima, coloca-se os recheios que quiser, como numa pizza mesmo. Escolhi fazer de 4 queijos. A receita original chama-se "pizza de carne moída", mas resolvi acrescentar uma palavra a mais, pois quando falei para meu marido que faria uma pizza de carne moída ele logo pensou numa massa de pizza com carne moída por cima. Além do nome, modifiquei um pouquinho a receita da massa e a diminuí, pois queria uma pizza pequena ao invés de uma "família". Vamos a receita, que é muito fácil:
Ingredientes:
Para a massa:
400 gramas de carne moída
1 ovo pequeno
1 colher (sopa) de amido de milho
Sal, pimenta e salsa a gosto
Óleo para untar
Molho de tomate (o quanto baste)
Para o recheio:
100 gramas de mussarela
100 gramas de cheddar
50 gramas de parmesão ralado
50 gramas de catupiry
1 tomate em rodelas
Azeite e orégano a gosto
Modo de preparo:
Para a massa:
Misture a carne com o ovo e o amido de milho, tempere a gosto. Unte uma fôrma redonda de 20 cm de diâmetro com óleo e coloque a carne. Aperte bem e deixe com cerca de 1 cm de altura. Coloque uma camada generosa de molho de tomate.
Para o recheio:
Sobreponha os queijos na seguinte ordem: mussarela, cheddar, catupiry e parmesão. Distribua rodelas de tomate, regue com azeite e salpique orégano. Leve para o forno até a carne assar e os queijos derreterem.
Dicas:
Quem quiser fazer numa fôrma de pizza mesmo, daquelas grandes, deve usar cerca de 1 kg de carne moída e 1 ovo grande. Não deixe a carne ficar alta na fôrma, pois pode ser que no centro a carne fique crua. Deixe mais ou menos 1 cm de altura. Minha prima tempera com creme de cebola. Eu prefiro usar apenas sal e pimenta. Resolvi acrescentar o amido de milho na receita para dar uma "liga" melhor na massa.
A carne vai soltar um pouquinho de água quando estiver assando. Minha fôrma era de fundo removível, então quando percebi que tinha água na fôrma, resolvi desenformar e continuar assando numa fôrma maior para a água escorrer. Gosto sempre de escorrer a água quando asso carne moída.
Essa receita permite uma infinidade de recheios. Use sua criatividade e inove!
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Torta Holandesa
Essa torta é muito semelhante a torta alemã já postada aqui no blog. Faltaram os biscoitos ao redor, mas quando abri a embalagem dos que havia comprado vi que estavam quase todos quebrados e não deu para colocar. Gosto tanto dessa torta que na minha opinião não fez diferença, a não ser pelo visual, pois fica bem mais bonita com os biscoitos.
Ingredientes:
Para o creme:
200 gramas de manteiga sem sal
250 gramas de açúcar refinado peneirado
Gotas de essência de baunilha
2 latas de creme de leite sem soro
Para a cobertura:
300 gramas de chocolate ao leite
1 lata de creme de leite
50 gramas de chocolate branco
Montagem:
Cerca de 250 gramas de biscoitos tipo "maizena"
Leite para passar os biscoitos
Modo de preparo:
Para o creme:
Bater muito bem o açúcar com a manteiga em temperatura ambiente, até formar um creme esbranquiçado. Juntar a essência de baunilha e o creme de leite. Misturar delicadamente.
Para a cobertura:
Derreta o chocolate com o creme de leite (fogo baixo) e mexa até formar um creme homogêneo. Não deixe ferver.
Montagem:
Pegue uma fôrma de fundo removível (a minha era de 28 cm) e cubra com uma camada de biscoitos rapidamente passados no leite. Despeje todo o creme e cubra com outra camada de biscoitos também ligeiramente úmidos. Cubra com papel alumínio e leve para a geladeira por cerca de 8 horas. Tire o papel alumínio, desenforme e despeje a cobertura morna ou fria. Para fazer o efeito mesclado, basta derreter o chocolate branco e com o auxílio de uma colher de chá, jogar pequenas porções dele sobre a cobertura de chocolate ao leite. Aí é so fazer desenhos aleatórios com um palito e levar para gelar.
Dicas:
O tipo de biscoito usado ao redor dessa torta é aquele que tem uma cobertura de chocolate ao leite. Pode ser qualquer um nesse estilo. Caso opte por utilizá-los, coloque-os ao redor da fôrma antes mesmo de colocar a primeira camada de biscoitos no fundo da fôrma. Assim, eles "grudarão" no creme. Nesse caso, desenforme a torta somente depois de colocar a cobertura e também de deixá-la um tempo na geladeira. Também será necessário diminuir a quantidade de cobertura, pois no meu caso, como não havia biscoitos para colocar ao redor, passei cobertura também na lateral. Use então 1 barra de chocolate e 1 caixinha de creme de leite.
Se preferir um sabor mais forte, substitua o chocolate ao leite da cobertura por chocolate meio amargo. Ou então faça uma mistura deles.
A torta ficou baixinha na minha fôrma. Se quiser mais alta, use uma fôrma de 22 ou 20 cm.
Já falei em outras postagens como tirar o soro do creme de leite, mas para quem estiver lendo o blog pela primeira vez, basta colocar as latas no congelador por cerca de 1 hora. Depois, retire-as com cuidado e abra a tampa. O soro estará todo no fundo da lata. Vá tirando o creme de leite com uma colher, aos poucos e com cuidado, depois escorra o soro. Se quiser, pode usar creme de leite fresco no lugar. Aí nesse caso, deve estar beeem gelado e vc pode bater na batedeira ao invés de misturar com uma colher.
domingo, 13 de fevereiro de 2011
Panquecas Cremosas de Atum
Amo panquecas! Gosto tanto que as vezes faço só a massa e como pura. É um prato muito fácil de fazer, e que permite diversas combinações de recheios. A receita da massa eu faço meio que "no olho", mas dá para seguir uma receita básica:
Ingredientes:
Para a massa:
1 ovo
1 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal a gosto
Azeite para fritar
Para o recheio:
1 lata de atum em pedaços
2 colheres (sopa) rasas de requeijão
Modo de preparo:
Para a massa:
Bata o ovo, o leite e a farinha no liquidificador. A massa deve ficar lisinha, na consistência de uma "vitamina rala". É difícil explicar consistência sem ver a massa, mas não pode ser muito grossa e nem líquida demais. Se for preciso, adicione mais farinha ou mais leite.
Para o recheio:
Escorra o óleo do atum e misture com o requeijão. Coloque em cada massa com 1 colher (sopa) de recheio, enrole e cubra com um molho de sua preferência. Leve ao forno somente para aquecer.
Dicas:
Essa receita de massa não rende muito, se quiser uma quantidade maior, dobre a receita (quando tem mais gente para comer, faço o liquidificador quase cheio e costumo fazer um recheio de carne moída). Como já aprendi a fazer, não meço mais e faço a quantidade que eu quero. O recheio dá para 4 panquecas bem recheadas.
Se quiser, acrescente mais coisas ao recheio, como tomates picados, milho, ervilha, etc., ou recheie com carne, frango, etc. Gosto do atum com requeijão pela praticidade e também porque rende pouco, pois aqui em casa somos apenas 2 pessoas para comer.
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Fettuccine à Alfredo
Esta receita simples foi inventada pelo dono de um restaurante, chamado Alfredo, que se tornou famoso por servi-la com um garfo e uma colher dourados. Tirei do meu "manual prático de massas". Este é um dos meus molhos preferidos.
Ingredientes:
Cerca de 300 gramas de fettuccine
50 gramas de manteiga
50 gramas de parmesão ralado, mais um pouco para polvilhar
400 mL de creme de leite
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe a massa em água e sal, conforme instruções da embalagem. Enquanto isso, derreta a manteiga, junte o creme de leite e mexa bem (se o creme de leite não for fresco, não deixe ferver). Junte o parmesão, o sal e a pimenta a gosto, misture bem. Quando o macarrão estiver al dente, leve o molho ao fogo baixo, junte a massa toda de uma vez e misture até ficar revestida pelo molho. Polvilhe parmesão e sirva imediatamente.
Dicas:
Com tão poucos ingredientes, é importante que estes sejam da melhor qualidade para que o prato fique bom. De acordo com o livro, o melhor queijo parmesão é o "Parmigiano Reggiano", disponível em mercados italianos.
Essa receita serve bem 2 pessoas.
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Madalena de Carne
Conheço este prato como "Escondidinho de Carne", mas resolvi manter o nome original que está no livro Dona Benta (p. 480) - apesar de ter feito umas alterações -, de onde tirei essa receita. É muito prática e gostosa.
Ingredientes:
4 batatas médias
1/2 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga (usei apenas 1)
2 gemas (não coloquei)
1 colher (sopa) de óleo
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
500 gramas de patinho moído
1 tomate grande, sem pele, picado em cubos
1/2 pimentão verde, picado em cubos
1/2 lata de milho verde
Sal e pimenta gosto
Salsa a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto
Modo de preparo:
Faça um refogado com a carne: coloque o óleo, o alho e a cebola para fritar até dourar. Junte a carne, tempere e mexa de vem em quando, até a água secar. Acrescente o tomate, o pimentão, o milho e a salsa. Se estiver muito seco, coloque um pouquinho de água. Tampe e deixe cozinhar, em fogo baixo. Cozinhe as batatas em água fervente até que fiquem macias. Descasque e passe num espremedor. Numa panela, derreta a manteiga, junte as batatas amassadas e o leite. Tempere a gosto e mexa bem. Coloque a carne no fundo de um refratário e cubra com o purê de batatas. Salpique parmesão ralado e leve ao forno para dourar levemente. Sirva quente.
Dicas:
Faça o refogado com os ingredientes que você gostar. A receita original não leva pimentão e nem milho.
No livro, o purê de batatas é feito com 6 batatas grandes. Achei que era muita coisa e reduzi para 4.
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Cheesecake Tradicional
O cheesecake (bolo de queijo) é uma sobremesa tradicional dos norte-americanos, normalmente constituído de uma base de biscoitos, um recheio a base de creme de queijo e ovos, e uma cobertura de fruta. É cozido no forno, mas existem inúmeras variações da receita. Eu sempre quis experimentar, vi a receita postada pela Jen no Orkut (comunidade "Culinária - Receitas") e finalmente resolvi fazer. O doce é realmente muito bom.
Ingredientes:
Para a base:
200 gramas de biscoitos tipo "maizena"
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar
1 pitada de raspas de limão
Para o recheio:
3/4 de uma lata de leite condensado
300 gramas de cream cheese
200 gramas de cream sour*
1 gema peneirada
1 clara em neve, firme
1 colher (chá) de raspas de limão
Para a cobertura:
1 copo de geleia de morango
Modo de preparo:
Para a base:
Triturar os biscoitos no liquidificador e passar para uma tigela. Misturar a manteiga em temperatura ambiente, juntar o açúcar e as raspas de limão. Amassar bem até obter uma farofa ligeiramente úmida. Forrar o fundo de uma fôrma de aro removível de 20 cm de diâmetro. Levar para assar em forno baixo (180ºC) por cerca de 10 min. Reservar.
Para o recheio:
Bater no liquidificador o cream cheese, o cream sour, a gema peneirada e o leite condensado. Misturar delicadamente as raspas de limão e a clara em neve. Despejar sobre a base já fria e levar para assar em forno quente até dourar. Depois de pronto, espere esfriar e só então coloque na geladeira. Deixe ficar bem gelado antes de colocar a cobertura.
Para a cobertura:
Coloque a geléia numa vasilha e amasse bem com um garfo até ficar mole. Espalhe por cima do cheesecake gelado.
Dicas:
A receita da Jen era maior, talvez para uma fôrma de 25 cm, aí dei uma "encolhida" nela para caber na minha fôrma que tem 20 cm.
Quando o cheesecake estiver assando, não abra o forno. Para ver quando está pronto, espere surgir uma rachadura sobre o recheio. Deve ficar levemente dourado.
A cobertura é a seu gosto, pode ser com uma calda de chocolate, chantilly, etc.
Caso tenha morangos, use-os para decorar a torta. Como eu não tinha, coloquei chocolate no centro.
O doce fica com um leve gosto "azedinho" do limão, e o sabor do queijo passa longe.
Não use cream cheese light, pois pode ser que a textura não fique boa.
* O cream sour é vendido em alguns mercados, eu particularmente nunca vi (talvez só tenha nos EUA), mas a Jen ensinou como fazer: pegue 1 lata de creme de leite, deixe cerca de 30 min no congelador, abra e retire todo o soro. Transfira para um recipiente e coloque suco de 1 limão médio. Prove - o gosto deve ser azedinho, como de iogurte natural. Se necessário, coloque mais limão. Deixe cerca de 10 minutos em temperatura ambiente e depois use na receita.
Se sua fôrma for maior, para o recheio use 1 lata de leite condensado; 500 gramas de cream cheese, 250 gramas de cream sour, 2 gemas e 2 claras. Aumente também a quantidade de geleia para 1 copo e meio ou até 2 copos. Para a base, coloque apenas alguns biscoitos a mais.
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Filé Suíno Especial
Não tenho muitas receitas com filé suíno, fui procurar na net e achei esta delícia na comunidade "Culinária - Receitas" do Orkut, postada pela Evelyn. A receita era mais completa, tinha outros acompanhamentos. Na minha opinião, o filé suino é muito melhor que lombo ou pernil, é a carne mais macia do porco (como se fosse o "filé mignon"). Fica boa como bifes, assada, na panela, de qualquer jeito!
Ingredientes:
500 gramas de filé suíno
Temperos a gosto
Azeite
1 colher (sopa) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de salsa
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de alho picadinho
Modo de preparo:
Limpe bem o filé e tempere a gosto. Deixe descansar por cerca de 1 hora. Numa panela grande, aqueça o azeite e sele o filé. Cuidado para não deixar dourar muito. Pegue uma assadeira e coloque a peça já selada. Numa vasilha, faça uma "crosta" com a farinha de rosca, a salsa, o alho, o queijo parmesão e o azeite (a crosta deve ficar ligeiramente úmida). Coloque por cima da carne e aperte bem para grudar. Regue com um pouquinho de azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno. Quando a carne estiver assada, retire o papel alumínio para dourar. Sirva imediatamente.
Dicas:
Na receita original, a carne não era colocada para assar com papel alumínio. Eu costumo colocar porque acho que a carne fica mais úmida e também porque assa melhor.
sábado, 5 de fevereiro de 2011
Penne Assado de Três Queijos
Essa é especialmente para amantes de queijos e/ou vegetarianos. Uma receita de massa muito simples e leve. Tirei do livro português "No forno".
Ingredientes:
1 colher (chá) de margarina, para untar
400 gramas de penne
1 colher (sopa) de azeite
2 ovos, batidos
250 gramas de queijo ricota
25 gramas de folhas de manjericão fresco (usei manjericão desidratado)
100 gramas de queijo mussarela, ralado
70 gramas de queijo parmesão, ralado
Sal e pimenta
Modo de preparo:
Untar com margarina um recipiente de forno. Cozinhar a massa em bastante água e sal, até ficar al dente. Escorra a massa e mantenha quente. Bata os ovos e o queijo ricota juntos, tempere a gosto. Coloque metade da massa no recipiente preparado, cubra com manjericão, junte metade da mistura de queijo. Polvilhe com queijo mussarela, e depois cubra com as folhas restantes de manjericão. Despeje o macarrão restante e cubra com o que sobrou da mistura de queijo. Polvilhe o queijo parmesão, regue com o azeite e leve ao forno até dourar. Sirva quente.
Dicas:
Apesar de ter gostado da receita, achei que a massa ficou um pouco seca. Eu acho que faltou um molho no meio, na próxima vez que fizer colocarei requeijão ou um pouco de creme de leite.
Você pode substituir os queijos a gosto.
Fiz metade dessa receita.
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Pavê de Abacaxi com Coco
Minha sogra costumava fazer esse pavê e eu adoraaava! Achei uma receita muito parecida na comunidade "Culinária - Receitas" do Orkut, postada pela Jen. Me bateu uma saudade desse doce e quis testar para ver se eu conseguiria reproduzi-lo. Meu marido disse que "deu pra matar a saudade".
Ingredientes:
Montagem:
1 lata de abacaxi em calda (ou 1 abacaxi grande)
Cerca de 200 gramas de biscoito tipo "maizena" (ou tipo "champagne")
Coco ralado para polvilhar
Para o creme 1:
1 lata de leite condensado
2 latas de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho
3 gemas peneiradas
Para o creme 2:
3 claras
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 lata de creme de leite sem soro
Modo de preparo:
Para o creme 1:
Misture o leite condensado, 1 lata e meia de leite, o amido de milho dissolvido no leite restante, as gemas peneiradas e leve ao fogo até engrossar e começar a soltar bolhas.
Para o creme 2:
Bater as claras em neve até ficarem bem firmes. Juntar o açúcar e continuar batendo. Misturar bem o creme de leite.
Montagem:
Forrar o fundo de uma travessa com uma camada generosa de biscoitos passados rapidamente pela calda do abacaxi. Picar as rodelas de abacaxi em cubos pequenos e colocar por cima dos biscoitos. Despejar o creme 1 e alisar com uma colher. Em seguida, coloque o creme 2. Polvilhe coco a gosto e leve para gelar.
Dicas:
A receita da Jen era com biscoitos tipo "champagne". Usei biscoitos tipo "maizena" porque era como minha sogra fazia.
A receita ficará com certeza mais saborosa se for usado um coco fresco ao invés do coco ralado comprado pronto. Dessa vez, optei pela praticidade.
Caso vá usar um abacaxi fresco ao invés do em calda, molhe os biscoitos no guaraná.
Outras frutas podem ser usadas para fazer esse doce, como pêssegos, morangos, etc.