segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Gelado Jingle Bell


Há tempos namoro essa receita da amiga Izabel lá no orkut. O negócio é que tenho tipo uma "fila" de receitas para fazer e tá sempre aparecendo novidade, daí essa sobremesa acabou esperando mais do que devia. Ó, é a cara do Natal e do verão, lembra um sorvete, vai mix de frutas secas e tudo mais. Quem quiser ver o gelado bonitão - e que foi até premiado - da Izabel, é só clicar aqui.

Ingredientes:

3 latas de creme de leite
1/2 lata de leite condensado
7 colheres (sopa) de chocolate em pó
Cerca de 6 bombons bola a gosto (a quantidade depende do tamanho da sua fôrma)
300 gramas de mix de frutas secas (a Izabel sugere 100 gramas de nozes picadas, 100 gramas de passas escuras sem sementes e 100 gramas de castanha de caju trituradas.)

Para a calda:
50 gramas de chocolate meio amargo (usei ao leite)
1 xícara (café) de leite

Modo de preparo:

Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, o leite condensado, o creme de leite e o chocolate em pó. Deixe no fogo até ferver (pode deixar ferver que não talha). Todo o procedimento leva uns 10 minutos até começar a borbulhar. Desligue e junte as frutas secas. Misture e reserve até esfriar. Forre uma fôrma de bolo inglês com filme plástico, despeje metade da massa e leve ao freezer por 2 horas. Deixe a outra parte na geladeira.


Depois de 2 horas, abra os bombons e coloque-os lado a lado na fôrma, afundando levemente cada um. Deve ficar assim:


Despeje a massa restante por cima dos bombons, cubra com filme plástico e leve ao freezer por 6 horas.


Desenforme virando sobre um prato e puxando delicadamente os plásticos. Decore com a calda (para fazer a calda, basta derreter o chocolate junto com o leite e aplicar) ou a gosto.

Dicas:

Acabei fazendo algumas alterações na receita original: aqui gostamos mais de "doces mais doces", então coloquei 1 lata de leite condensado ao invés de metade, coloquei achocolatado ao invés de chocolate em pó, usei apenas 2 latas de creme de leite, pois minha fôrma era um pouquinho menor do que a fôrma da Izabel. E ao invés de usar um mix de frutas secas, usei apenas avelãs trituradas.
Eu particularmente não gostei muito dos bombons dentro desse doce, eles congelam e ficam muito duros e difíceis de partir. Talvez se forem picadinhos fique melhor, mas vai do gosto de cada um.
Se sua geladeira tiver um "congelador" e não um "freezer", deixe o doce de um dia para o outro antes de desenformar.
Uns 5 minutos antes de servir esse doce, retire do freezer para degelar levemente. Ele não cristaliza, mas fica duro demais se você não retirar um pouco antes.
Vou ficar devendo uma foto dele fatiado porque a porcaria da minha máquina embaçou todas, mas tem no link que passei acima, e por sinal, muito mais bonito do que o meu.

3 comentários:

  1. Lol, a maquina só se estava a barbar e as fotos ficaram embaciadas... está com muito bom aspecto..
    bjus
    Cila

    ResponderExcluir
  2. Com esse calor, essa receita cai bem nao é? Bjosss

    ResponderExcluir
  3. Que aspecto maravilhoso... adorei!


    Beijinhos MissB
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!