quinta-feira, 30 de junho de 2011

Arroz Cremoso de Carne Moída


Domingo meu marido resolveu "ressuscitar" essa receita de arroz cremoso de carne moída e me deu uma folga da cozinha. Tenho ela no meu acervo há anos e nunca fiz, é sempre ele quem faz. É simples de preparar, pede só umas batatinhas fritas e uma saladinha, além de ser muito gostoso!

Ingredientes:

2 pimentões vermelhos ou verdes médios, sem pele
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena picada
300 gramas de carne moída
2 xícaras (chá) de arroz, lavado e escorrido
1/4 xícara (chá) de vinho branco seco
1 caldo de carne dissolvido em cerca de 5 xícaras (chá) de água fervente
1 copo de requeijão cremoso
1 pacote de queijo parmesão ralado (50 gramas)

Modo de preparo:

Picar os pimentões em cubinhos e reservar. Numa panela média, aquecer o azeite, adicionar a cebola e deixar murchar. Juntar a carne moída e refogar, mexendo sempre até ficar soltinha. Acrescentar o arroz e refogar mais um pouco. Regar com o vinho e esperar evaporar. Adicionar 1 xícara de caldo quente, mexer e cozinhar até que seja absorvido. Acrescentar aos poucos o caldo restante, desse modo. Mexer de vez em quando e deixar no fogo até que o arroz esteja cozido, sem amolecer demais. Adicionar então o pimentão reservado e cozinhar por mais cerca de 5 minutos. Retirar do fogo, juntar o requeijão e o queijo parmesão ralado, mexer delicadamente até incorporar bem. Tampar a panela e deixar descansar por alguns minutos. Servir bem quente.

Dicas:

O requeijão pode ser substituído por creme de leite.
A quantidade de caldo de carne utilizada é variável, coloque aos poucos e vá observando o cozimento do arroz.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Bife à Milanesa de Forno


Essa é uma dica bem legal para quem quer evitar frituras em excesso! Os bifes são assados ao invés de fritos, e ficam igualmente bons. Peguei essa dica há algum tempo com minha amiga Carol, mas só agora resolvi testar. Para fazer bife à milanesa de forno, proceda da mesma maneira com os bifes fritos:

Escolha uma carne de sua preferência (costumo usar patinho) e tire alguns bifes. Bata cada um com o auxílio de um martelo de carne, tempere a gosto, passe no ovo e depois na farinha de rosca. Unte bem uma assadeira com óleo, disponha os bifes e com um pincel de cozinha, pincele um pouquinho de óleo do lado que não fica em contato com a fôrma. Leve ao forno quente, vire os bifes depois de uns 5 minutos e deixe terminar de assar. Sirva imediatamente.

Dicas:

Se você não tem um pincel de cozinha, pode apenas regar os bifes com um fio de óleo.
Não testei ainda com outras carnes, mas acredito que a dica também seja válida para frango, carne de porco e peixe.
Não gosto muito de indicar o tempo de forno porque cada fogão é de um jeito, então o melhor a fazer é ficar de olho nos bifes enquanto assam!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Bolo Gelado



Já postei um bolo bem semelhante a esse aqui no blog, resolvi postar essa receita para mostrar as diversas combinações que podem ser feitas com frutas, pão-de-ló e um bom creme.

Ingredientes:

Para o pão-de-ló:
5 ovos
5 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
Gotas de essência de baunilha

Para o creme:
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
1 colher (sopa) de amido de milho
3 gemas peneiradas (não coloquei)
Cerca de 3/4 de uma lata de pêssegos em calda, picadinhos (reserve a calda)

Para a cobertura:
1 lata de creme de leite
1 barra de chocolate ao leite

Modo de preparo:

Para o pão-de-ló:
Bater as claras em neve, até ficarem bem firmes. À parte, peneirar as gemas. Quando as claras estiverem prontas, vá colocando as gemas aos poucos, sem desligar a batedeira. Ainda com a batedeira ligada, adicione o açúcar peneirado. Bata tudo muito bem, desligue a batedeira e acrescente, também aos poucos e peneirada, a farinha de trigo. Por último, junte gotas de essência de baunilha a gosto e misture bem. Despeje a massa numa fôrma redonda (20 cm) untada e forrada com papel manteiga, também untado. Leve para assar.

Para o creme:
Bater o leite, o leite condensado, as gemas e o amido de milho no liquidificador. Transferir para uma panela e levar ao fogo, mexendo sempre. Cozinhar até ficar consistente. Reserve.

Para a cobertura:
Derreter o chocolate com o creme de leite até formar um creme liso e brilhante. Esperar esfriar um pouco antes de aplicar.

Montagem:
Corte o pão-de-ló já frio em 2 metades. Na própria fôrma onde ele foi assado, coloque uma das partes, regue com a calda do pêssego. Espalhe o creme e por cima coloque os cubinhos de pêssegos. Regue a outra metade do pão-de-ló com a calda do pêssego e cubra o bolo. Leve para gelar por algumas horas até firmar, desenforme e só então coloque a cobertura. Leve novamente para gelar.

Dicas:

Nesse bolo, escolhi usar pêssegos. Você pode usar abacaxi, morangos, goiaba em calda, ou qualquer outra fruta do seu gosto. Também é interessante usar mais de um tipo de fruta, podendo até cortar o bolo em 3 partes (para isso você deverá fazer uma receita dobrada de creme).

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pão de Ricota com Salsicha


Encontrei essa receita numa embalagem de pão de uma padaria local. Achei bem diferente, a massa leva iogurte e eu nunca tinha feito nenhuma receita de pão com esse ingrediente. O resultado final é bom, a massa é leve. Não é tão diferente das massas de pães recheados que já fiz.

Ingredientes:

Para a massa:
1 tablete de fermento biológico fresco ( de15 gramas)
1 copo de iogurte desnatado
1 colher (sopa) de margarina
Sal a gosto
Cerca de 400 gramas de farinha de trigo

Para o recheio:
200 gramas de salsichas aferventadas
150 gramas de ricota
2 colheres (sopa) de requeijão

Modo de preparo:

Para a massa:
Esfarele o fermento e misture o iogurte, a margarina e o sal. Vá adicionando a farinha de trigo até soltar das mãos. Deixe descansar por 30 minutos.

Para o recheio:
Pique as salsichas em pedaços bem pequenos. Desmanche a ricota com um garfo, de forma que fique também em pedaços pequenos. Junte o requeijão e misture bem. Abra a massa do pão sobre uma superfície enfarinhada, espalhe o recheio e enrole como rocambole. Unte uma assadeira, coloque o pão, pincele uma gema e leve para assar até dourar.

Dicas:

Se preferir, você pode fazer pequenos pães ao invés de um pão único.
Coloque a farinha na massa aos poucos, até desgrudar das mãos. Eu não cheguei a usar os 400 gramas sugeridos.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Rocambole de Doce de Leite



Finalmente consegui fazer um rocambole ao invés de um "estrombole" de doce de leite para postar aqui. O negócio é ter paciência para enrolar e uns macetes que falo mais adiante.

Ingredientes:

5 ovos
5 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
Gotas de essência de baunilha
2 latas de leite condensado cozidas na pressão por 40 minutos

Modo de preparo:

Bater as claras em neve, até ficarem bem firmes. Á parte, peneirar as gemas. Quando as claras estiverem prontas, vá colocando as gemas aos poucos, sem desligar a batedeira. Ainda com a batedeira ligara, adicione o açúcar peneirado. Bata tudo muito bem, desligue a batedeira e acrescente, também aos poucos e peneirada, a farinha de trigo. Por último, junte gotas de essência de baunilha a gosto e misture bem. Despeje a massa numa fôrma retangular, untada e forrada com papel-manteiga, também untado. Leve para assar. Desenforme sobre um pano de prato úmido e polvilhado com açúcar, espalhe o doce de leite já frio e enrole como rocambole. Leve para gelar e decore a gosto.

Dicas:

Não deixe a massa do rocambole dourar demais. Isso faz com que ela fique mais seca do que deveria, e por isso, se quebra ao enrolar. Outra coisa que ajuda na hora de enrolar é colocar bastante açúcar no pano de prato, sem miséria mesmo. Se você colocar pouco, a massa gruda mesmo. A massa do rocambole não deve ficar muito grossa. Essa quantidade é ideal para uma assadeira de 25 x 35 cm.
Bata o doce de leite já pronto e frio na batedeira. Faz com que fique bem cremoso e ajuda na hora de espalhar sobre a massa.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Torta de Frigideira


Sabe quando estamos com pressa para fazer o almoço? Essa receita é ótima para esse tipo de situação, principalmente se já temos um recheio pronto na geladeira. Essa receita é do culinarista Mauro Rebelo, dono da comunidade "Culinária - Receitas" do Orkut, e também do blog de mesmo nome.

Ingredientes:

3 ovos
1/2 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
2 dentes de alho amassados
1/2 cebola picadinha
1/2 colher (chá) de sal
Óleo para untar

Modo de preparo:

Bater bem os ovos, o leite, a farinha, o sal, o alho e a cebola no liquidificador. Depois, junte o fermento e bata rapidamente, apenas para misturar. Unte uma frigideira antiaderente com o óleo e leve ao fogo para aquecer. Despeje metade da massa na frigideira, coloque o recheio e cubra com a massa restante. Deixe o fogo baixo e frite de um lado. Cuidadosamente, vire a torta com o auxílio de um prato, panela ou outra frigideira, e depois frite o outro lado. Verifique se está frita por dentro e sirva imediatamente.

Dicas:

O meu recheio foi de carne com requeijão, ficou bem cremoso. Use sua imaginação!
Fiz essa torta na omeleteira, que tem cerca de 18 cm de diâmetro. Comprei o conjunto e acho que vale muito a pena ter um (o conjunto vem com 2 omeleteiras de 18 cm que se encaixam, como se uma fosse a "tampa" da outra). Acho que fazer sem ter uma frigideira do mesmo tamanho é bem complicado, faz uma boa meleca e ainda pode ser que quebre na hora de virar. Paciência nessa hora!
Eu quase queimei essa torta! Ela frita bem rapidinho, então fogo baixo e olho na panela!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Spaghettini com Açafrão


Esse é um prato diferente, eu nunca havia comido nenhuma massa que levasse açafrão no preparo e resolvi experimentar. O gosto fica bem característico.
Fonte: Manual Prático de Massas (p. 109)

Ingredientes:

350 gramas de spaghettini
1 colher (chá) de açafrão em pó
150 gramas de fiambre, em tirinhas (usei presunto)
1 xícara (chá) de creme de leite sem soro
50 gramas de queijo parmesão ralado
2 gemas peneiradas
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe a massa em bastante água e um pouco de sal, de acordo com as intruções da embalagem. Numa panela, misture as tirinhas de fiambre (ou presunto), o creme de leite e o parmesão, com um pouco de sal e pimenta a gosto. Junte o açafrão, aqueça suavemente, mexendo sempre. Quando começar a borbulhar nas bordas da panela, apague o fogo e junte as gemas. Mexa muito bem e acerte os temperos. Escorra a massa e coloque numa travessa. Despeje o molho sobre ela e misture bem. Sirva imediatamente.

Dicas:

"Spaghettini" é um tipo de spaghetti, ligeiramente mais fino.
Fiambre é uma carne enlatada, muito parecida com presunto, para se comer fria. Eu nunca experimentei. Tem nos supermercados maiores, perto da sessão de sardinha, atum, etc.
Se preferir, use o açafrão fresco. Para isso, pegue alguns estames, junte numa panela com 2 colheres de água e deixe ferver. Desligue o fogo, deixe esfriar e utilize.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Calzone


Calzone é um prato da culinária italiana. Consiste em um disco de massa igual à de pizza, redondo, dobrado ao meio formando uma meia lua e recheado a gosto. Muita gente conhece calzone como pizza recheada. Essa receita eu tirei do meu livro "No Forno" (p. 218).

Ingredientes:

Para a massa:
175 gramas de farinha de trigo (cerca de 1 e 1/2 xícara (chá) não muito cheia)
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento biológico seco
6 colheres (sopa) de água morna
1 colher (sopa) de azeite
Gema para pincelar
Manteiga ou margarina para untar

Para o recheio:
2 colheres (sopa) de molho de tomate pronto
100 gramas de presunto
100 gramas de queijo
1 tomate picadinho, sem sementes
Orégano para polvilhar

Modo de preparo:

Para a massa:
Peneire a farinha e o sal para uma tigela grande e junte o fermento. Adicione a água e o azeite e misture até obter uma massa. Amasse por 5 minutos, e depois deixe descansar num local quente até que duplique de tamanho (cerca de 40 minutos). Aperte a massa para retirar o ar, e depois amasse-a levemente. Estenda-a numa superfície polvilhada com farinha, abra com o rolo até ficar com mais ou menos 23 cm de diâmetro.

Para o recheio:
Passe o molho de tomate sobre a massa, disponha o queijo, o presunto e o tomate picadinho. Polvilhe orégano. Dobre a massa pelo lado sem recheio, formando um semi-círculo. Pressione bem as extremidades. Unte uma assadeira com manteiga ou margarina, coloque o calzone e pincele uma gema batida. Leve ao forno até dourar.

Dicas:

Se necessário, acrescente mais água na massa. Ela fica um pouco dura mesmo.
Coloque o recheio a gosto, você pode usar frango, 4 queijos, etc.
Serve 2 pessoas.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pavê Prestígio Prático


Tava com essa receita nos meus arquivos há tempos, aí bateu uma vontade de comer um pavê diferente e resolvi testá-la. Dessa vez não tenho foto de um pedaço porque fomos comer antes do tempo necessário para o pavê endurecer na geladeira, daí já viu né? Atropelamos o coitado! Mas a receita é realmente muito boa e vale a pena fazer.
Fonte: comunidade Culinária - Receitas do Orkut, postada pela Pri.

Ingredientes:

Para o creme de coco:
1 caixinha de pudim sabor coco
500 mL de leite
1/2 lata de creme de leite
1/2 lata de leite condensado
Algumas gotinhas de baunilha
3 colheres (sopa) de coco ralado

Para o creme de chocolate:
1/2 lata de leite condensado
1/2 lata de creme de leite
1/2 barra de chocolate ao leite
3 colheres (sopa) de achocolatado em pó
1 xícara (chá) de leite
1 colher (café) de amido de milho

Para a montagem:
3/4 xícara (chá) de leite
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 pacote de biscoito tipo "maizena"
1/2 barra de chocolate picado
Coco ralado para polvilhar
1/2 barra de chocolate ao leite picadinho

Modo de preparo:

Para o creme de coco:
Numa panela, misture o conteúdo da caixa de pudim, o leite e o coco ralado. Misture e preparare conforme a caixinha. Desligue. Junte a baunilha, o leite condensado e o creme de leite. Misture bem e leve novamente ao fogo, até levantar fervura. Resfrie e reserve.

Para o creme de chocolate:
Coloque na panela 1/2 xícara de leite e o achocolatado, deixe ferver e desligue o fogo. Junte o chocolate picadinho e mexa bem até dissolver. Quando derreter, misture o leite condensado e o creme de leite. Leve novamente ao fogo, e deixe ferver. Enquanto ferve, na outra meia xícara de leite restante, dissolva o amido de milho, e sem parar de mexer a panela, acrescente essa mistura. Ficará líquido ainda, não acrescente mais nada. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre, por 3 minutos. Desligue o fogo e resfrie.

Montagem:
Molhe rapidamente os biscoitos no leite adoçado e forre o fundo de uma travessa. Despeje metade do creme de coco. Polvilhe coco ralado (pouco). Faça outra camada de biscoitos. Despeje todo o creme de chocolate. Sobre o creme, coloque pedaços de chocolate. Faça outra camada de biscoitos. Despeje o creme de coco restante. Decore com coco ralado e raspas de chocolate (eu também decorei com um pouquinho de chantilly). Leve à geladeira até ficar firme.

Dicas:

O creme de chocolate fica mole demais na minha opinião. Postei a receita do jeito que a Pri a apresentou, mas na próxima vez que fizer, vou aumentar a quantidade de amido de milho para cerca de 1 colher de sobremesa.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Filé de Frango Grelhado Especial


Deliciosa essa receita de filé de frango da Miriam ("Receitas-Culinária" do Orkut), perfeita para incrementar os tradicionais filés de frango grelhados. Fica ótimo!

Ingredientes:

6 filés de frango limpos
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de suco de limão (não coloquei)
3 tomates picados em cubos, sem sementes
1/2 cebola picadinha
1 xícara (chá) de muçarela ralada
Orégano para polvilhar
Azeite para grelhar os filés
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Tempere os filés suavemente com sal e pimenta, junte o molho inglês e o suco de limão, misture bem e deixe descansar. Aqueça um pouco de azeite numa panela e grelhe cada filé, dos dois lados. Reserve. Disponha-os numa assadeira, coloque os tomates, a cebola, o queijo e polvilhe um pouco de orégano. Leve ao forno por cerca de 10 minutos ou até o queijo derreter e sirva imediatamente.

Dicas:

Prefira grelhar os filés numa panela antiaderente. Assim você gastará menos azeite e a carne não fica grudando no fundo.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Batatas Assadas Especiais


Costumava comer essas batatas na casa da minha sogra. O preparo é simples e dá um bom prato de domingo.

Ingredientes:

8 batatas médias
8 fatias de bacon
Papel alumínio

Para o molho:
500 gramas de filé mignon
2 tomates sem pele
1 caixa de creme de leite
1 xícara (chá) de ervilhas
1/2 cebola picadinha
2 colheres (sopa) de azeite
Cebolinha a gosto

Modo de preparo:

Lave muito bem as batatas. Enrole uma batia de bacon e depois embrulhe cada uma com papel alumínio. Faça uns furos nas batatas com uma faca e leve ao forno por cerca de 1 hora ou 1 hora e meia.

Para o molho:
Limpe a carne e pique em cubinhos. Tempere a gosto e reserve. Numa panela, aqueça o azeite e frite a cebola. Junte a carne e deixe fritar bem, até secar a água. Junte os tomates e as ervilhas, misture bem e coloque um pouquinho de água quente. Tampe a panela e deixe cozinhar uns minutos em fogo baixo. Junte a cebolinha e por último, o creme de leite. Mexa bem e reserve. Quando as batatas estiverem prontas, retire o papel alumínio, corte as batatas ao meio e coloque 1 concha de molho por cima. Sirva imediatamente.

Dicas:

Você pode fazer o molho que quiser para comer com essas batatas: queijos, camarões, frango, etc. Já experimentei com frango e fica muito bom.
Se quiser, ao cortar as batatas, coloque um pouquinho de sal. O bacon já tempera por fora, só que suavemente.
As batatas são assadas com casca mesmo, por isso é necessário lavar muito bem. Se você não gosta da casca, pode fazer sem.
A intenção dessa receita é que a própria pessoa sirva sua batata como desejar. Deixe-as embrulhadas mesmo sobre a mesa e o molho ao lado, assim cada um pode montar seu próprio prato.
Salpicar queijo parmesão por cima também é uma boa pedida.