terça-feira, 11 de junho de 2013

Arroz de Pato


Arroz de pato tá na moda, né? Comi não tem muito tempo quando fui num casamento. Achei tão bom que resolvi tentar aprender. Já com isso na cabeça, outro dia passou uma receita de arroz de pato no programa da Ana Maria Braga que serviu de base para a minha receita. Quer fazer bonito num almoço? Então já sabe o que servir.

Ingredientes:

1 1/4 xícara (chá) de arroz parboilizado
150 gramas de ervilhas (do tipo congeladas)
500 gramas de peito de pato
1 cebola pequena picadinha
2 dentes de alho amassados
Sal e pimenta a gosto
Alecrim a gosto
Óleo o quanto baste

Modo de preparo:

Limpe bem o peito de pato, retire a pele. Tempere a gosto, pique em pedaços médios e reserve. Numa panela de pressão, aqueça um pouco de óleo (coloquei umas 5 colheres de sopa), frite metade da cebola e os dentes de alho. Quando estiverem dourados, junte o pato. Deixe a carne dourar bem (leva uns 10 minutos), mexendo sempre. Coloque então 1 litro de água fervente, tampe a panela e depois que pegar pressão marque 25 minutos. Espere a pressão sair, abra a panela, coe o caldo e reserve. Retire o peito de pato cozido e transfira para uma tigela. Quando estiver frio, desfie em pedaços grandes.
Em outra panela, aqueça um pouco de óleo (umas 3 colheres de sopa) e doure a outra metade da cebola. Junte o arroz, tempere a gosto (uso tempero caseiro) e quando estiver bem refogado, junte uma parte do caldo de pato reservado (que deve estar quente). Cozinhe o arroz de acordo com o seu gosto, usando o caldo do cozimento do pato ao invés de água. Acerte os temperos. Quando o arroz estiver cozido, não coloque mais o caldo. No meu caso, o caldo que sobrou foi insuficiente e precisei completar com um pouquinho de água. Assim que o arroz secar, acrescente as ervilhas já descongeladas e aferventadas, e misture o peito de pato reservado. Misture bem, coloque alecrim a gosto e sirva imediatamente.

Dicas:

Fiz o arroz apenas com peito de pato, mas se você gostar pode fazer com sobrecoxa também (a carne é mais úmida e macia, porém tem o osso) como sugere o programa da Ana Maria Braga. No programa, o arroz é servido com linguiça calabresa por cima e ainda vai para o forno por alguns minutos.
Essa quantidade serve 2 pessoas como prato principal.


2 comentários:

  1. Ficou muito bonita essa apresentação.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderExcluir
  2. Hummmm.... Hummmmm.......EU COMERIA ISSO !!!!

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!