segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Bolo de Nozes com Frutas Vermelhas


Natalino, não? Pois foi isso mesmo, esse bolo foi a sobremesa da ceia de Natal. Combinação nozes + frutas vermelhas = perfeição. Aproveita que ainda tem as vermelhinhas no mercado...!

Ingredientes:

Para a massa:
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
1 xícara (chá) de leite
2 e 1/4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para o recheio de nozes:
600 gramas de doce de leite de qualidade
150 gramas de nozes picadas grosseiramente

Para o recheio de frutas vermelhas:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 gemas peneiradas
Frutas vermelhas à gosto (no recheio, usei morangos e cerejas. Fica difícil quantificar porque reservei algumas frutas para colocar por cima do bolo também.)

Para calda, cobertura e decoração:
1/2 lata de leite condensado
1/2 lata de água
2 caixinhas de chantilly
Frutas vermelhas à gosto (na decoração, usei amoras, morangos e cerejas)
100 gramas de nozes
3/4 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo:

Para a massa:
Bater muito bem os ovos com o açúcar e a margarina. Acrescentar o leite e bater apenas para misturar. Por último, juntar a farinha e o fermento peneirados. Bata rapidamente na velocidade mínima da batedeira, apenas para misturar. Despejar a massa numa fôrma funda, de aro removível, com 25 cm de diâmetro. Levar para assar em forno preaquecido por cerca de 35 minutos ou até passar no teste do palito.

Para o recheio de nozes:
Misture o doce de leite com as nozes picadas e reserve.

Para o recheio de frutas vermelhas:
Higienize as frutas que for usar, pique em pedaços não muito pequenos e coloque-as numa tigela. Junte cerca de 5 colheres de sopa de açúcar e deixe descansando enquanto faz o creme.
Misture o leite condensado com o creme de leite. Junte as gemas peneiradas e leve ao fogo brando, mexendo sempre. Quando começar a desgrudar do fundo da panela, o creme estará pronto.
Escorra muito bem o caldo que se soltou das frutas (eu escorro o líquido e depois uso papel toalha) e junte ao creme que deverá estar frio. Reserve.

Para calda, cobertura e decoração:
Para fazer a calda, é só bater no liquidificador (ou misturar bem manualmente) o leite condensado com a água.
Monte o bolo: corte a massa já fria em 3 partes. Forre a forma onde assou o bolo com um plástico grande (isso ajuda para desenformar). Coloque a primeira parte de massa, molhe com a calda e despeje o recheio de nozes. Coloque a segunda parte de massa, molhe e despeje o recheio de frutas vermelhas. Molhe a "tampa" do bolo com a calda e então cubra-o. Feche o plástico e leve para gelar por pelo menos 6 horas. Desenforme e cubra com o chantilly, que deve ser batido bem gelado. Decore a gosto (nas laterais usei bico folha e no topo, fiz pequenas flores com bico 107 Wilton).
Faça o crocante de nozes: numa panela, derreta o açúcar, sem colocar água, até formar um caramelo. Junte então as nozes grosseiramente trituradas. Despeje em uma forma untada com manteiga e espere esfriar. Desenforme o crocante já frio e quebre-o em pedaços pequeno. Espalhe o crocante no topo do bolo e finalize com as frutas vermelhas.


Dicas:

Gosto sempre de usar leite condensado cozido ao invés de doce de leite nos recheios, mas como estava bem quente e eu ainda ia transportar o bolo, preferi usar doce de leite industrializado, é bem mais firme. Quando for comprar, escolha um que não tenha amido de milho na composição, pois são mais saborosos. Eu usei o da marca Viçosa.
Para assar o bolo, ao invés de untar/enfarinhar ou usar papel manteiga, experimente colocar apenas papel toalha! Dá certinho, a massa não gruda e não perde umidade. Na forma de 25 cm, usei 2 folhas "cruzadas" para que nenhum pedacinho da forma ficasse "descoberto". Mas use um papel toalha de qualidade, o que eu uso é o Snob.

7 comentários:

  1. Adorei a massa do bolo e a decoração está fabulosa!!!!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Não, Marina. Bate tudo junto, clara e gema. Vou até arrumar no texto para não ter mais confusão! Obrigada.

      Excluir
  3. Fiz hoje ficou muito bom só que eu bati as claras neve RSFSR.
    Obrigada por responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A massa deve ter ficado até mais leve, Marina. Bato tudo junto pq a receita diz assim, e tb pq é mais prático. Que bom que gostou! Bjs

      Excluir

Eu comentaria isso!