domingo, 14 de julho de 2013

Canudinhos de Salmão com Ervilhas


Há tempos, vi no Mais Você umas ideias para a Páscoa, e uma delas eram "cenouras" feitas com massa folhada e recheada com um creme de ovos. A tal cenoura era moldada em um cone feito com feijões enrolados no papel alumínio. Bastava passar manteiga no cone, enrolar tiras de massa em torno dele, passar manteiga novamente e assar. Fiquei doida para experimentar essa ideia, mas eu não queria ter que moldar o cone. Para ser sincera, achei o procedimento bem trabalhoso (fiquei com preguiça mesmo). Até que um dia minha mãe me ofereceu as forminhas para fazer massa de canudinho que ela tinha. Na hora lembrei dessa receita. Se você tem essas peças em casa, a ideia de utilizá-las para fazer esse tipo de petisco é excelente.
Se você quiser ver o vídeo de como moldar os cones, clique aqui.

Ingredientes:

Para a montagem:
Massa folhada (usei cerca de 300 gramas)
Manteiga para untar
Forminhas para canudinho

Para o recheio:
Cerca de 200 gramas de filé de salmão (já cozido)
100 gramas de ervilhas (use as congeladas, são melhores.)
2 colheres (sopa) de creme de ricota

Modo de preparo:

Para a montagem e recheio:
Unte bem as forminhas com manteiga. Corte tiras de massa folhada (cerca de 1 cm espessura) e enrole-as nas forminhas, preenchendo-as sem deixar espaços entre as voltas. Deixe uma beiradinha do metal aparecendo na ponta para ficar mais fácil de puxar ao desenformar. Passe manteiga novamente, por toda a massa. Faça isso até terminar a massa. Coloque para assar em forno pré-aquecido até dourar. Para desenformar, espere esfriar um pouco. Puxe cuidadosamente a forminha, segurando a massa suavemente. Reserve. Faça o recheio: desfie o filé de salmão e enquanto isso, afervente as ervilhas por cerca de 3 minutos. Escorra e misture com o salmão desfiado. Junte o creme de ricota e misture bem. Recheie bem cada canudinho e leve novamente ao forno apenas para aquecer. Sirva imediatamente.

Dicas:

Usei 300 gramas de massa folhada e sobrou um pouco de recheio. Renderam 15 canudinhos pequenos.
Se você não achar creme de ricota, pode usar  a mesma quantidade de creme de leite ou requeijão.

Um comentário:

  1. :-) Karen, acho que estou como vc, com preguiça só de olhar!!! Não vou me arriscar, só vou ficar babando na tua receita :-)
    Beijos

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!