quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Rocambole de Carne Moída



Direto do caderno de receitas da minha mãe, trago essa delícia de carne moída - fácil, prática e deliciosa.

Ingredientes:

500 gramas de patinho moído
1/2 pacote de sopa creme de cebola
Sal, pimenta e cheiro-verde a gosto
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
10-12 fatias de bacon
Cerca de 200 gramas de presunto
Cerca de 200 gramas de muçarela

Molho barbecue para pincelar (opcional)*

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture bem a carne moída com a sopa de cebola, os temperos e a farinha de rosca. Pegue um plástico grande e  abra a carne por cima dele, formando um retângulo de mais ou menos 0,5 cm de espessura. Coloque fatias de presunto e muçarela, deixando mais ou menos 1 cm de borda livre em todo o retângulo para o recheio não vazar ao assar e para facilitar ao fechar. Enrole o rocambole, apertando e modelando bem. Coloque as fatias de bacon por cima, deixando as extremidades voltadas para baixo (as fatias são menores do que a espessura do rocambole, não dá para "enrolar" o bacon de fato). Leve para assar em uma forma untada com óleo até o bacon dourar (não fica crocante) e a carne ficar levemente corada. Sirva imediatamente.

Dicas:

Eu não coloco sal, pois o creme de cebola já é bem temperado. Faça como for do seu costume.
O tempo de forno depende do modelo de cada fogão. Cheguei a virar o rocambole durante alguns minutos para que o bacon ficasse mais dourado na parte de cima (meu forno não tem dourador).
Se tiver uma forma antiaderente, melhor.
Minha mãe coloca o bacon por dentro, junto com o presunto e com o queijo. Por fora, ela passa bastante maionese (importante para não ficar seco).

* Update: passei a pincelar molho barbecue no rocambole, por cima do bacon, depois que ele já estiver começando a dourar. Fica mais gostoso, mais bonito e evita que resseque. Também dá certo e fica bom com ketchup defumado. Na foto acima, está sem molho algum.  Assim que tiver uma foto recente com o molho, vou postar aqui :-D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!