quarta-feira, 30 de maio de 2012

Batatinhas Express


Receitinha super prática e gostosa que eu tirei lá da comunidade Culinária - Receitas do Orkut, postada pela Camilla Santos. Não posso mais ver batata bolinha no supermercado que compro para fazer assim.

Ingredientes:

Batatas do tipo bolinhas (eu uso cerca de 500 gramas, até menos)
Caldo de picanha (ou qualquer outro) em pó - eu uso apenas sal e pimenta
Um fio de azeite ou óleo
Salsa a gosto

Modo de preparo:

Lave as batatinhas com casca e depois seque bem. Coloque numa panela de pressão, junte o caldo de picanha e o azeite. Sacuda bem a panela para que o tempero e a gordura envolvam todas as batatas. Tampe a panela e leve ao fogo médio/alto até começar a chiar. Depois conte uns 12* minutos, e enquanto isso, vá sacudindo a panela para que as batatas mudem de lugar. Depois desse tempo, desligue o fogo e espere a pressão sair sozinha (não retire a pressão colocando a panela debaixo da torneira) ou então vá retirando o vapor com o auxílio de um talher. Abra a panela, acrescente salsa a gosto e sirva imediatamente.

Dicas:

O pulo do gato dessa receita é ficar sacudindo a panela enquanto estão no fogo, antes e após pegar pressão. Se você deixar a panela paradinha lá, as batatas ficarão na mesma posição e você terá lindas bolinhas queimadas de um lado. A intenção é dourar toda a batatinha.
Essa receita não leva água, é isso mesmo e não esqueci de colocar parte da receita. Não precisa ter medo da panela, o máximo que acontece é sair um pouquinho de vapor quente enquanto você sacode.
*O tempo de 12 minutos postado na receita original foi muito quando fiz pela primeira vez, e olha que resolvi abrir a panela com 9 minutos. Eu sempre faço pouca quantidade, e acabo deixando cerca de 5 minutos apenas. Vai depender de como é seu fogão, da quantidade de batata que você for fazer, da sua panela, etc. Tome cuidado com o tempo!
Escolha batatas pequenas, do tipo bolinha mesmo. Como o tempero fica apenas na casca, se a batata for muito grande não fica legal, o interior grandão todo sem tempero, sei lá, eu não gosto. As pequenas são ideais nessa receita.

sábado, 19 de maio de 2012

Pãezinhos de Ovos




Pãezinhos bem levinhos, fáceis e rápidos para serem feitos para o lanche. Quentinhos com manteiga, ô delícia!
(Fonte: O Grande Livro de Pães, Biscoitos e Cia p. 118)

Ingredientes:

2 ovos grandes
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1 tablete (15 gramas) de fermento

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno (temperatura alta). Em uma tigela pequena, com uma batedeira ou mixer, bata os ovos até ficarem espumantes. Junte o leite, o fermento, o óleo e bata. Adicione a farinha e o sal, torne a bater até misturar bem. Deixe descansar durante 10 mintuos. Unte forminhas médias para empadas (usei forminhas de cupcakes). Ponha-as em uma bandeja para facilitar o manuseio. Encha-as com a massa. Asse os pãezinhos por cerca de 30 minutos, até ficarem fofos e dourados. Retire os pãezinhos logo das formas e sirva-os quentes.

Dicas:

Você pode rechear esses pãezinhos com o que quiser. Eu ainda não testei, mas acho que também dá certo colocar um recheio dentro da forminha de empada e cobrir com a massa crua, para assar tudo junto.
A massa crua fica mole, como de bolo. Não estranhe, é assim mesmo.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Torta de Doce de Leite



Ah... o doce de leite...! Tem quem não goste? Eu nunca havia experimentado como recheio de torta, e confesso que adorei. A receita eu peguei no facebook, no grupo de culinária-receitas que tem por lá (é quase o mesmo do orkut). Quem postou foi a Fernanda Jordão.

Ingredientes:

Para a massa:
200 gramas de biscoito tipo "maizena"
100 gramas de manteiga sem sal

Para o recheio:
2 latas de leite condensado cozido na pressão por 40 minutos ou 2 latas de doce de leite
1 lata de creme de leite

Para a cobertura*:
4 claras em neve
6 colheres (sopa) de açúcar e depois de estarem em neve
1 lata de creme de leite
Chocolate em barra ralado

Modo de preparo:

Para a massa:
Triture muito bem os biscoitos usando o liquidificador ou processador. Misture com as mãos a manteiga em temperatura ambiente com a farofa de biscoitos até ficar uma massa homogênea. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas (25 cm). Leve ao forno pré-aquecido até dourar. Reserve.

Para o recheio:
Misture o doce de leite com o creme de leite e reserve.

Para a cobertura*:
Bata as claras em neve e adicione o açúcar lentamente. Deixe bater por uns 5 minutos. Sem parar de bater adicione o creme de leite.

Montagem:

Sobre a massa já fria, despeje o doce de leite, espalhe bem. Pegue a cobertura e espalhe por cima do doce de leite. Decore com o chocolate ralado e leve para a geladeira. Deixe a torta por 24 horas na geladeira antes de servir.

Dicas:

Se desejar uma cobertura mais encorpada, misture ao creme de leite 1 pacote de gelatina incolor dissolvida em dois dedos de água e junte à mistura de claras com açúcar.
*Não fiz essa cobertura na minha torta, mas postei a receita original. A minha torta levou uma cobertura de chantilly (bati uma caixinha de chantilly pronto). Acho mais saboroso e prático.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Pavê de Biscoitos Tortinha e Suspiros



Sou do tipo de pessoa que basta olhar uma foto de alguma receita interessante e pronto, não sossego enquanto não comer. Aconteceu isso com esse pavê que a Fabianna postou no Facebook. Gente, é super simples e bem docinho, dedicado às formiguinhas de plantão.

Ingredientes:

2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
1 pacote de biscoito tipo tortinha
1 pacote de suspiros (quebre-os grosseiramente com as mãos)
Chocolate ralado ou granulado, suspiros e biscoitos para decorar
1 barra de chocolate ao leite (170 gramas)
1 caixinha de creme de leite

Modo de preparo:

Leve o leite condensado e a manteiga numa panela, mexa sem parar até dar o ponto de brigadeiro mole. Reserve. Em outra panela, pique o chocolate ao leite e leve para derreter com o creme de leite, mexendo até ficar homogêneo.

Montagem:

Numa travessa, coloque metade do creme de brigadeiro branco. Por cima, espalhe os bicoitos tortinha e a farofa de suspiros. Despeje o creme de brigadeiro branco que restou e faça uma nova camada de biscoitos e suspiros. Por último, cubra com o creme de chocolate. Decore com chocolate granulado, suspiros e biscoitos. Leve para a geladeira.

Dicas:

Modifiquei a receita original que a Fabianna postou: a dela não levava esse creme de chocolate feito com chocolate ao leite e creme de leite. Acontece que fui montar o pavê numa travessa meio grande para a quantidade de creme, e o brigadeiro branco "acabou antes da hora". Daí precisei improvisar. A outra mudança foi acrescentar 2 colheres de sopa de manteiga ao leite condensado. Minha intenção era mesmo fazer um brigadeiro, só que branco. Fabianna levou as latas de leite condensado ao fogo sem manteiga.
Eu não molhei os biscoitos tipo tortinha, e por isso eles ficaram bem crocantes. Se preferir que os biscoitos fiquem mais macios, passe numa mistura de leite com açúcar, achocolatado ou até mesmo leite puro.

sábado, 5 de maio de 2012

Bolo Alpino Branco de Morango


Morango fora de época é coisa rara, por isso eu tinha comprado um pacote de morangos congelados há tempos e não sabia o que fazer com eles. Foi quando encontrei essa receita aqui, postada pela Izabel Augusta lá no Orkut. Já fiz várias receitas dela, são sempre muito boas e com muita criatividade, além da aparência ser impecável, o que não acontece com as minhas - infelizmente. Voltando ao assunto dos morangos, eu nunca havia comprado morango congelado. Só depois que descongelei e abri o pacote foi que descobri que servem apenas para geleias, sucos, vitaminas, ou recheios que levem morangos beeem picadinhos, pois eles ficam moles, já meio que "derretendo". Não são bons para decorar e nem para serem usados em pedaços, como foi o caso desse bolo. De qualquer forma, usei-os, pois não tinha como conseguir morangos bons e frescos naquela hora. Fica a dica! O bolo ficou delicioso, com morango mole e tudo.

Ingredientes:

Para o bolo:
4 ovos inteiros peneirados
1 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1/2 xícara (chá) de água quente
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
3/4 xícara (chá) de amido de milho peneirado
1/4 xícara (chá) de óleo de milho ou manteiga derretida
1 pitada de sal
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

Para o recheio 1 (chamado de mousse branca):
300 gramas de creme de leite fresco, batido em chantily com 1 colher de açúcar e essência de baunilha (usei 1 caixinha de chantilly pronto, sem acrescentar açúcar porque já vem adoçado)
12 morangos limpos e cortados em cubos
1/2 xícara (chá) de suspiros prontos esfarelados

Para o recheio 2 (chamado de trufado):
600 gramas de chocolate branco (usei lacta)
1 lata de creme de leite com soro

Outros ingredientes:
Suspiros inteiros
Morangos inteiros
Calda de morangos (usei uma geléia caseira, peneirada)
Chantily para cobertura

Modo de preparo:

Para o bolo:
Bata os ovos inteiros e o açúcar por cerca de 15 minutos. Junte os demais ingredientes e bata levemente, apenas para misturar. Despeje a massa numa fôrma (25 cm) untada e enfarinhada (ou use papel manteiga), e leve para assar no forno pré-aquecido, 180ºC. Espere esfriar e corte a massa em 3 discos.

Para o recheio 1:
Misture delicadamente o chantilly batido com os morangos e os suspiros.

Para o recheio 2:
Derreta o chocolate com o creme de leite em banho-maria, ou então no micro-ondas. Misture bem e reserve até esfriar.

Montagem:

Na mesma fôrma onde você assou o bolo, coloque um disco de massa, molhe com leite puro (para não ficar um bolo muito doce) e despeje o recheio 1. Coloque mais um disco de massa, molhe e coloque o recheio 2. Cubra com o terceiro disco de massa, molhe com o leite e leve para geladeira por algumas horas para firmar. Desenforme, aplique o chantily, faça ranhuras com um garfo, disponha os suspiros e os morangos inteiros. Regue com a calda de morangos.





Dicas:

Eu não tenho uma fôrma de 25 cm funda o suficiente para fazer bolos, então resolvi colocar a massa numa de 20 cm. O resultado foi um bolo beeem alto, mas deu certinho.
Se você for usar creme de leite fresco no recheio 1, muito cuidado para não passar do ponto ao bater. Por isso eu sempre uso o de caixinha, não tem erro. Basta bater bem gelado.
Para o recheio 2, use um chocolate de boa qualidade (nobre).