quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Bolo de Chocolate com Coco



Fiquei encarregada de fazer o bolo de aniversário da minha mãe, escolha minha. Como ela gosta bastante do chocolate prestígio, resolvi fazer com coco e chocolate. Esse foi o "Bolo da Mamis", um bolo com bastaaante recheio, muito chocolate e posso dizer que acabou rapidinho.

Ingredientes:

Para a massa:
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
7 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para o recheio de coco:
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
200 gramas de coco ralado
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
1 vidro de leite de coco

Para o recheio de chocolate:
500 gramas de chocolate ao leite (de boa qualidade)
1 lata de creme de leite

Para a cobertura:
2 caixinha de chantilly pronto
Chocolate e coco ralado para decorar

Modo de preparo:

Para a massa:
Bater muito bem os ovos com o açúcar e a margarina. Acrescentar o leite e bater apenas para misturar. Por último, juntar a farinha, o chocolate em pó e o fermento peneirados. Misture com um fouet, se não tiver um, bata rapidamente na velocidade mínima da batedeira. Despejar a massa numa fôrma funda, de aro removível, com 25 cm de diâmetro. Levar para assar em forno pré-aquecido por cerca de 35 minutos.

Para o recheio de coco:
Misturar todos os ingredientes e levar ao fogo até ficar um creme consistente, mexendo sempre. Reserve até esfriar.

Para o recheio de chocolate:
Derreta o chocolate com o creme de leite, misture bem até ficar homogêneo. Desligue o fogo e reserve até esfriar.

Para a cobertura:
Bata o chantilly bem gelado conforme instruções da embalagem.

Montagem:

Corte o bolo já frio em 3 partes. Molhe cada parte com uma calda de sua preferência (usei leite de coco com leite). Na própria forma onde o bolo foi assado, coloque uma parte da massa. Despeje o recheio de chocolate por cima, cubra com outra parte da massa e acrescente o recheio de coco. Termine com a última parte da massa, cubra com um plástico ou papel alumínio e leve para a geladeira até o dia seguinte. Desenforme e decore a gosto.

Dicas:

Use um plástico grande e limpo para forrar a forma antes de começar a montar o bolo. Isso ajuda bastante para desenformar.
Coloque os recheios na geladeira ou freezer por uns minutos antes de rechear o bolo. Assim ganham consistência mais rápido e fica mais fácil de rechear.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Bolinho de Vinagre



Sim, o nome dessa receita é repulsivo. Mas eu dei uma chance pra ela pelo seguinte motivo: minha mãe costumava fazer um biscoitinho que se chamava "Rosquinha de São João". Foi bater o olho nessa receita lá do Panelaterapia que me lembrei imediatamente da receita da minha mãe. Eu acho as tais rosquinhas de são joão difíceis de serem preparadas, pois exigem um ponto exato. Até hoje só consegui acertar uma única vez. Quando fiz os bolinhos de vinagre, pude concluir que eles e essas rosquinhas são parentes. Pode fazer sem medo porque não fica com gosto de vinagre, fica crocante e bem docinho.

Ingredientes:

1 ovo
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de vinagre branco
2/3 copo (daqueles de requeijão) de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
Farinha de trigo até dar ponto (de 300 a 500 gramas mais ou menos)


Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e vá colocando farinha aos poucos, até desgrudar das mãos. A massa deve estar firme o suficiente para que seja possível modelar os bolinhos. Numa superfície enfarinhada, faça "cobrinhas" e corte (como nhoque), só que fininhas (mais finas que 1 dedo) porque quando os bolinhos fritam eles crescem, e se você fizer muito grande não ficarão crocantes. Frite em pequenas porções no óleo quente, vá retirando com a escumadeira e jogando em um recipiente fundo com açúcar e canela. Deixe esfriar e guarde em recipiente tampado.

Dicas:

O vinagre é só para deixar a fritura mais sequinha. Pode confiar que não fica com gosto não.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Brownie de Chocolate



Depois de experimentar o Brownie de Ovomaltine e o Bolo de Chocolate Crocante, ambos parentes do brownie de chocolate, percebi que faltava aqui no blog a execução do basicão, do tradicional mesmo. Essa receita eu peguei lá no Panelaterapia. Como disse a Tati, "para quem ama chocolate, é puro deleite!". Preciso falar mais alguma coisa?

Ingredientes:

150 gramas de farinha de trigo
200 gramas de açúcar refinado
150 gramas de manteiga sem sal
200 gramas de chocolate picado (usei meio amargo)
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (café) de essência de baunilha
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
3 ovos
Cerca de 100 gramas de castanhas-do-pará*

Modo de preparo:

Preaqueça o forno em 180º. Derreta em banho-maria ou no microondas a manteiga e o chocolate juntos, acrescente a baunilha, misture até ficar um creme liso e reserve. Em outro recipiente, bata bem os ovos com o açúcar (usei o batedor de arame mesmo). Junte o creme de chocolate (a mistura de chocolate com manteiga e baunilha). Na sequência, some a farinha, o chocolate em pó e o bicarbonato. Espalhe as castanhas picadas na massa e despeje numa assadeira untada com manteiga, coberta com papel manteiga e mais manteiga por cima dele. Leve para assar por cerca de 25 minutos (o tempo varia de acordo com o seu forno).

Dicas:

O brownie deve ficar cremoso por dentro, então o teste do palito é diferente do que para os bolos tradicionais. Nesse caso, espete o palito, ele deverá sair sujo, não úmido, mas com pedacinhos de bolo agarrado nele, entendeu?
A Tati não colocou as castanhas, mas eu acho que brownie que é brownie tem que ter. Também fica bom com avelãs, nozes, etc.
Não deixe de colocar o papel manteiga, e de passar mais manteiga por cima dele conforme foi recomendado. Se você não fizer isso, vai sofrer para desenformar porque ele gruda mesmo.
A forma usada tem (26 x 17) cm.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Enroladinho Folhado


Massa folhada sobrando na geladeira resultou nesse petisco bem gostoso. O catupiry é fundamental, já que a massa folhada é sequinha e pede um recheio molhadinho. Olha como é fácil:

Ingredientes:

1 embalagem de massa folhada pronta (300 gramas)
100 gramas de presunto em fatias
100 gramas de muçarela em fatias
Catupiry, orégano e azeite a gosto

Modo de preparo:

Primeiro, corte a massa folhada no sentido do comprimento, assim:


Depois "grude" uma na outra, apertando as extremidades que se encontram:


Coloque um pedaço de uma fatia de presunto e um pedaço de uma fatia de muçarela por cima da massa, assim:


Enrole (deixe uma folga no centro) e coloque dentro de uma forminha de empada. Faça isso com até acabarem as massas:


Com uma bisnaga ou saco de confeitar (também pode ser com uma colher bem pequena ou faca), coloque catupiry no centro do enroladinho. Encha até a superfície. Polvilhe orégano e regue com um pouquinho de azeite.



Leve os enroladinhos para assar até ficarem dourados. Desenforme e sirva imediatamente.




Dicas:

Achei bem difícil colocar o catupiry dentro de cada enroladinho, por isso usei uma bisnaga. Se você não tem uma, vai sentir dificuldade com isso. Outra opção é colocar o catupiry com a massa ainda aberta. Coloque uma boa quantidade de catupiry na extremidade próxima ao presunto (ou por onde você vá começar a enrolar) e enrole o folhado, apertando bem.
Também acho que sobrepor as fatias de presunto e queijo ao invés de enfileirá-las deve ficar bem gostoso.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Pizza de Frigideira


Um dia desses minha mãe compartilhou no facebook uma receita de uma tal pizza de frigideira. Confesso que de cara não botei fé, achei que a massa cresceria durante o cozimento, ficando grossa e borrachuda. Resolvi testar, pois o preparo era simples. Eu estava enganada, a massa é realmente deliciosa! Fica fininha, crocante, e se ninguém me contasse, eu nunca suspeitaria que a massa foi assada numa frigideira.

Ingredientes:

30 gramas de fermento biológico
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
1 xícara (chá) de leite
1/4 de xícara (chá) de óleo de milho (usei de soja)
500 gramas de farinha de trigo (aproximadamente)

Modo de preparo:

Em um recipiente, desmanche o fermento no açúcar. Junte o sal, o leite e o óleo. Adicione aos poucos a farinha de trigo. Sove a massa até ficar bem macia. Divida em 12 partes iguais. Faça bolas com cada parte e deixe descansar até dobrar de volume. Abra a massa bem fina no diâmetro da frigideira. Na frigideira bem quente, asse todas as porções. Para montar a pizza, coloque a massa na frigideira e, em fogo baixo, distribua molho de tomate e o recheio que quiser à gosto (usei peito de peru, ervilhas, catupiry, muçarela e tomate). Salpique orégano e coloque um fio de azeite. Tampe a frigideira e deixe no fogo até derreter o queijo (cerca de 5 minutos).

Dicas:

Fiz meia receita dessa massa. Renderam 7 pizzas do diâmetro da minha omeleteira (deve ter uns 17 cm de diâmetro).
Na hora que assar as massas, deixe que fiquem branquinhas, pois irão voltar para o fogo quando você for rechear. Se deixar torrar muito na hora de assar, irão queimar depois.
Use uma frigideira antiaderente. Não precisa untar. E aproveite para cortar a massa (aberta beeem fininha) com ela.
Na hora que você estiver assando as massas, elas ficaram molinhas, mas quando retornar ao fogo com o recheio, ficarão crocantes.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Frango Aperitivo Crocante


Achei muito interessante a receita dessa "farofa" para empanar frango, não só pela crocância prometida mas também pelo sabor que deveria conferir à carne. Para quem esta disposto a ter um pouquinho mais de trabalho na cozinha para fazer um frango empanado, vale muito a pena.
A receita é do programa da Ana Maria Braga.

Ingredientes:

Raspas de 3 limões siciliano
2 dentes de alho
1 pacote de biscoito água e sal (200 gramas)
50 gramas de manteiga
1 xícara (chá) de salsinha
1 quilo de peito de frango cortado em tiras
Sal e pimenta a gosto
Farinha de trigo para empanar
2 ovos batidos para empanar

Modo de preparo:

Em um processador (usei liquidificador), coloque raspa de limões siciliano, alho, biscoito água e sal, manteiga, salsinha e bata bem até a mistura ficar esmigalhada. Reserve. A "farofa" resultante fica assim:



Tempere o peito de frango cortado em tiras com sal e pimenta a gosto. Passe as tiras de frango na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e, em seguida, na mistura do biscoito água e sal (reservada acima). Coloque as tiras de frango em uma assadeira e leve ao forno alto pré-aquecido a 200 °C por 20 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.

Dicas:

Deixe a consistência da "farofa" do jeito que gostar mais. A minha eu deixei grosseira, ainda com pedacinhos de biscoito.
Os empanados ficam mesmo crocantes, mas só na hora que saem do forno. Se você for requentar na janta o que sobrou do almoço, a crocância já era. Mas ainda assim é gostoso.
A Ana Maria Braga sugere ainda usar essa farinha para empanar peixes, bifes de boi e de porco.