segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Lasanha de Queijo


Costumo fazer um molho branco adaptado de um outro que já postei por aqui que todo mundo gosta. Dessa vez resolvi utilizá-lo numa lasanha só de queijos. Sucesso garantido!

Ingredientes:

1 litro de creme de leite fresco
2 potes de creme de ricota
200 mL de leite
150 gramas de gorgonzola
Sal e pimenta a gosto
500 gramas de provolone
500 gramas de muçarela de búfala
200 gramas de muçarela
1 pacote de massa de lasanha (usei a pré-cozida)

Modo de preparo:

Primeiro faça o molho: aqueça o creme de leite, o leite e o creme de ricota. Deixe ferver e junte o gorgonzola ralado. Prove e tempere a gosto. Reserve. Numa travessa grande, espalhe um pouco de molho e em seguida, coloque uma camada de massa. Cubra com o provolone, coloque mais molho, massa e uma camada de provolone. Repita o procedimento fazendo mais uma camada de muçarela de búfala e provolone. Por cima do provolone, coloque o molho restante, depois a última camada de massa e finalmente cubra com muçarela comum. Leve ao forno coberta com papel alumínio por 20 minutos, depois retire e deixe até dourar. Sirva.

Dicas:

É claro que uma lasanha quente "desmonta" na hora de partir, ainda mais feita só com queijos que derretem e se espalham todos na assadeira. Não tem jeito, ela só vai ficar firme no dia seguinte, quando você for requentar o que sobrou (se sobrou...). Mas pode ajudar se você esperar esfriar um pouco para cortar.
O molho fica com sabor acentuado de gorgonzola, caso não goste, retire esse queijo ou coloque menos para a lasanha ficar mais suave. Prove o sal depois que colocar o queijo no molho.
A consistência do molho não pode ser muito grossa, pois a massa precisa cozinhar nele. Se ficar grosso demais, vai ressecar tudo e não vai prestar. Deixe o molho ficar na consistência de molho de tomate. Se ficar ralo demais, engrosse-o com farinha de trigo dissolvida no leite. Se estiver muito grosso, coloque um pouco de leite a mais.
Se você for usar uma assadeira de vidro, coloque-a dentro uma outra assadeira de alumínio. Isso evitará que a massa queime no fundo da travessa de vidro.
No meu forno, essa lasanha ficou pronta em 40 minutos.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Salada de Maionese


Essa receita cada um chama e faz de um jeito, mas no final a "essência" permanece! Eu costumo fazer a receita da minha mãe. Ótimo acompanhamento!

Ingredientes:

3 batatas grandes
2 cenouras grandes
1 lata de ervilha
2 ovos cozidos, em rodelas
1 peito de frango desfiado
100 gramas de presunto, em tiras
Sal e pimenta a gosto
Cheiro-verde a gosto
Cerca de 2 colheres (sopa) de maionese

Modo de preparo:

Cozinhar as batatas e as cenouras, deixar esfriar e picar em cubos. Numa tigela, misturar todos os ingredientes delicadamente, deixando a maionese por último. Temperar a gosto, decorar com as rodelas de ovos e colocar na geladeira. Servir fria.

Dicas:

Minha tia Bet faz uma salada de maionese amassada que é muito gostosa. Para fazer assim, basta amassar as cenouras e as batatas ainda quentes, o restante da receita permanece igual. Ela também coloca limão para dar um toque especial.
A quantidade de maionese vai do gosto de cada um. Eu vou colocando até ficar úmida, mas nem tanto porque acho que o prato fica enjoativo quando tem maionese em excesso.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quiche de Bacon e Espinafre


Recentemente, descobri um blog muito legal e foi dele que tirei a receita da massa desse quiche. Eu fazia sempre a mesma massa quando preparava quiches, resolvi experimentar a receita da Sandra e adorei. O blog se chama Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar, para quem quiser conferir. Já o recheio ficou por minha conta.

Ingredientes:

Para a massa:
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
3/4 xícara (chá) de amido de milho
100 gramas de margarina
2 gemas
1 pitada de sal

Para o recheio:
3 ovos
Folhas de espinafre a gosto (usei cerca de 100 gramas)
120 gramas de bacon picado
1 caixinha de creme de leite
50 gramas de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Para a massa:
Amassar bem todos os ingredientes, deixar descansar por cerca de 30 minutos na geladeira, embrulhada em filme plástico. Forrar uma fôrma de fundo removível de 25 cm de diâmetro e reservar.

Para o recheio:
Bata bem os ovos com um garfo (ou fouet), misture bem o creme de leite e o queijo, reserve. Numa frigideira, frite o bacon na própria gordura e junte o espinafre já lavado e picado. Mexa bem, espere esfriar um pouco e distribua uniformemente sobre a massa. Despeje o creme de ovos por cima e leve para assar em forno médio até ficar firme.

Dicas:

Quando estiver preparando a massa, deixe para colocar a farinha por último, vá adicionando aos poucos, pois pode ser que não precise usar tudo, ou pode ser que precise usar mais um pouquinho (depende do tamanho dos ovos, etc.).

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Gelado Jingle Bell


Há tempos namoro essa receita da amiga Izabel lá no orkut. O negócio é que tenho tipo uma "fila" de receitas para fazer e tá sempre aparecendo novidade, daí essa sobremesa acabou esperando mais do que devia. Ó, é a cara do Natal e do verão, lembra um sorvete, vai mix de frutas secas e tudo mais. Quem quiser ver o gelado bonitão - e que foi até premiado - da Izabel, é só clicar aqui.

Ingredientes:

3 latas de creme de leite
1/2 lata de leite condensado
7 colheres (sopa) de chocolate em pó
Cerca de 6 bombons bola a gosto (a quantidade depende do tamanho da sua fôrma)
300 gramas de mix de frutas secas (a Izabel sugere 100 gramas de nozes picadas, 100 gramas de passas escuras sem sementes e 100 gramas de castanha de caju trituradas.)

Para a calda:
50 gramas de chocolate meio amargo (usei ao leite)
1 xícara (café) de leite

Modo de preparo:

Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, o leite condensado, o creme de leite e o chocolate em pó. Deixe no fogo até ferver (pode deixar ferver que não talha). Todo o procedimento leva uns 10 minutos até começar a borbulhar. Desligue e junte as frutas secas. Misture e reserve até esfriar. Forre uma fôrma de bolo inglês com filme plástico, despeje metade da massa e leve ao freezer por 2 horas. Deixe a outra parte na geladeira.


Depois de 2 horas, abra os bombons e coloque-os lado a lado na fôrma, afundando levemente cada um. Deve ficar assim:


Despeje a massa restante por cima dos bombons, cubra com filme plástico e leve ao freezer por 6 horas.


Desenforme virando sobre um prato e puxando delicadamente os plásticos. Decore com a calda (para fazer a calda, basta derreter o chocolate junto com o leite e aplicar) ou a gosto.

Dicas:

Acabei fazendo algumas alterações na receita original: aqui gostamos mais de "doces mais doces", então coloquei 1 lata de leite condensado ao invés de metade, coloquei achocolatado ao invés de chocolate em pó, usei apenas 2 latas de creme de leite, pois minha fôrma era um pouquinho menor do que a fôrma da Izabel. E ao invés de usar um mix de frutas secas, usei apenas avelãs trituradas.
Eu particularmente não gostei muito dos bombons dentro desse doce, eles congelam e ficam muito duros e difíceis de partir. Talvez se forem picadinhos fique melhor, mas vai do gosto de cada um.
Se sua geladeira tiver um "congelador" e não um "freezer", deixe o doce de um dia para o outro antes de desenformar.
Uns 5 minutos antes de servir esse doce, retire do freezer para degelar levemente. Ele não cristaliza, mas fica duro demais se você não retirar um pouco antes.
Vou ficar devendo uma foto dele fatiado porque a porcaria da minha máquina embaçou todas, mas tem no link que passei acima, e por sinal, muito mais bonito do que o meu.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Bolinhos de Batata



Ganhei do meu amigo David o livro "Culinária Expressa" - esse aí da foto ao lado - e foi de lá que tirei essa receita. O livro é excelente, tem receitas para todos os gostos e o principal na minha opinião: com fotos! Tudo é bem ilustrado, bem explicado. Vale muito a pena. Essa receita está na página 98. Já postei bolinhos de batata aqui no blog, mas esses são um pouco diferentes, principalmente por não serem fritos em imersão (gostei muito disso). Qual é o melhor? Os dois!!!

Ingredientes:

450 gramas de batata sem casca
1 cebola pequena ralada
Cebolinha picada
125 gramas de queijo ralado (usei parmesão)
1 ovo levemente batido
Sal e pimenta a gosto
1 colher (sopa) de azeite

Modo de preparo:

Ferva as batatas numa panela com água e sal até ficarem macias. Retire e amasse. Misture o purê com a cebola, a cebolinha, o queijo e o ovo. Tempere bem com sal e pimenta. Aqueça o azeite numa frigideira antiaderente em fogo médio. Com as mãos polvilhadas com farinha, faça bolas grandes de massa e achate-as um pouco. Coloque com cuidado no azeite quente, e frite por 2-3 minutros de cada lado, adicionando mais azeite à panela, se necessário. Sirva quente.

Dicas:

Esses bolinhos são meio chatinhos para fritar, pois a massa é meio mole e você precisa ficar moldando as laterais ao mesmo tempo que impede que os bolinhos queimem e grudem. A aparência dele é assim mesmo, com essa casquinha dos dois lados.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Esfiha da Maristela



Maristela, tia do meu marido, faz as melhores esfihas que já comi na vida. Já fiz algumas vezes e consegui um bom resultado - não, não ficam exatamente iguais as que ela faz, mas a gente chega lá rsrsrs

Ingredientes:

Para a massa:
2 ovos
2 colheres (sopa) de açúcar
1 copo (pequeno) de leite morno
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de margarina
50 gramas de fermento biológico
Farinha de trigo até dar ponto

Para o recheio:
Cerca de 600-700 gramas de carne moída crua
Sal e pimenta a gosto
2 tomates picadinhos, sem pele e sem sementes
1/2 cebola picadinha
Cheiro-verde a gosto
1 lata de molho de tomate
3 colheres (sopa) de óleo

Modo de preparo:

Para o recheio:
Misturar todos os ingredientes muito bem.

Para a massa:
Misturar o açúcar com o fermento até virar um líquido. Acrescentar a margarina, o leite morno, o sal, os ovos, a farinha e sovar muito bem. A massa deve desgrudar das mãos, (acertar o ponto com a farinha de trigo). Cobrir a massa e deixar descansar por cerca de 30 minutos. Numa superfície enfarinhada, fazer pequenas bolinhas com a massa, abrir cada uma com o rolo e colocar o recheio cru. Fechar as esfirras e colocar para assar numa fôrma untada com manteiga.

Dicas:

Quando fiz essa receita, notei que as esfihas precisam ficar com a massa bem fininha para não virar um "pão" enquanto esperam para ir ao forno ou enquanto assam. Se você não tiver prática e demorar para moldar cada uma (como eu!), a dica é ir colocando as esfihas para assar em fôrmas pequenas, ao invés de deixá-las reservadas numa fôrma grande até terminar de fechar todas. Se você fizer assim, elas vão continuar crescendo fora do forno, crescerão mais ainda dentro forno e o resultado é uma esfiha pão! Então já sabe, vá moldando e assando!
Essas esfihas ficam ótimas com catupiry!
Rendimento: cerca de 50 esfihas de tamanho médio.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Torta de Creme de Avelã com Chocolate



Gostei tanto do recheio do meu bolo de aniversário que a Cleusa me passou que resolvi colocar essa maravilha numa torta. Mudei um pouquinho as proporções e cobri com chantilly. Delícia!

Ingredientes:

Para a massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de açúcar
120 gramas de manteiga (ou 6 colheres (sopa) bem cheias)
1 ovo
1 colher (café) de baunilha

Para o recheio:
2 barras de chocolate ao leite (de 170 ou 180 gramas, cada)
1 caixinha de creme de leite
150 gramas de cream-cheese
200 gramas de creme de avelã (Nutella)

Para a cobertura:
1 caixinha de chantilly pronto

Modo de preparo:

Para a massa:
Misture bem todos os ingredientes (amasse bem até a massa dar liga), e deixe a massa descansar na geladeira por 30 minutos antes de abrir. Abra a massa com um rolo, entre dois plásticos e forre o fundo e os lados de uma forma de aro removível (25 a 30 cm). Fure com um gargo e leve para assar até dourar, forno médio.

Para o recheio:
Derreta o chocolate, misture com os outros ingredientes e bata na batedeira até ficar homogêneo. Leve para a geladeira por cerca de 30 minutos para firmar. Despeje sobre a massa da torta já assada e fria. Leve para a geladeira por uns 30 minutos.

Para a cobertura:
Bata o chantilly bem gelado até ficar firme. Espalhe sobre o recheio, decore a gosto e leve novamente para a geladeira.

Dicas:

Essa torta fica "baixinha", então não precisa deixar a massa ficar muito alta na fôrma.
Decorei a torta com 1 bombom de Chocolate com Avelã e polvilhei chocolate em pó.
Se quiser, modifique as proporções do recheio para obter a consistência e o sabor que você preferir.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Fagottini com Tomate e Natas


Fagottini é uma massa recheada, parece uma trouxinha. Quem nunca comeu não sabe o que está perdendo. Recentemente quis experimentar o fagottini de frango com catupiry da Sadia, comprei e não me arrependi. Para o molho, usei uma receita do "Manual Prático de Massas", p. 94. Os tomates, as natas e o manjericão fresco formam uma combinação tentadora!

Ingredientes:

500 mL de molho de tomate
6 colheres (sopa) de vinho branco seco
1 caixinha de creme de leite (ou 1 xícara de creme de leite fresco)
1 embalagem de fagottini de frango com catupiry
Folhas de manjericão fresco, picadinhas
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Leve a massa para cozinhar em bastante água fervente com sal. Enquanto isso, aqueça o molho de tomate com o vinho e mexa. Deixe ferver em fogo médio por alguns minutos. Abaixe o fogo e junte o creme de leite. Acerte os temperos, junte o manjericão. Desligue o fogo e reserve. Quando a massa estiver pronta, escorra e volte para a panela onde foi cozida. Junte o parmesão ralado e mexa bem. Acrescente o molho, misture e sirva imediatamente.

Dicas:

Se você não for utilizar o creme de leite fresco, não deixe o molho ferver depois da adição deste ingrediente.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Suflê de Legumes



Ótimo acompanhamento para um almoço no dia-a-dia, e ainda permite diversas combinações de legumes.
Fonte: Panelaterapia

Ingredientes:

1 xícara (chá) de ervilhas congeladas (se quiser, pode usar a de lata)
1 cenoura média, em cubos
1 xícara (chá) de milho em lata
1 colher (sopa) de margarina
3 ovos
5 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de creme de leite
4 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe a cenoura em cubos até ficar macia e reserve. Descongele as ervilhas em água fervente. Junte todos os legumes numa panela com a margarina para refogar, tempere suavemente com sal e pimenta e reserve. Numa tigela, bata com um fouet (ou garfo) os ovos, o leite, o creme de leite, o azeite, a farinha de trigo e o parmesão. A consistência é de massa de panqueca crua. Tempere a gosto. Junte os legumes refogados e mistura bem. Despeje a mistura numa assadeira untada com margarina e leve para assar até dourar.

Dicas:

Você pode deixar a receita mais "light" usando leite desnatado, creme de leite e margarina light, conforme postagem original no blog da Tati.
Inove os legumes!