quarta-feira, 30 de abril de 2014

Arroz Marroquino com Grão de Bico


Vou logo confessando que alterei completamente as proporções dessa receita (que tirei lá da coleção Cozinha do Mundo - Síria e Líbano), mas gostei demais da ideia para simplesmente desistir dela. O negócio é que fazer de uma só vez 1 quilo de arroz com 1 frango inteiro está fora de cogitação aqui em casa. Vou postar como eu fiz, achei mais "aceitável" fazer as mudanças (mudei apenas as proporções e não os ingredientes) e na minha opinião deu muito certo.
Quem tem esse livro da coleção em casa, a receita original está na página 74.

Ingredientes:

500 gramas de filé de frango (de preferência o sassami que é mais macio)
Azeite (o quanto baste)
Cerca de 1,5 L de caldo de frango para cozinhar o arroz (pode ser caseiro ou industrializado)
300 gramas de arroz lavado
1/2 cebola picadinha
150 gramas de patinho moído
80 gramas de grão de bico cozido
30 gramas de pignolis*
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta a gosto (eles também colocam canela, mas eu dispensei)

Modo de preparo:

Prepare o frango: limpe e tempere cada pedaço de frango. Numa panela, aqueça um pouquinho de azeite e refogue o frango. Quando a cor mudar, deixe em fogo médio, panela entreaberta e vá mexendo de vez em quando, até que toda a água que o frango soltou seque. Quando esfriar, desfie em pedaços grandes. Reserve.
Numa panela, aqueça um pouco de azeite. Junte o arroz, o patinho moído, a cebola, a pimenta e o sal. Misture bem até refogar e então cozinhe o arroz como de costume, usando o caldo de frango.
Numa panela grande, junte o frango desfiado com o grão de bico. Misture tudo com a manteiga, até derreter. Despeje nessa panela o arroz já pronto para envolver bem a manteiga e o frango. Mexa tudo muito bem e disponha numa travessa de servir. Espalhe os pignolis e sirva imediatamente.

Dicas:

*Pignolis é um tipo de semente de pinheiro do Mediterrâneo cujo sabor se assemelha ao da amêndoa, porém é mais oleoso e picante. Caso não tenha os pignolis à disposição para uma receita, pode-se usar como substituto amêndoas ou nozes picadas.

2 comentários:

  1. Saliveiiiiiiiiiiiiiiii, amooooooooooooooo, amo, amo esse arroz !!!
    Eu também adapto, porque rende muito né ??
    Eu comprei no mercadão um tempero marroquino que vem tudo , canela, cardamomo e que tais... fica um espetáculo !!!
    Agora os pignolis;;; menina é um absurdo de caro, tipo 300 pilas o quilo, 100 gramas dá 30 reais, rsrsr não dá... eu substituo por amendoim e fica bão, srrrsrs

    Adorei a sua receita e já pinei, prá não esquecer !!!

    Bjus 1000 e um lindo feriado prá ti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rende horrores, Pepa rsrs! Aqui em casa, mesmo reduzindo, dura alguns dias na geladeira. Esse tempero deve ser tudo de bom!!!
      Os pignolis são caaaros demais mesmo. Esses que usei eu trouxe da Europa, pq se fosse pra comprar aqui, não rolava não hahahah!
      Bom feriado pra vc também, obrigada e bjos!

      Excluir

Eu comentaria isso!