terça-feira, 4 de agosto de 2015

Bolo Cavado


O bolo cavado foi uma das primeiras postagens aqui no blog. Vi a ideia lá na comunidade de culinária do falecido Orkut, postado pela minha amiga Izabel Augusta. Naquela época, eu fazia uma massa de chocolate e recheava com um tiquinho de leite condensado cozido, a cobertura era calda de bolo de cenoura. Mas aí o tempo foi passando e de 2010 para cá muita coisa foi aperfeiçoada: esta receita se transformou em um bolo de iogurte com recheio de doce de leite cremoso com morangos, coberto com um brigadeiro mole e raspas de chocolate Lindt. Belo upgrade, né?!
Esse bolo da foto eu fiz para meu marido levar para um café que teve esses dias no trabalho. Por isso não deu para eu fotografar, mas alguém de lá tirou uma foto legal dele por dentro e então pude postar a receita atualizada.

Ingredientes:

Para o bolo e recheio:
3 ovos
1 copo de iogurte integral natural
1 copo (use o copo do iogurte como medida) de óleo de sabor neutro (costumo usar canola)
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 copos de açúcar refinado
2 copos de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pote de doce de leite* de qualidade (você vai usar cerca de 350-400 gramas)
1 caixinha de morangos

Para a cobertura:
Cerca de 250 gramas de leite condensado (um pouco mais de meia caixinha ou lata)
1/4 da caixinha de creme de leite
120 gramas de chocolate meio amargo de qualidade, bem picadinho
Raspas de chocolate ao leite para decorar

Modo de preparo:

Para o bolo e recheio:
No liquidificador, bata bem o óleo, os ovos e o iogurte. Junte o açúcar e a baunilha e bata muito bem. Desligue e despeje em uma tigela. Peneire a farinha e o fermento, e misture levemente com um fouet. Coloque a massa em uma forma redonda grande, com furo no meio, e asse em forno preaquecido (180ºC) até dourar. Deixe esfriar completamente antes de rechear.

Para a cobertura:
Leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo sem parar. Quando o creme estiver homogêneo e cremoso (ponto de brigadeiro mole), desligue e deixe esfriar um pouco antes de aplicar no bolo.

Montagem:
Desenforme o bolo frio sobre o prato de servir. Com uma faca com ponta, cave o bolo, retirando um círculo completo de mais ou menos 2,5-3,0 cm de espessura. A profundidade vai depender do tamanho da forma que você utilizou. É importante não chegar muito perto do fundo do bolo, senão o recheio vai vazar por baixo e o bolo pode desmontar todo, pois perderá estabilidade. Uma dica se você não tem prática é cavar aos poucos, corte pedaços do topo e vá cavando com uma colher de chá até mais ou menos 1 dedo antes de atingir o fundo. Esse "miolo" do bolo não será utilizado, você pode usar para fazer um pequeno pavê ou consumir puro mesmo (essa massa é levinha e muito boa). Coloque uma camada rasa de doce de leite, preenchendo toda a cavidade (a ideia é fazer uma espécie de "fundo"). Pegue os morangos, lave-os e seque-os bem. Se estiverem muito grandes, corte-os em metades. O ideal é usar morangos inteiros, já que essa fruta solta muita água, mas isso dificulta na hora de fatiar o bolo já pronto. Coloque os morangos por cima do doce de leite espalhado, afundando-os bem porém cuidadosamente para não quebrar o bolo. Cubra com mais doce de leite, até nivelar com a altura do bolo (há quem goste de cobrir com as sobras do bolo que foram retiradas, fazendo uma "tampa", mas eu prefiro deixar só o doce de leite mesmo). Leve para a geladeira enquanto faz a cobertura e só retire quando for espalhar o brigadeiro morno. Espalhe o brigadeiro por cima de onde foi cavado, de forma a cobrir o doce de leite que está aparecendo. É necessário que o brigadeiro fique bem cremoso para dar um efeito bonito. Decore com raspas de chocolate e leve coberto** para a geladeira.

Dicas:

*É muito importante usar um doce de leite de qualidade nessa receita. Eu indico o brasileiro Viçosa e os argentinos Havanna ou Vacalin, que foi o que utilizei nessa receita.
**Se você não tem aquelas tampas de vidro/plástico para cobrir bolos, improvise com alguma vasilha grande. É importante cobrir esse bolo porque a massa exposta resseca na geladeira, e como ele tem frutas frescas, tem que ir para a geladeira!
Consuma esse bolo em no máximo 2 dias. Os morangos soltam água e estragam facilmente. Se quer aumentar a durabilidade, não use frutas frescas no recheio. Você pode rechear e cobrir esse bolo com o que quiser, solte a imaginação.

2 comentários:

  1. Huummmmm...parece delicioso!!! vou fazer esta receita, com certeza!!!!
    Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é fácil e muuuito bom! Faz e me conta!
      Um beijo!

      Excluir

Eu comentaria isso!