terça-feira, 28 de outubro de 2014

Bolo de Baunilha com Gotas de Chocolate


Estou tão atarefada que aqui em casa nem andam aparecendo quitutes novos para postar no blog. Com faculdade, aniversário do filho e mais um monte de mudanças na nossa rotina alimentar, o que antes era constante agora se tornou ocasional. Comecei a fazer mais bolos simples como esse de hoje por essas razões e por mais uma: tentar introduzir bolos na dieta do meu filho, que tem muita resistência ao novo. Essa receita eu achei o máximo - o bolo fica muito fofinho e não precisa de batedeira e nem liquidificador! Olha que fácil! Tudo que você vai sujar é uma tigela e um batedor (ou colher de pau, se você não tiver um).
Fonte: Panelaterapia

Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de leite morno
1/3 xícara (chá) de óleo (eu usei óleo de girassol)
3 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de gotinhas de chocolate

Modo de preparo:

Numa tigela, quebre os ovos, bata bem, coloque o óleo e o leite e misture mais um pouco. Junte então os ingredientes secos (eu peneiro todos) e vá misturando com o batedor, deixando o fermento e as gotinhas por último. Despeje a massa sobre uma forma preparada (untada e enfarinhada) e leve para assar em forno preaquecido até passar no teste do palito.

Dicas:

Essa massa fica mais densa e isso ajuda as gotinhas de chocolate a não descerem para o fundo da forma. Se você colocar essas gotinhas numa massa muito líquida, o resultado não fica bom - elas afundam e grudam no fundo.
Ao invés dessas gotinhas, você pode acrescentar o que quiser - amêndoas, castanhas, etc.
Eu quase nunca faço a receita inteira que posto no blog, pois gosto de comer bolo fresquinho e aqui em casa somos poucos. Prefiro fazer a mesma receita mais vezes do que aquele bolão enorme que depois fica seco e duro sobrando em casa. Esse da foto é a metade da receita que postei, deu uma forma de bolo inglês e ficou baixinho. A receita toda não rende muito não.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Torta Trio Perfeito



Trio perfeito = chocolate + morango + merengue. Não preciso explicar mais nada, preciso?!

Ingredientes:

Para a base da torta:
1 pacote de mistura pronta em pó para bolo sabor chocolate
1 ovo
2 colheres (sopa) de manteiga (60 gramas)

Para o recheio de chocolate:
2 latas de leite condensado
400 gramas de chocolate meio amargo derretido
2 ovos

Para a camada de morangos e cobertura de merengue:
2 caixinhas de morangos
180 gramas de açúcar de confeiteiro
15 gramas de karo (opcional)
3 claras
1 colher (chá) de essência de baunilha 

Modo de preparo:

Para a base da torta:
Misture bem todos os ingredientes até formar uma farofa úmida (eu fiz no processador, é bem mais rápido). Forre o fundo e a lateral de uma fôrma de 25 cm (preferencialmente de aro removível) e reserve.

Para o recheio de chocolate:
Derreta o chocolate como preferir. Numa vasilha, misture com o leite condensado e os ovos, mexa bem até ficar homogêneo (este creme não vai ao fogo). Despeje por cima da base da torta crua e leve para assar, forno preaquecido (180ºC) por cerca de 20-30 minutos (o recheio deve "perder" aquela aparência de líquido, apesar de ficar cremoso. Forma uma espécie de "casquinha" por cima). Retire e deixe esfriar. Coloque na geladeira quando estiver morna e deixe até estar totalmente fria.

Para a camada de morangos e cobertura de merengue:
Prepare o merengue italiano: despeje 40 mL de água em uma panela pesada e acrescente o açúcar e a glucose (karo), e leve ao fogo médio. Misture bem para dissolver. Deixe ferver, aumente o fogo e coloque um termômetro culinário na calda fervente para saber quando ela atingirá 110 ºC. Sempre observando a calda, bata as claras até que formem picos firmes. Interrompa o cozimento da calda assim que ela atingir 121 ºC. Retire a panela do fogo e deixe o borbulhamento baixar por cerca de 30 segundos. Acrescente a calda à clara em um fio fino e contínuo, batendo em velocidade baixa até que a mistura esteja bem firme. Quando toda a calda tiver sido absorvida, continue a bater por mais 15 minutos, em velocidade baixa, até que o merengue esteja completamente frio (30 ºC a 35 ºC). Reserve.
Quando a torta estiver fria, coloque por cima os morangos picados e cubra com o merengue (dá ponto de bico, caso queira usar). Decore com morangos inteiros.


Dicas:
Pode ser que para fazer a base da torta você use mais manteiga (eu usei um pouquinho mais). O importante é dar liga, tem que dar para fazer uma massa ao invés de uma farofa. Se estiver muito seca, coloque mais manteiga.
Esse merengue, na minha opinião, é o que melhor se conserva em geladeira depois de feito. Chega a perder um pouco o volume com o passar dos dias, mas pelo menos não solta aquele aguaceiro que os merengues tradicionais soltam. Se você não tem termômetro, dá para fazer sem ele também: basta esperar a calda ficar com uma cor castanha, e ao colocar um garfo dentro dela, estica um fio (é que chamam de "ponto de voar"). Não fique misturando essa calda, pois o açúcar pode cristalizar.
O que solta água mesmo são os morangos, mas você pode fazer o truque do açúcar (pique os morangos, misture com umas 3 colheres de açúcar e deixe em repouso; vai sair bastante água deles!) e o truque de higienizá-los com álcool de cereais ao invés de água corrente.
Consuma essa torta em no máximo 3 dias e armazene-a em geladeira, totalmente coberta para não ressecar.
Se quiser, use chantilly ao invés de merengue.
Eu usei maçarico culinário por cima do merengue para dar esse efeito douradinho.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Brownies da Nigella


Tá, eu sei que todo mundo já comeu brownie, já fez brownie em casa e já está careca de saber como é. Para quem gosta de fazer, eu diria que essa é a melhor receita que já testei. Se você quer experimentar o verdadeiro brownie em casa, esqueça tudo que já aprendeu até hoje sobre isso e faça essa receita da chef Nigella Lawson. Sério, de todos que já fiz, esse é o que dá o melhor resultado - sem contar na facilidade em preparar! Não que os outros sejam ruins, mas esse é o que chega mais perto do conceito de um brownie: baixinho, massa bem úmida, com gosto pronunciado de chocolate.
Fonte: livro "Na cozinha com Nigella" - p. 216.

Ingredientes:

150 gramas de manteiga sem sal
300 gramas de açúcar mascavo claro
75 gramas de pó de cacau, peneirado
150 gramas de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
4 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Aproximadamente 150 gramas de chocolate ao leite, cortado em pedacinhos
Açúcar de confeiteiro, para polvilhar (opcional - eu não coloquei)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 190º C. Derreta a manteiga em fogo baixo numa panela média. Quando estiver derretida, acrescente o açúcar, mexendo com uma colher de pau (ainda em fogo baixo) para ajudá-lo a se mesclar com a manteiga derretida. Peneire o cacau em pó, a farinha, o bicarbonato e o sal juntos, depois acrescente à panela e mexa; quando estiver misturado (será uma mistura bem seca e não totalmente mesclada neste estágio), retire do fogo. Em uma panela ou jarro, bata os ovos com o extrato de baunilha e depois misture com a massa do brownie na panela. Adicione o chocolate picado, misture e rapidamente despeje a massa em um tabuleiro forrado com papel alumínio* ou assadeira descartável, espalhando a massa com uma espátula, e asse em forno preaquecido por 20-25 minutos. Após esse tempo, o brownie vai parecer firme e seco por cima, mas quando você tocar a superfície, sentirá que ainda está mole por baixo, e o testador de bolos (um palito serve) vai sair sujo. É assim que deve ser. Coloque o tabuleiro sobre uma grelha para esfriar um pouco antes de cortar em pedaços e polvilhar açúcar de confeiteiro.

Dicas:

*Eu gosto de forrar a forma com papel manteiga. Com papel alumínio eu nunca fiz. Para fazer brownies, tem que forrar a assadeira mesmo, senão gruda tudo!
Quando os brownies esfriam é que ficam com característica de brownies: "pegajosamente macios por dentro e mais densos por cima".
O mais difícil de fazer brownie é não deixar passar do ponto! Se passar, fica parecendo bolo. É muito importante vigiar para que não assem demais. Apesar da receita ter mencionado tempo de forno, não se prenda nisso. Aqui em casa o tempo foi menor - cerca de 20 minutos. E lembre-se: para testar, não é como bolos, o palito precisa sair sujo!
Use um tabuleiro quadrado de 25 cm com 5 cm de profundidade; ou um retangular de 30 x 20 x 5 cm.
Outra coisa importante a lembrar é sobre a durabilidade: brownies endurecem rapidamente. Fiz metade dessa receita justamente para acabar logo. Se sobrar, guarde em recipiente bem fechado e consuma em no máximo 2 dias.
Eu adicionei amêndoas laminadas na massa. Adoro brownies com castanhas, nozes, amêndoas, etc.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Ninhos Recheados ao Forno



Impossível um ser não conseguir fazer esse prato. Absurdamente fácil, sem rodeios. Sem contar que é bom demais! Já faz tempo que estou namorando essa receita, vi uma versão no Panelaterapia, outra compartilhada no face da minha irmã, outra enviada por uma prima. Aí já era demais e resolvi fazer logo. A receita que eu fiz é baseada nessas versões que eu vi pela internet.

Ingredientes:

Ninhos de macarrão cabelo de anjo (eu usei cerca de 8 ninhos)
1 e 1/2 sachê de molho de tomate pronto
1 sachê de água filtrada (use o sachê de molho para medir)
Sal (eu coloquei 1 colher de café)
Catupiry a gosto
Queijo ralado grosso a gosto (eu usei muçarela, cerca de 150 gramas no total)

Modo de preparo:

Primeiro faça o molho: numa panela, misture o molho com a água e o sal. Deixe ferver. É necessário que o molho fique mais ralo mesmo, pois o macarrão vai cozinhar nele. Se estiver encorpado, o macarrão vai ficar cru. Despeje metade desse molho quente numa travessa que possa ir ao forno. Disponha os ninhos lado a lado. No centro de cada ninho, coloque uma generosa porção de catupiry (cerca de 1 colher de sobremesa) e por cima disso, uma porção generosa de muçarela ralada. Cubra com o molho que restou. Feche com papel alumínio e leve ao forno para o macarrão cozinhar. O tempo vai variar com o tipo de forno, tipo de travessa, tipo de macarrão e etc. Eu deixei uns 10 minutos, abri o forno e verifiquei o cozimento; peguei um pouco do molho da travessa e cobri as partes do macarrão que eventualmente ficaram sem molho (se não fizer isso, vai ter partes duras no ninho) e deixei mais uns 7 minutos no forno. Sirva imediatamente.

Dicas:

Usei macarrão tipo cabelo de anjo porque acho que cozinha melhor dessa forma. Massas como talharim, por exemplo, por serem mais grossas, tem maior chance de ficarem mal cozidas.
O macarrão absorve muito molho. É importante usar bastante, e também assar os ninhos numa forma funda para que fiquem bem cobertos pelo molho.
No centro, ao invés de catupiry, você pode usar requeijão cremoso ou creme de ricota. E também deve ficar muito bom com um rolinho de presunto e queijo, ou então com uma porção de recheio de frango, etc.
Se quiser fazer com molho branco ou qualquer outro, lembre-se de preparar um molho mais ralo para cozinhar o macarrão.
É importante colocar mais sal no molho, pois o macarrão não tem sal e além disso, o molho recebe uma boa parte de água.
Se você for fazer mais do que 8 ninhos, certamente precisará fazer mais molho. 8 ninhos servem muito bem duas pessoas (aqui em casa comemos meu marido, meu filho e eu).