quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Rocambole de Carne Moída



Direto do caderno de receitas da minha mãe, trago essa delícia de carne moída - fácil, prática e deliciosa.

Ingredientes:

500 gramas de patinho moído
1 pacote de sopa creme de cebola
Sal, pimenta e cheiro-verde a gosto
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
10-12 fatias de bacon
Cerca de 200 gramas de presunto
Cerca de 200 gramas de muçarela

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture bem a carne moída com a sopa de cebola, os temperos e a farinha de rosca. Pegue um plástico grande e  abra a carne por cima dele, formando um retângulo de mais ou menos 0,5 cm de espessura. Coloque fatias de presunto e muçarela, deixando mais ou menos 1 cm de borda livre em todo o retângulo para o recheio não vazar ao assar e para facilitar ao fechar. Enrole o rocambole, apertando e modelando bem. Coloque as fatias de bacon por cima, deixando as extremidades voltadas para baixo (as fatias são menores do que a espessura do rocambole, não dá para "enrolar" o bacon de fato). Leve para assar em uma forma untada com óleo até o bacon dourar (não fica crocante) e a carne ficar levemente corada. Sirva imediatamente.

Dicas:

Eu não coloco sal, pois o creme de cebola já é bem temperado. Faça como for do seu costume.
O tempo de forno depende do modelo de cada fogão. Cheguei a virar o rocambole durante alguns minutos para que o bacon ficasse mais dourado na parte de cima (meu forno não tem dourador).
Se tiver uma forma antiaderente, melhor.
Minha mãe coloca o bacon por dentro, junto com o presunto e com o queijo. Por fora, ela passa bastante maionese (importante para não ficar seco).

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Croquete de Carne


Eu gosto muito desses bolinhos de carne, mas nunca tinha tentado fazer. Achei essa receita lá no blog Cozinha Dal Bó e resolvi experimentar. Tem sobrinha de carne na geladeira? Então não perde tempo e corre para fazer!

Ingredientes:

300 gramas de carne de porco (eu usei filé mignon suíno assado que já estava pronto na geladeira)
1 cebola pequena, picadinha
1 dente grande de alho, amassado
Azeite para refogar (cerca de 1 colher de sopa)
1/2 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
Cheiro-verde a gosto
1 ovo
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar

Modo de preparo:

Pegue carne já pronta, pique e passe pelo processador (se você não tiver um processador, pode usar o liquidificador (se for potente), colocando a carne aos poucos para bater; ou desfie na mão mesmo, mas tem que ficar bem miudinha). Reserve. Em uma tigela, coloque a farinha de trigo e o leite e misture bem com um fouet (se você não tem o batedor de arame, faça essa etapa no liquidificador senão seu creme vai ficar cheio de pelotas). Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola. Quando ela estiver murcha, junte o alho, sem deixar dourar. Coloque a carne desfiada e mexa bem. Acrescente a mistura de leite e farinha, sem parar de mexer. A massa deve ficar com consistência firme, porém úmida. Você pode precisar acrescentar mais leite ou mais farinha. Quando obtiver a textura desejada, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Modele os croquetes (a massa com a textura certa não gruda nas mãos), passe no ovo batido e depois na farinha de rosca. Frite em imersão com o óleo bem quente. Escorra em papel absorvente e sirva.

Dicas:

Se sua carne já estiver bem temperada, não precisa adicionar sal nessa receita.
Pode usar carne de boi também, assada ou feita na panela.