segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Caracóis de Presunto e Queijo



Fazer pães significa sair da minha zona de conforto, mas quando o pão é recheado eu gosto de arriscar. Essa receita é bastante simples, não fica muito bonita com esse recheio todo aparecendo, mas é realmente gostosa. Vira um lanche delicioso. Vale a pena!
Fonte: Receitas Nota 10

Ingredientes:

Para a massa:
2 colheres (sopa) de manteiga
1 copo de leite morno (usei um copo de 250 mL)
15 gramas de fermento biológico (1 tablete)
1 colher (sopa) de açúcar
2 ovos
1 colher (sobremesa) rasa de sal
Farinha de trigo suficiente para amassar (cerca de meio quilo)

Para o recheio:
4 tomates maduros
100 gramas de azeitonas picadas (não coloquei)
200 gramas de queijo prato
200 gramas de presunto
1 cebola picada
1 colher (chá) de orégano
2 gemas para pincelar

Modo de preparo:

Dissolva o fermento no açúcar e misture o leite. Coloque os ovos, o sal, a manteiga e a farinha peneirada aos poucos. Misture e sove a massa até desgrudar das mãos e estar macia. Deixe descansar em vasilha coberta por um pano por 30 minutos, ou até dobrar de volume. Pique todos os ingredientes do recheio em cubinhos e misture tudo. Divida a massa em 2 e abra cada parte com o rolo, recheie e enrole formando 2 rocamboles. Corte fatias deste rocambole e coloque em forma untada. Pincele com gemas e leve ao forno pré-aquecido, a 200°, até dourar.

Dicas:

Não tem jeito dessa receita ficar muito bonita, pois assim que você cortar as fatias (os caracóis), o recheio certamente vai sair e dar esse aspecto "bagunçado".
Eu sugiro que você não deixe a massa ficar muito fina porque assim ela vai "sumir" no meio do recheio depois de assada. Experiência própria.
Retire as sementes dos tomates! Eles soltam água e a massa pode ficar muito mole e úmida enquanto os caracóis assam.

5 comentários:

  1. Oi Karen, e se tentar assar sem cortar... será que fica bom?
    Enfim... acho que vou tentar das duas formas :-)

    E se fizer sem tomate? Tomate não faz sucesso com os meus filhos :-S

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, fica bom sim. Cortar foi apenas para dar o efeito de "caracol". Vai ficar como um "pãozão" recheado, muito bom! Eu amo tudo que vai tomate, mas você pode fazer sem que não vai atrapalhar em nada.
      Bjo

      Excluir
  2. Uau, mas que belo pitéu...
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/09/Galette-de-Maca.html

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!