sábado, 5 de maio de 2012

Bolo Alpino Branco de Morango


Morango fora de época é coisa rara, por isso eu tinha comprado um pacote de morangos congelados há tempos e não sabia o que fazer com eles. Foi quando encontrei essa receita aqui, postada pela Izabel Augusta lá no Orkut. Já fiz várias receitas dela, são sempre muito boas e com muita criatividade, além da aparência ser impecável, o que não acontece com as minhas - infelizmente. Voltando ao assunto dos morangos, eu nunca havia comprado morango congelado. Só depois que descongelei e abri o pacote foi que descobri que servem apenas para geleias, sucos, vitaminas, ou recheios que levem morangos beeem picadinhos, pois eles ficam moles, já meio que "derretendo". Não são bons para decorar e nem para serem usados em pedaços, como foi o caso desse bolo. De qualquer forma, usei-os, pois não tinha como conseguir morangos bons e frescos naquela hora. Fica a dica! O bolo ficou delicioso, com morango mole e tudo.

Ingredientes:

Para o bolo:
4 ovos inteiros peneirados
1 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1/2 xícara (chá) de água quente
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
3/4 xícara (chá) de amido de milho peneirado
1/4 xícara (chá) de óleo de milho ou manteiga derretida
1 pitada de sal
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

Para o recheio 1 (chamado de mousse branca):
300 gramas de creme de leite fresco, batido em chantily com 1 colher de açúcar e essência de baunilha (usei 1 caixinha de chantilly pronto, sem acrescentar açúcar porque já vem adoçado)
12 morangos limpos e cortados em cubos
1/2 xícara (chá) de suspiros prontos esfarelados

Para o recheio 2 (chamado de trufado):
600 gramas de chocolate branco (usei lacta)
1 lata de creme de leite com soro

Outros ingredientes:
Suspiros inteiros
Morangos inteiros
Calda de morangos (usei uma geléia caseira, peneirada)
Chantily para cobertura

Modo de preparo:

Para o bolo:
Bata os ovos inteiros e o açúcar por cerca de 15 minutos. Junte os demais ingredientes e bata levemente, apenas para misturar. Despeje a massa numa fôrma (25 cm) untada e enfarinhada (ou use papel manteiga), e leve para assar no forno pré-aquecido, 180ºC. Espere esfriar e corte a massa em 3 discos.

Para o recheio 1:
Misture delicadamente o chantilly batido com os morangos e os suspiros.

Para o recheio 2:
Derreta o chocolate com o creme de leite em banho-maria, ou então no micro-ondas. Misture bem e reserve até esfriar.

Montagem:

Na mesma fôrma onde você assou o bolo, coloque um disco de massa, molhe com leite puro (para não ficar um bolo muito doce) e despeje o recheio 1. Coloque mais um disco de massa, molhe e coloque o recheio 2. Cubra com o terceiro disco de massa, molhe com o leite e leve para geladeira por algumas horas para firmar. Desenforme, aplique o chantily, faça ranhuras com um garfo, disponha os suspiros e os morangos inteiros. Regue com a calda de morangos.





Dicas:

Eu não tenho uma fôrma de 25 cm funda o suficiente para fazer bolos, então resolvi colocar a massa numa de 20 cm. O resultado foi um bolo beeem alto, mas deu certinho.
Se você for usar creme de leite fresco no recheio 1, muito cuidado para não passar do ponto ao bater. Por isso eu sempre uso o de caixinha, não tem erro. Basta bater bem gelado.
Para o recheio 2, use um chocolate de boa qualidade (nobre).

2 comentários:

  1. hum, nhum.. eu comeria 2 ou 3 fatiazonas:)
    bjus
    Cila

    ResponderExcluir
  2. Hum... E, eu comeria o bolo todo!!!KKk .. Bjoss....

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!