quarta-feira, 18 de abril de 2012

Salsichas Empanadas


Adoro tudo que leva salsicha, quando vi essa receita lá no blog da minha amiga Ivani, não pensei nem duas vezes em fazer. Muito interessante e saborosa essa receita. Quem quiser ver a postagem dela, é só acessar o Doces Momentos. Lá tem um PAP legal, bem arrumadinho e você ainda acha um monte de receita boa. Bom, o preparo é muito fácil, vamos a ele:

Ingredientes:

1/2 quilo de batata cozida e espremida (ou mandioquinha)
1 caldo de legumes ou de carne para cozinhar as batatas (usei apenas sal)
1 colher (sopa) de margarina.
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
6 salsichas
1 ovo batido
Farinha de rosca para empanar
Óleo ou margarina para untar

Modo de preparo:

Depois das batatas cozidas e espremidas, adicione a margarina e o queijo ralado. Misture bem até obter uma massa maleável. Deixe esfriar. Corte as salsichas ao meio e envolva cada metade com um pouco da massa, deixando as extremidades das salsichas aparentes. Passe no ovo batido e na farinha de rosca. Coloque em uma assadeira untada com óleo ou margarina e leve ao forno médio, pré-aquecido, por 30 minutos. Quando estiver bem dourado em baixo, vire para dourar do outro lado. Sirva com catchup e mostarda ou a gosto.

Dicas:

Para essa quantidade de massa, usei 7 salsichas e cortei em 3 ao invés de cortar na metade, pois estava achando que ia ficar muito grande.
A massa é meio "frágil" mesmo, então cuidado para não quebrar na hora de virar as salsichas. Unte bem a assadeira para que a massa não grude.
Para a massa esfriar mais rápido e ficar ligeiramente mais firme, coloquei dentro na geladeira e só retirei na hora de modelar as salsichas.
Você também pode fazer as salsichas na forma de bolinhas para virar um petisco.

3 comentários:

  1. Karen,que bom que você fez e gostou das salsichas!
    Obrigada pelo carinho,fiquei muito feliz que você tenha aprovado,aqui todos gostaram também!rs
    Um grande beijo querida,fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz de teimosa, pq eu sabia que não daria certo...rs, a massa fica mole demais, quando passa no ovo pior ainda e quando rola na farinha de rosca, fica realmente todo amassado quando se tira o excesso, o sabor é bom, mas o acabamento não, e a massa ainda abriu no forno e a salsicha ficou quase descoberta, devo ter errado em algum ponto, acredito.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A massa é mole sim, mas não tanto como vc descreve. Veja que esse prato não fica bonito mesmo, não ficou quando eu fiz e também não ficou lindo lá no blog da Ivani, de onde eu tirei essa receita. Mas dá para cobrir a salsicha sim. Se sua massa ficou mole, pode ter sido excesso de água nas batatas. Eu deixo na geladeira para ficar bem firme. Outras dicas para deixar a massa firme é cozinhar as batatas no vapor e usar batata tipo asterix que tem menor quantidade de água. se ainda assim a massa continuar mole, sugiro acrescentar 1 colher de sopa de farinha de trigo na mistura.
      Boa sorte na próxima tentativa!

      Excluir

Eu comentaria isso!